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Desbravando fronteiras: o uso da localização de produtos para expansão internacional

Por: Vânia Amaral

Senior Product Manager

Vania Amaral é Senior Product Manager na Signifyd. Formada em Engenharia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá e Business Management pela ESPM, Vânia tem passagens profissionais por empresas como Vivo, iFood, Liv Up e Amaro.

Expandir negócios para novos países é uma estratégia promissora que requer planejamento detalhado e execução estratégica. Veja como superar desafios regulatórios, entender o comportamento do consumidor e adaptar produtos localmente para garantir o sucesso da sua empresa em mercados internacionais.

A expansão para novos países é uma estratégia amplamente adotada para o crescimento dos negócios. Quando as empresas atingem a maturidade em seu mercado local, explorar oportunidades para operar em escala multinacional ou até mesmo global torna-se um caminho atraente, embora apresente vários desafios. O sucesso da expansão global requer planejamento minucioso e execução estratégica, e essas etapas incluem:

1. Pesquisa de mercado. Defina o mercado total endereçável (TAM, em inglês), compreendendo os pontos fortes e fracos da concorrência, para, assim, estabelecer uma base sólida.
2. Análise regulatória e de conformidade. Entenda as regulamentações do país para se assegurar de que os produtos e serviços estão em conformidade dentro dos requisitos legais e tributários.
3. Estudos de comportamento do consumidor. Não se pode generalizar interesses, por isso, busque se aprofundar nas nuances culturais, bem como aprender sobre as necessidades dos clientes. Barreiras linguísticas e segmentação do mercado também são importantes para antecipar e abordar os possíveis obstáculos à adoção do produto ou serviço.
4. Avaliação de riscos. Para evitar contratempos e prejuízos, mitigar todos os possíveis riscos e criar possíveis cenários de resoluções auxiliam no sucesso do planejamento de expansão.
5. Localização de produtos. O produto para um novo mercado exige uma localização, isto é, como pegar um determinado produto do catálogo que funciona para o mercado brasileiro, por exemplo, e adaptá-lo, mantendo suas características principais, para um novo mercado, considerando o perfil de consumidor local, a cultura, entre outros fatores.

Vendendo para um novo mercado

Para a comercialização em um novo mercado, todas essas etapas são importantes, mas nenhuma terá mais peso do que a localização do produto, e há uma lógica por trás disso. A localização de produtos refere-se ao processo de adaptação de um produto a um novo mercado, considerando o idioma e as necessidades específicas dos clientes locais. Isso envolve tarefas como tradução, ajuste de recursos e funcionalidades para se alinhar às preferências e aos requisitos locais.

As empresas devem avaliar as nuances de cada mercado para decidir até que ponto um produto padronizado, originalmente desenvolvido para outras regiões, pode ser reutilizado em um novo mercado. As decisões relativas à localização precisam ser realizadas cuidadosamente, pois ignorar adaptações essenciais pode levar a problemas significativos no futuro.

Por que a localização do produto é tão importante

A atenção rigorosa aos detalhes durante a etapa de localização do produto é fundamental para evitar complicações futuras. Embora negligenciar as adaptações necessárias possa inicialmente parecer reduzir os custos e o escopo do projeto durante o planejamento da versão, isso geralmente resulta em despesas mais altas, mesmo no curto prazo. Podem surgir problemas como baixas taxas de adoção do produto, métricas mal calculadas, rotatividade de clientes e necessidade de retrabalho, o que acaba aumentando os custos e o tempo associados à expansão. Além desses custos, há o fator da primeira impressão que pode prejudicar a marca e a nova oportunidade de mercado

Os métodos de pagamento são um excelente exemplo para explorar as nuances do mercado e avaliar a necessidade de localização do produto. No mercado da América Latina (Latam), os pagamentos parcelados com cartão de crédito são amplamente aceitos pelos consumidores, especialmente para compras de alto custo.

Parcelamento do cartão de crédito potencializa as principais categorias

Os métodos de pagamento são um excelente exemplo para explorar as nuances do mercado e avaliar a necessidade de localização do produto. No mercado da América Latina (Latam), os pagamentos parcelados com cartão de crédito são amplamente aceitos pelos consumidores, especialmente para compras de alto custo.

De acordo com estimativas da Americas Market Intelligence (AMI), 70% das compras de viagens online na América Latina são pagas com cartão de crédito e, dependendo do país, de 10% a 65% dessas transações são feitas em parcelas. As parcelas do cartão de crédito funcionam como um acordo feito entre os consumidores (titulares do cartão) e os emissores do cartão de crédito.

Essencialmente, o cartão de crédito funciona como um empréstimo instantâneo, pagando o comerciante antecipadamente, enquanto o valor da transação é liquidado em parcelas ao longo do tempo a serem pagas pelo consumidor. A oferta dessa opção de pagamento não permite apenas um novo pagamento. Ela também acomoda o recebimento, o armazenamento e a geração de relatórios dos novos dados (valor da parcela, quantidade de parcelas) e lida com as leis de proteção ao consumidor relacionadas a devoluções de produtos e ao processo de estornos.

Muitos consumidores consideram o pagamento parcelado com cartão de crédito como o único meio viável de adquirir os produtos desejados. Para as empresas de comércio eletrônico, a atenção às preferências dos clientes e a capacidade de oferecer diversos métodos de pagamento são cruciais para atender às necessidades dos diferentes segmentos de clientes. Essa abordagem não apenas melhora as vendas, mas também aumenta a satisfação do cliente.

Métodos de prevenção de fraudes para pagamentos localizados

Uma vez que você decida adaptar seu produto para atender ao comportamento do consumidor de um novo mercado, por exemplo, oferecendo novos pagamentos, como parcelamento no cartão de crédito, será importante analisar toda a jornada do consumidor para adaptar outros elementos envolvidos. Em um universo de pagamentos, a detecção e a prevenção de fraudes é um elemento relevante que precisa de atenção especial. Há aspectos fundamentais de detecção de fraudes que devem ser avaliados ao realizar a localização de produtos:

Chargeback. Compreensão dos processos e das regras locais de estorno e identificação de nuances para diferentes métodos de pagamento e responsabilidades.

Avaliação de fraudes. A avaliação dos comportamentos de riscos regionais permite a antecipação de tendências e facilita a integração eficaz das equipes de um comerciante.

Coleta de dados e relatórios. Adaptar as integrações para coletar dados específicos e fornecer relatórios precisos. Atualização de fluxos para garantir o processamento preciso e a normalização das informações.

Modelos regionais. Adaptar modelos de dados para levar em conta o comportamento regional e implementar o enriquecimento de dados locais. O desenvolvimento de recursos exclusivos adaptados ao novo mercado aumenta ainda mais a eficácia.

Adaptação da interface do usuário. Ajustar as interfaces da plataforma para dar suporte aos idiomas locais e exibir informações de pagamento localizadas, incluindo moedas, melhoram a experiência e a confiança do usuário.

A expansão para um novo mercado não é uma decisão insignificante. É uma grande aposta com um potencial de grande retorno. Ao implementar um plano abrangente para a localização de produtos, considerando as diferenças geográficas, culturais e legais entre os mercados, as empresas podem fortalecer efetivamente sua posição em uma nova região e também preparar o caminho para o sucesso de longo prazo na expansão.