E se você pudesse unir a rapidez da tecnologia com a destreza de uma equipe de especialistas para melhorar os números do seu e-commerce? Melhor ainda, e se conseguisse ganhar tempo ao identificar uma falha no site, não perdendo tanto dinheiro com isso e ainda encontrando uma solução melhor? Seria ótimo, não é verdade?!
A união dos dois mundos: inteligência artificial e experiência dos gestores é um grande sonho para diversos segmentos. No e-commerce, não é diferente! Para isso, é preciso investir nas melhores ferramentas tecnológicas e manter um ambiente onde os funcionários se sintam encorajados para desenvolverem suas habilidades.
Nesse cenário, os desafios do e-commerce envolvem encontrar o equilíbrio entre realidade virtual e mundo real. Todos os detalhes relacionados ao funcionamento da loja virtual pedem por agilidade e detalhamento pontual, sendo primordial a consolidação de uma comunicação interna com um diálogo contínuo e estratégico. Através dela, incentiva-se o bom ritmo das vendas e, atrelada à tecnologia, identificam-se falhas e acertos na jornada de compra.
Uma boa comunicação interna gera resultados
Ao aliar a comunicação interna com tecnologia, as empresas sentem os resultados positivos. Mesmo que o e-commerce tenha quase toda a sua atividade voltada para a realidade virtual, os bastidores acontecem na vida real. Por isso, é preciso valorizar a rede de relacionamentos construída na empresa.
O clima organizacional deve considerar as relações interpessoais, investindo em ações que evitem a taxa de rotatividade. Assim, cria-se um ambiente mais confiável para trabalhar, mostrando ao colaborador como ele tem um papel importante para o funcionamento da empresa. Além disso, é importante oferecer canais que incentivem o colaborador em suas funções e cooperem com o fluxo dos processos na empresa.
A tecnologia está presente em ferramentas de gestão como a intranet, o envio de newsletter e até uma rede social corporativa. A escolha deve favorecer o trabalho dos colaboradores, melhorando a transmissão e o compartilhamento de informações. No e-commerce, a manutenção e o funcionamento da loja virtual também precisam ser facilitados para os colaboradores.
Os alertas automáticos, por exemplo, são uma funcionalidade que favorecem as equipes que precisam de informações claras e objetivas para desenvolver os planos de ação. Essa facilidade de acesso aos dados melhora o retorno em outras demandas. Por exemplo, um alerta pode ajudar na dinâmica da logística da empresa, uma ação gera uma reação e assim por diante.
Confira a importância dos alertas automáticos
É inegável a importância das informações produzidas pelo e-commerce. Elas auxiliam a construção de planos de ação da empresa, em departamentos distintos. Contudo, para lidar com elas, é preciso uma ferramenta que possa ajudar a responder perguntas específicas sem tomar muito tempo dos colaboradores.
Na Pesquisa de Tendências em Comunicação, feita pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) com 285 empresas de vários setores do Brasil, constatou-se que um dos principais desafios da comunicação interna é o excesso de informações. Não à toa, aproximadamente 73% das empresas que participaram da pesquisa afirmaram estar trabalhando na diminuição do volume de informações. Logo, é essencial uma funcionalidade que facilite o acesso aos dados do e-commerce, impedindo a sobrecarga dos colaboradores, evitando cenários indesejados e abrindo espaço para as oportunidades.
Os alertas automáticos são usados exatamente para ajudar na separação de dados relevantes. Através deles, é possível mapear e acompanhar qualquer tipo de informação no e-commerce, da performance de resultados à loja em si. Por exemplo, é possível definir qual métrica será analisada, determinar um alerta para ela e direcionar o envio desse alerta para o departamento responsável.
Otimize seu tempo e seu time
Os dados coletados pelos alertas acontecem em tempo real com análises ao nível granular. Assim, ao definir objetivos específicos para seus colaboradores, direcionando alertas com informações precisas, otimiza-se o tempo de modo inteligente, favorecendo a produtividade e o desempenho dos profissionais.
Os alertas automáticos ajudam na monitoração das principais métricas do e-commerce com eficiência, oferecendo uma prospecção mais assertiva e ativa. E, consequentemente, a comunicação interna sentirá os impactos positivos, visto que haverá uma melhora no desempenho através da visibilidade e do cruzamento dos dados.
Siga os próximos passos e coloque em prática o que leu neste artigo
Um ambiente respeitável para os colaboradores é fundamental para manter uma comunicação interna ativa e eficiente. Para tanto, não abra mão de facilitadores no diálogo entre os profissionais, e dê espaço para a troca de ideias entre os departamentos. Dessa forma, a empresa funciona em uma realidade colaborativa que atrai boas oportunidades.
Ao investir em uma ferramenta como os alertas automáticos, que oferecem informações específicas e precisas aos funcionários certos, as equipes se sentirão valorizadas. Afinal de contas, não perderão tempo com o que não é de responsabilidade delas. Os dados farão sentido para a área e há otimização do tempo em soluções e criações estratégicas.
Enfim, considere os seguintes passos para melhorar a comunicação interna usando os alertas automáticos:
1. Avalie a situação da comunicação interna no e-commerce: os seus colaboradores estão conseguindo acessar as informações importantes? Eles se sentem à vontade para conversar sobre os dados coletados?
2. Identifique qual tecnologia pode ajudar na comunicação interna do seu e-commerce: é preciso melhorar a seleção de informações? Os dados que os funcionários estão recebendo fazem sentido dentro de suas respectivas funções?
3. Pense na diferença que os alertas automáticos podem fazer na otimização do tempo e na coleta correta dos dados gerados pelo e-commerce: receber alertas sobre a eficiência de uma determinada campanha não reduziria custos? Não seria perfeito ter alertas, em tempo real, para saber se a meta do ticket médio está perto de ser atingida?
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