É um momento tenso para o varejo (e para todos). As pessoas estão cautelosas, receosas e inseguras - com razão. Nós já estamos sentindo o impacto nas vendas. Mas o que fazer?
Na minha empresa estamos buscando ter calma. Estamos focados em analisar o mercado, o comportamento das pessoas, os dados do negócio e buscando enxergar tudo o que está acontecendo segundo uma nova perspectiva.
Nesse momento me chamou a atenção um movimento padrão de muitas empresas no e-commerce: Frete Grátis e Desconto. São aquelas alternativas mais óbvias e muitas vezes sugeridas pelas equipes comerciais. Mas e aí, será que todos estão fazendo conta?
Nada contra a ideia de estimular as pessoas a ficarem em casa, a comprarem online, muito pelo contrário! Como disse, por aqui estamos buscando enxergar tudo sob uma nova perspectiva e pensar muito além da empresa. Pensar em como nós como marca podemos colaborar com a sociedade.
A minha ideia não é entrar a fundo nos cálculos mas sim gerar uma reflexão: O que funciona para o seu vizinho, funciona para também para você?
Como exemplo: Um pedido convencional na nossa empresa tem a seguinte caraterística:
- Ticket médio (produtos): R$ 150,00
- Ticket médio (frete): R$ 15,00
- Ticket médio (TOTAL): R$ 165,00
- Ticket médio (produtos): R$ 120,00
- Ticket médio (frete): R$ 0,00
- Ticket médio (TOTAL): R$ 120,00
Resumindo, caso seja adotado o Frete Grátis pela nossa empresa, teríamos um cenário próximo ao listado abaixo:
- Queda de 20% no ticket médio;
- +12,5% da receita com produtos direcionada para subsidiar o frete grátis;
- Queda de 44% na margem de contribuição %;
- Necessidade de 37,5% mais vendas para igualar a receita;
- Necessidade de 80% a mais de receita para gerar a mesma margem de contribuição (nominal);