A Black Friday, programada neste ano para o dia 26 de novembro, traz grandes expectativas de negócios para toda a cadeia do e-commerce desde o início do mês. Isso porque vários players do varejo online antecipam as ofertas dos produtos a partir do dia primeiro, ou nas semanas anteriores ao evento. Muitos consumidores esperam esse período para a realização de suas principais compras. E, anualmente, o grau de exigência em busca de uma experiência cada vez melhor por parte deles aumenta, ao mesmo tempo em que se elevam também os desafios para incrementar a qualidade, os preços competitivos, os prazos e a transparência de informações.
Nesse sentido de aprimorar a experiência do cliente, e considerando a estimativa de crescimento das vendas na Black Friday 2021 em relação às de 2020, há uma necessidade de as empresas se prepararem previamente para essa alta demanda de negociações. O objetivo é garantir uma infraestrutura robusta para o período, especialmente as empresas que cuidam da logística das encomendas.
Fazem parte do plano das transportadoras na Black Friday iniciativas como a operação 24 horas por sete dias da semana, um maior número de entregadores, staff adicional para as diferentes frentes operacionais, previsão para as viagens a mais no período, espaço ampliado para triagem de cargas e distribuição, plantões do customer service e suporte técnico, estrutura de TI ajustada e war room implementada, entre outros pontos. O intuito é absorver a enorme quantidade de remessas sem perder a qualidade das entregas.
Atualmente, de acordo com pesquisas e dados de mercado, os consumidores esperam que as transportadoras, em primeiro lugar, cumpram os prazos das entregas ou entreguem em menos tempo. Em seguida, que tenham extremo cuidado com a mercadoria em todo o trajeto do transporte. Esses pontos passaram a ter mais relevância do que o valor do frete, que aparece em terceiro lugar em termos de importância para o cliente.
A interação e a comunicação da transportadora com os compradores do e-commerce são pontos relevantes considerados pelos consumidores entre os quatro principais. Por isso, os esforços das empresas de logística, durante todas as suas operações e, especialmente, na Black Friday, devem se concentrar na precisão do rastreamento da encomenda, na agilidade e eficiência das entregas e em praticar valores competitivos de frete. Esses são os grandes diferenciais considerados por varejistas, marketplaces e e-shoppers.
Algumas ferramentas de TI desenhadas para atender às expectativas dos consumidores em relação à informação clara e ao cumprimento de prazos das entregas, que evitam insucessos e problemas no recebimento das encomendas em cidades de regiões metropolitanas e de alto volume de movimentações, vêm melhorando a experiência e certamente serão importantes no período de Black Friday. Elas garantem a previsibilidade, já que avisam quando a encomenda será entregue por meio do envio automático de SMS ao cliente.
Além dos incrementos das entregas delivery, vale destacar a importância das soluções Out of Home como alternativa conveniente e sustentável para a logística urbana de last mile, para quem não pode ou não quer receber a encomenda em casa. Também reduz os custos logísticos e é uma ótima opção para os embarcadores e marketplaces oferecerem frete grátis na Black Friday.
Dessa maneira, a operadora logística para um período de muitas vendas precisa ser um parceiro com abrangência nacional e que ofereça opções de entrega, bem como atenda e resolva questões do dia a dia e possua uma integração sistêmica para escalar as vendas. Deve também fornecer informações rápidas e precisas, pois a venda só é finalizada no momento da entrega da encomenda. A transportadora ideal, cumprindo esses requisitos, certamente contribuirá com a experiência de todos os envolvidos e fará com que a Black Friday seja um sucesso não só de expectativas, mas também de realidade.