Que o consumidor evolui conforme a internet vem sendo mais acessível já sabemos, entretanto você sabe como se deu toda a evolução do consumidor e o quanto isso impacta na sua estratégia de relacionamento e fidelização?
Neste conteúdo vamos ver um pouco mais de como os consumidores de cada fase se comportam e entender algumas dicas de como se relacionar com cada um deles.
Mas antes disso, você sabe qual a diferença entre consumidor e cliente?
Quais as diferenças entre consumidor e cliente?
É muito comum estes dois termos aparecerem juntos, principalmente quando o assunto é Marketing, mas vamos pontuar o conceito de cada um deles.
O cliente possui uma afinidade e relação maior com a sua marca, ele gosta de opinar, estar próximo e consumir conteúdos que a marca produz nas redes sociais.
Já o consumidor é aquele que compra em sua loja eventualmente, ou seja, uma pessoa que não tem o hábito de comprar com você, mas consome quando necessário. Ele não é fiel ao seu produto ou serviço e possui pouco vínculo com ele.
Pensando neste conceito, vamos entender agora como o consumidor evoluiu e as principais estratégias para fidelizar e torná-lo cliente para a sua empresa.
Evolução do consumidor: do 1.0 ao 5.0
Consumidor 1.0
Este consumidor está acostumado com um processo de compra mais simplificado, prático e direto. Ele busca um produto para solucionar um problema, sem muita burocracia ou rodeios. A relação entre comprador e vendedor se restringia ao espaço físico da loja e não havia aqui a preocupação com a experiência.
Consumidor 2.0
Evoluindo um pouco este processo mais simples de compra, o mercado cresceu, se expandiu e este perfil de consumidor 2.0 começa a ter mais recorrência com o crescimento de opções de produtos.
Este tipo de consumidor passa a ser mais exigente e começa a perceber os pontos positivos e negativos entre os produtos disponíveis no mercado. O que trouxe para as empresas um novo desafio que é o de ter um diferencial em relação à concorrência.
Consumidor 3.0
Este perfil de consumidor 3.0, é marcado pelo início de sua presença na internet para buscar produtos, serviços, avaliações e informações. E sair da experiência apenas em loja física para também experienciar a compra no mundo virtual.
A exigência deste perfil não fica apenas no quesito qualidade, mas também com o atendimento rápido, eficaz e integrado. O consumidor procura informações através de redes sociais e blogs, passando a ter mais autonomia durante a compra.
Consumidor 4.0
A evolução para o consumidor 4.0, se deu através do empoderamento que a internet trouxe ao cliente em sua relação com as empresas. Nesta fase as marcas sentiram a necessidade de uma aproximação maior com este consumidor que ia além do produto, já que a comunicação e a informação se tornaram fatores importantes para este perfil.
O Consumidor busca uma sensação de pertencimento do lado da empresa, ele quer ser ouvido e poder opinar também na construção das marcas. Além disso, este perfil demanda uma maior personalização e um serviço humanizado.
Consumidor 5.0
Por fim, o perfil mais recente de consumidor, o 5.0, é um heavy user de internet e tecnologia. Está sempre conectado, valoriza a experiência com a marca, desde o atendimento até a fidelização e reconhece o valor de personalização.
Mas não ache que este tipo de perfil é fácil de ser influenciado, ao mesmo tempo que ele possui essa característica, este perfil também tende a ser formador de opinião tanto positiva ou negativamente, então invista em uma boa experiência em toda a jornada de seu cliente.
Utilizar dados e manter o foco no cliente para conquistar e fidelizar estes promotores são fatores importantíssimos para trazer bons frutos nesta fase do relacionamento. Esses consumidores procuram um laço emocional com a empresa, então dê a eles o que querem!