Todo cliente me pergunta qual é o segredo para vender mais. Nesta série de artigos, vou tentar responder algumas delas. Vamos comigo?
Com base em meu conhecimento de mercado, posso garantir que não existe um segredo mágico. Existe, sim, a necessidade de aprendizado diário. Por isso, nesta série de artigos — a começar por este — irei publicar algumas dicas que aprendi ao longo da minha jornada de empreendedor.
A lista começa com os seguintes itens que já apareceram em outros artigos, porém de forma mais espalhada:
- Informações sobre os produtos;
- Bom atendimento;
- Logística;
- Frete;
- Retire da loja;
- Cupom de desconto;
- Não baixe o preço.
Vamos ao primeiro: informações sobre os produtos
Quando os profissionais começam a vender no mundo digital, tanto e-commerce como marketplaces, se deparam com o primeiro (e talvez um dos mais importantes) dos itens acima: informações sobre os produtos. Quando um consumidor vai à loja ou quando um representante da empresa visita um cliente, é possível que o cliente tenha acesso a dezenas ou centenas de informações sem muita dificuldade. Presencialmente é possível ver o produto, medi-lo, pesá-lo, tocá-lo, senti-lo, etc.
No caso de mais dúvidas, poderá conversar com um vendedor, pedir informações adicionais a um gerente, etc. Quando se está no mundo digital, tudo que está a disposição do cliente deve estar no site. Logo, fotos, vídeos, informações técnicas, comentários de outros clientes, acesso ao chat de atendimento… Tudo se torna muitíssimo importante. Já aprendi isso por experiência própria: não adianta ter a melhor ferramenta do mundo, se você não tem informações digitais sobre seus produtos.
Algumas indústrias já oferecem catálogos e fotos digitais para acelerar este processo. Contudo, vários lojistas já estão caminhando para algo mais elaborado. Alguns montam “esteiras” de digitalização de produtos com estúdios de foto especialmente preparados; outros contratam empresas terceirizadas para fornecer e manter estas informações atualizadas.
Quanto mais informação (de boa qualidade e bem organizadas) você oferecer, maior a chance de concretizar sua venda. Logo, aqui a dica é bem simples: capriche com informações de boa qualidade. O máximo de informação é o mínimo que se deve procurar.
Da mesma forma que empresas buscam vendedores competentes para suas vendas físicas, é preciso investir em uma equipe competente para gerar todas as informações que seu cliente precisa para tomar a decisão de compra. Por isso capriche. Há muitas empresas especializadas na digitalização de cadastros, e terei prazer em ajudá-lo caso precise de indicações.
Tudo isso se reverte em qualidade de atendimento e redução de custos.