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Embedded finance: como ampliar a fidelização através da oferta de crédito no e-commerce

Por: Anahy Zamboni

Jornalista, atua há mais de dez anos com criação de conteúdo, redação e copywriting. Já escreveu para segmentos, como: educação, saúde, beleza, nutrição, finanças e contabilidade. É especialista em Marketing Digital, Performance e SEO. Atualmente, escreve sobre Startups, SaaS, mercado de pagamentos e fintechs.

Mais do que atrair visitantes, fidelizar a base e transformá-los em clientes é fundamental para a sobrevivência do e-commerce. Muitas empresas encontraram na oferta de crédito aos seus consumidores uma estratégia eficaz para alcançar esse objetivo.

Conheça o potencial do mercado de embedded finance no varejo e saiba como ele pode favorecer a fidelização no e-commerce.

É aí que entra o conceito de embedded finance, que consiste na integração de serviços financeiros diretamente nas plataformas de comércio eletrônico. E uma de suas formas mais populares é justamente a oferta de crédito aos consumidores durante o processo de compra online. Ao disponibilizar opções de financiamento diretamente na página de checkout, as empresas conseguem facilitar a aquisição de produtos pelos clientes, aumentando as taxas de conversão e incentivando a fidelização.

Neste artigo, vamos falar sobre o potencial do mercado de embedded finance no varejo e como ele pode favorecer a fidelização no e-commerce.

Embedded finance: um mercado de trilhões

O mercado de embedded finance tem se mostrado tão promissor que, segundo pesquisa da Dock apresentada no White Paper produzido pela Vindi, deve movimentar mais de US$ 7 trilhões na próxima década, o que representa duas vezes o valor somado dos 30 maiores bancos do mundo. No Brasil, setores como varejo, bens de consumo e outros serviços devem ampliar a oferta de serviços financeiros e arrecadar, juntos, receitas de aproximadamente R$ 23 bilhões ao ano em até cinco anos.

O varejo, por sua vez, deve representar metade do mercado de embedded finance até 2030, segundo relatório da Mambu. Dentro desses mais de US$ 7 trilhões, só o varejo deve representar quase metade, com prospecção de US$ 3,5 trilhões, seguido por serviços de saúde (US$ 1,22 trilhão), educação (US$ 504 bilhões) e telecom (US$ 432 bilhões).

A oferta de serviços financeiros não é uma novidade para o varejo, mas recentemente esse processo vem se tornando cada vez mais digital. No setor, os empréstimos representam 29% da movimentação atrelada ao embedded finance, motivada pelas wallets, opções de financiamento flexíveis e modalidades como BNPL (buy now, pay later).

Como fidelizar clientes através do embedded finance no e-commerce

Devido ao seu enorme potencial para os próximos anos, a abordagem do embedded finance proporciona uma série de benefícios tanto para os consumidores quanto para os varejistas.

Para os clientes, a possibilidade de parcelar suas compras sem juros ou com taxas mais atrativas, usando produtos de crédito próprios da loja, torna os produtos mais acessíveis, incentivando a conclusão da compra e aumentando a satisfação. Além disso, o acesso ao crédito durante a jornada de compra pode ser um diferencial decisivo na escolha da loja online.

Já para os varejistas, a oferta de crédito embutida no processo de compra não apenas aumenta as vendas imediatas, mas também contribui para a fidelização dos clientes a longo prazo. Ao proporcionar uma experiência de compra mais conveniente e flexível, as empresas fortalecem o relacionamento com sua base de consumidores, incentivando-os a retornar para futuras compras.

Além disso, o relatório da Mambu aponta três tendências principais que devem ser os impulsionadores do embedded finance no varejo, inclusive virtual:

Pagamento como experiência: no e-commerce, é importante oferecer cada vez mais flexibilidade aos consumidores na hora de efetuar pagamentos, e o BNPL é um bom exemplo de como diferenciar sua oferta e ampliar as conversões através do estímulo de novas compras.

Financiamento direto: de acordo com estudo da McKinsey, o volume de pagamentos parcelados, flexíveis e opções de crédito instantâneas teve um crescimento de 20% em 2021, o que demonstra uma crescente demanda do consumidor pelo acesso instantâneo a empréstimos de curto prazo.

Carteiras digitais próprias: segundo a WorldPay, 51% dos pagamentos no e-commerce até o final de 2024 devem ser feitos através de carteiras digitais. Com a crescente popularização dessa modalidade para efetuar pagamentos de produtos e serviços online, ter uma carteira digital própria pode favorecer a fidelização do consumidor e a repetição de compras na sua loja.

Como fazer do crédito um aliado para o negócio

Criar uma plataforma para oferecer opções de crédito dentro da sua própria loja – como já vemos hoje em grandes redes de varejo e marketplaces – pode ajudar a atrair novos clientes, especialmente aqueles que buscam opções de pagamento parcelado.

Dessa forma, ao ampliar as opções de pagamento disponíveis, as empresas conseguem atender às diferentes necessidades e preferências dos consumidores, tornando-se mais competitivas no mercado online. É justamente por isso que empresas não financeiras estão investindo em soluções que possibilitam a oferta de produtos financeiros diretamente aos seus clientes sem precisar, necessariamente, de uma estrutura financeira para isso, o que é chamado de LaaS (Lending as a Service).

Segundo estudo da Deloitte, o embedded finance pode gerar uma receita adicional de R$ 24 bilhões em 2026 para as empresas que ampliarem suas ofertas de serviços financeiros, como por meio da oferta de crédito. Um dos carros-chefe parece ser o BNPL, que tem uma excelente tração no Brasil e uma expectativa de responder por 3% de todas as transações do e-commerce na América Latina até 2025.

Por isso, estudar e realizar uma análise cuidadosa sobre a sua base podem dar uma perspectiva sobre qual serviço do embedded finance poderia impulsionar o seu negócio. É importante considerar que, seja qual for o tipo de linha de crédito que sua loja for disponibilizar, as condições devem ser transparentes e justas, evitando surpresas desagradáveis para os clientes.

Em conclusão, ao integrar serviços financeiros diretamente nas plataformas de compra online, as empresas podem proporcionar uma experiência de compra mais conveniente e atrativa, incentivando as vendas e fortalecendo o relacionamento com os consumidores.