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E-commerce no último trimestre de 2023: dicas para aumentar o lucro de seu negócio

Por: Cláudio Dias

Co-founder e CEO da Magis5

Co-founder e CEO do Magis5, possui vasta experiência em varejo e e-commerce. Formado em Direito e com MBA, também tem uma formação consolidada em gestão e governança de empresas tech.

O último trimestre do ano é uma das épocas mais importantes para o mercado de e-commerce. Com as datas comemorativas e também incluindo períodos como Black Friday e Cyber Monday, as vendas atingem patamares elevados, e oportunidades para aumentar o lucro são criadas.

No entanto, para se destacar em meio à concorrência e aproveitar ao máximo essas oportunidades, é preciso estar preparado e seguir algumas dicas importantes.

Quais são as datas importantes para o e-commerce no último trimestre?

Antes de entrarmos nas dicas, vamos falar um pouco sobre as principais datas comemorativas do último trimestre do ano. A Black Friday, que acontece em novembro, é uma das mais importantes. Nesse dia, as lojas oferecem descontos significativos em seus produtos, e os consumidores estão em busca de boas oportunidades para antecipar as compras de Natal.

Já a Cyber Monday, que ocorre na segunda-feira após a Black Friday, é focada nas vendas online e oferece mais oportunidades para os negócios de e-commerce.

Além dessas datas, outras celebrações importantes incluem o Dia das Crianças e o Natal – essa última registrando um aumento nas vendas no varejo em 18,4% em 2022 no e-commerce, de acordo com levantamento da Cielo – e outras mais segmentadas que, a depender do nicho do negócio, podem ser valiosas, como o Halloween.

Para ter sucesso nesse período, é preciso estar preparado e desenvolver estratégias que permitam aproveitar ao máximo essas oportunidades.

Dicas para aumentar o lucro de seu negócio

Agora que já falamos brevemente sobre as datas comemorativas, vamos às dicas para aumentar o lucro do seu negócio no último trimestre do ano.

Expanda seus canais de vendas

Uma das formas mais eficazes de aumentar o lucro do seu negócio é expandir seus canais de vendas, o que pode significar explorar novas plataformas e marketplaces, como Mercado Livre, Amazon, Shopee etc., e até marketplaces de nicho, como Elo7, se o segmento do negócio se encaixar com o público do e-commerce. Dessa forma, o empreendedor pode alcançar novos clientes e aumentar suas vendas.

Por exemplo, se determinado negócio se concentra apenas em vender no seu próprio site, ele pode estar perdendo uma grande oportunidade de alcançar novos clientes.

Ao expandir seus canais de vendas, poderá se conectar com uma audiência maior e aumentar as vendas, principalmente em períodos com datas comerciais relevantes como essas.

Personalização e uso da criatividade em conteúdos nas redes sociais, embalagens, entre outras questões

Outra forma de se destacar em meio à concorrência é investir em personalização, que pode ser feita de várias formas, como: personalização de embalagens e produtos, inclusive com mensagens personalizadas em etiquetas, unboxing, página de vendedor nos marketplaces, site da empresa etc.

Também é importante usar a criatividade na produção de conteúdos para as redes sociais – por exemplo, com fotos e vídeos que chamam a atenção dos clientes, trazendo mais do que somente os produtos em si.

Um exemplo de personalização poderia ser a criação de uma embalagem comemorativa para as festas de fim de ano, com uma mensagem personalizada de agradecimento aos clientes.

Além disso, para as redes sociais, podem ser criados conteúdos que mostrem seus produtos em situações cotidianas, ou mesmo usar áudios, tendências do momento, enfim, estudar maneiras de aprimorá-los para aumentar sua conversão.

Não se esqueça de fazer promoções atrativas

Promoções são sempre uma boa forma de atrair clientes e aumentar as vendas.

No entanto, é preciso saber oferecer descontos atrativos e que realmente chamem a atenção dos consumidores. É importante pensar em descontos que sejam significativos e que realmente valham a pena para os clientes.

Um exemplo de promoção atrativa pode ser a criação de um pacote de produtos, com um desconto considerável caso o consumidor compre o conjunto de itens. Ou, ainda, criar um desconto progressivo, no qual o cliente ganha um desconto maior quanto mais produtos adquirir.

Essas estratégias incentivam o cliente a comprar mais produtos, aumentando o ticket médio da venda.

Contato antecipado com fornecedores

Para garantir que tenham produtos suficientes para atender à demanda de fim de ano, é importante os empreendedores entrarem em contato antecipadamente com os fornecedores.

Assim, é preciso se certificar de que haja estoque suficiente para atender às necessidades dos clientes e de que as entregas serão feitas dentro do prazo estabelecido.

Um exemplo de contato antecipado com fornecedores seria negociar com eles pelo menos três meses antes das datas comemorativas, para garantir que seja possível fazer os pedidos com tranquilidade e ter todos os produtos necessários em estoque, o que também ajudará a evitar atrasos e problemas com entregas.

Ações de pós-venda e fidelização

Além de atrair novos clientes, é importante investir na fidelização daqueles que já compraram na loja.

Para isso, é preciso oferecer uma boa experiência de compra, com um atendimento de qualidade e um bom pós-venda. O empreendedor deve ter em mente sempre de agradecer a preferência e de oferecer benefícios exclusivos para quem já é cliente – afinal, adquiri-lo é muito mais custoso do que mantê-lo em sua base.

Um exemplo de ação de pós-venda e fidelização pode ser o envio de um e-mail de agradecimento ao cliente após a compra, oferecendo um desconto para a próxima compra ou um brinde exclusivo.

Esses pequenos gestos ajudam a criar uma relação de confiança e a fidelizar o cliente, aumentando sua recorrência de compra.

Equipe preparada e com as ferramentas certas para atender às demandas

Por fim, é fundamental ter uma equipe preparada e com as ferramentas certas para atender às demandas do período de fim de ano.

Nesse caso, o empreendedor deve treinar seus colaboradores para lidar com um alto volume de vendas e certificar-se de que tem os recursos necessários para atender todos os clientes.

Um exemplo de preparação da equipe pode ser a realização de um treinamento específico para atendimento ao cliente, com foco em resolver problemas e solucionar dúvidas com rapidez.

Além disso, é importante ter ferramentas como um sistema de gestão de estoque eficiente, um automatizador de processos que automaticamente gera notas fiscais, ajuda com anúncios para os marketplaces, entre outras questões para garantir que o empreendedor possa atender a todos os pedidos com agilidade.

Conclusão

Através da preparação adequada e da implementação de estratégias eficazes, é possível aumentar o lucro de um negócio no último trimestre do ano.

É importante lembrar-se de seguir as dicas que apresentamos aqui e de estar sempre atento às mudanças do mercado.

Com um pouco de planejamento e dedicação, o empreendedor pode ter um fim de ano de sucesso para seu e-commerce e, para complementar, o ideal é sempre analisar seus resultados para que nos próximos anos ele possa aprimorar suas ações para lhe assegurar mais lucratividade.