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Estratégias de SEO para vender mais na Black Friday

Por: Lucas Silveira

É SEO / CRO Strategist na Híbrido, atuando há cerca de 1 ano na área de SEO. Encontrou-se no mundo digital e busca cada vez mais oportunidades de aprendizado e experiência na área.

SEO é um conjunto de técnicas de otimização para sites e blogs para o desempenho orgânico, que visam a melhor posição na SERP dos buscadores, gerando tráfego, leads e receita. São estratégias que buscam resultados a médio e longo prazo. Mas, e em datas sazonais como a Black Friday? Como eu posso otimizar? É o que eu vou mostrar a seguir!

O SEO em época de Black Friday

As técnicas de SEO consistem em três pilares importantes: relevância, qualidade (ou conteúdo) e autoridade. Todas são estratégias que visam resultados a médio e longo prazo. Mas, e em datas sazonais como a Black Friday, o que muda na otimização? Certamente a busca por produtos que estão em Black Friday é muito maior no período da data. Todavia, ferramentas como SEMRush e Ubersuggest nos mostram que existem buscas por “produtos em Black Friday” durante o ano todo.

Os sites com autoridade em seus segmentos em Black Friday trabalham suas Landing Pages antes, durante e depois da data. Se um usuário procura por “panelas na Black Friday”, por exemplo, e chega na sua Landing Page, ele encontrará a informação de que seu site participará da Black Friday.

Pode ser que não esteja na época do evento, mas encontrará uma mensagem sobre este assunto e informações como: quando será, como e quais são os produtos mais procurados. Essas páginas também podem gerar tráfego e possíveis conversões, capturando e-mails e informações do usuário — mesmo não estando em época de Black Friday.

Primeiro passo: entendendo o seu negócio

Antes de tudo, você precisa entender se o seu e-commerce é horizontal ou vertical.

Horizontal: são e-commerces como Amazon, Submarino, Americanas, entre outros. Neste caso, vendem produtos variados, como livros, móveis, alimentos, roupas, brinquedos, softwares, músicas e mais.

Vertical: são os e-commerces especialistas, concentrados em apenas um segmento. Um site que vende apenas livros, por exemplo, é um e-commerce vertical.

Encontre as palavras-chave ideais

Depois de identificar o seu e-commerce como vertical ou horizontal, pesquise as palavras-chave de relevância para o seu negócio. Muitos acham que devem rankear para a palavra black friday ou black friday 2020. Porém, esses termos são muito abrangentes e amplos, com concorrência altíssima.

Desta forma, você terá muito mais chances de rankeamento e conversões com o uso de palavras long tail. Essas palavras de “cauda-longa” tem menos volume de busca, porém são mais específicas e menos concorridas. Um exemplo prático é: seu produto + marca + black friday, ou black friday + produto. Assim, você poderá focar no seu usuário ideal, que já sabe o que quer e está pronto para realizar uma conversão.

Criando os fundamentos da sua estratégia com uma Landing Page

A Landing Page é o primeiro passo para colocar a mão na massa e iniciar suas estratégias de SEO para a Black Friday. Nessa página, você poderá explorar muitas oportunidades para o seu e-commerce antes, durante e depois da Black Friday. É necessário trabalhar para que esta página crie relevância para o usuário que procura o seu produto na data.

Os usuários que chegarem até sua LP antes da data poderão ver quanto tempo falta e inserir seu e-mail para receber as ofertas. Além disso, é possível direcioná-los para outras páginas do site, mostrando ofertas que eles podem aproveitar enquanto esperam pela Black Friday. Além disso, existe a possibilidade de oferecer informações das categorias e produtos mais visados durante a promoção.

Para os usuários que chegarão em sua Landing Page depois da data, há a oportunidade de gerar tráfego e conversão por meio da sua página, criando caminhos que levam a produtos na promoção.

Otimizando sua Landing Page

Comece a trabalhar agora, mas já se prepare para o ano que vem! Como já vimos, durante o ano todo, existem buscas sobre produtos na Black Friday ou informações para a data. É importante que sua página esteja ativa de forma indeterminada, para criar a autoridade do seus produtos no período da promoção. Quando chegar a hora certa, sua loja estará preparada!

Existem alguns tópicos que precisam de atenção na hora de otimizar sua LP:

URLs

Use uma URL que possa ser reutilizada no ano seguinte, a fim de garantir a sua autoridade a longo prazo.

  • Exemplo 1: https://seusite.com/black-friday/segmento;
  • Exemplo 2: https://seusite.com/produtos-na-black-friday.

Títulos

Você precisa pesquisar e escolher o título da sua página com a maior relevância que for necessário para o seu segmento. Ex: “Calçados na Black Friday aqui no Lojão dos Calçados”.

Heading tags

Otimize seu título com a heading tag H1 para indicar para o buscador que esse título é o de maior importância. Otimize também a tag no código da fonte com a keyword que você usou para otimizar seu título.

Meta description

Faça a melhor meta description possível, com as principais informações, e uma call to action (chamada para ação) no final. Certifique-se de que ela tenha o máximo de 150 caracteres.

Velocidade da página

A velocidade é um dos principais fatores de ranqueamento, pois está ligada diretamente à experiência do usuário. Converta as imagens dessa página no tamanho e formato ideal, para não ficarem muito pesadas na hora do seu carregamento.

Texto alternativo

Otimize o nome dos arquivos das imagens com as palavras-chave de relevância para seu segmento. Os buscadores ainda não conseguem ler uma imagem em si, mas conseguem ler os nomes dos arquivos de imagem. Dessa forma você consegue dizer para o buscador do que se trata a imagem.

Conteúdos

O conteúdo é um dos principais fatores para o rankeamento. Uma página com um bom conteúdo de qualidade e relevância terá muito mais chances de ser escolhida e direcionada ao usuário que o procura. Neste caso, fale sobre suas ofertas que estarão na promoção da Black Friday, quando acontecerá ou quais serão as vantagens. Tudo isso ligando o seu segmento com o termo “Black Friday”.

Otimizando SEO de produtos e páginas da Black Friday

Basicamente, todo o conceito de otimização da Landing Page apresentado anteriormente aplica-se aos produtos e às páginas. Mas, desta vez, com estratégias de meio para final de funil.

Nesse patamar das páginas e dos produtos, o consumidor já sabe o que quer, então ele precisa encontrar o lugar onde comprar. É onde mais vamos aplicar as long tails — que precisam ser bem específicas e, claro, muito bem pesquisadas e escolhidas.

Atenção especial aos links externos

Para conquistar uma relevância orgânica mais rapidamente no período que antecede a Black Friday, é importante divulgar a sua Landing Page. Um dos principais critérios de ranqueamento do Google são os links externos. Por isso, abuse das redes sociais para divulgar e gerar tráfego para a sua página. Já em outros sites, vale um bom trabalho de relações públicas. Sendo assim, procure por parceiros para divulgar o link da sua página da Black Friday e aumentar a sua visibilidade!

Indexação das páginas da Black Friday

Para acelerar a indexação das páginas da Black Friday deve-se atualizar o arquivo do sitemap com as páginas que foram criadas e enviar no Search Console. Outra ação importante é fazer uma requisição de indexação manual no Google Search Console, com a ferramenta “inspeção de URL”.

Mesmo sendo uma data sazonal, não podemos deixar para agir nas últimas semanas e muito menos na última hora. Quando se trata de SEO e Black Friday, precisamos trabalhar a autoridade do seu site de forma integral, como se fosse uma categoria. Essa é a estratégia de grandes e-commerces para o sucesso de suas vendas na Black Friday de forma orgânica.