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O que são e-mails de transação e porque dedicar-se à eles

Por: João Paulo Arraes

CFO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais Magento. Além disso, é especialista em AdWords, Digital Marketing e UX.

Sabe quando você entra em um site para comprar o produto que estava querendo tanto e faz o cadastro? E quando você faz o pedido e efetua a compra? Ou quando você acompanha a entrega? Para cada uma destas ações há um mediador de informações. Algo que conecta a loja ao cliente de forma instantânea, prática e na velocidade necessária para que a comunicação aconteça em harmonia. Estamos falando dos e-mails de transação.

Como funciona

Cada clique importante que o usuário dá é sucedido de uma confirmação. Os e-mails de transação servem não só para informar os detalhes de cada etapa do processo, mas também carregam o poder de aproximar a loja do cliente. Veja neste link 7 dicas para sua loja acertar nos e-mails de transação.

A partir do momento em que uma pessoa preenche um formulário para se cadastrar em seu site, ela já recebe uma mensagem de boas-vindas. Este primeiro e-mail é, talvez, o mais importante, pois funciona como uma apresentação da empresa. Nele é imprescindível que as informações de contato e logotipo da empresa apareçam em destaque, bem como uma mensagem de boas-vindas cativante, direcionada para o site.

Agora ele se torna um usuário cadastrado e, provavelmente, já está com o carrinho cheio, pronto para comprar. O próximo passo é efetuar o pedido. Nessa etapa do processo o usuário se torna cliente e o e-mail de “Pedido realizado com sucesso!” precisa estar a caminho da sua caixa de entrada.

Pedido realizado? E-mail com foco em informação! Aqui tudo precisa estar claro para o cliente: endereço de entrega, seus dados, itens comprados, descrição, preços, frete, boleto ou dados da compra por cartão, etc. O cliente sempre confere esse e-mail e o lê com atenção, então seja direto e esclarecedor.

Entre o pedido e a efetivação da compra existe um período de tempo que varia de acordo com a forma de pagamento. Nessa fase do processo os e-mails também podem variar. Pode acontecer de o cartão não passar, de o cliente não pagar o boleto, de ele não ter limite de crédito, de simplesmente dar certo e o pagamento ser aprovado. Então para todas as opções, existe uma forma diferente de se comunicar com o consumidor e incentivá-lo a não desistir da compra, caso algo dê errado no processo.

Até aí o cliente ainda não recebeu o produto, então ele quer saber quando vai chegar, aonde ele está, se vai demorar. Por isso é importante uma integração eficaz com a transportadora responsável pelas entregas do seu site, para que os clientes acompanhem a entrega através do e-mail. Estes e-mails fazem toda a diferença no atendimento, pois mostram que a loja está acompanhando com cuidado a entrega e se importando com o consumidor. Isso, com certeza, faz com que o cliente se sinta especial.

Produto entregue, e-mail enviado! Este último, na verdade, é uma oportunidade de se tornar o primeiro, porque ele pode vir acompanhado de um link para uma pesquisa de satisfação em troca de um desconto para as próximas compras, por exemplo. Dessa forma, a empresa ganha feedback para mensurar as estatísticas e um passaporte para as próximas compras de um cliente fiel.

Todo esse sistema conectado pode ser automatizado através das plataformas robustas para e-commerce, como a plataforma Magento, que possibilita a edição de cada e-mail transacional e garante a entrega em cada passo.

Quando a empresa se dedica em estruturar os e-mails de transação, ela só tem a ganhar, pois eles são mais do que um processo automático e operacional. Eles têm poder de fidelizar e ganhar a confiança do consumidor.