Data-driven marketing
O consumidor está cada vez mais acostumado com conteúdo personalizado na internet. Uma pesquisa realizada pelo BCG mostra que existe alta receptividade dos internautas para anúncios e pontos de contato digitais — 56% dos brasileiros se declaram inclinados a clicar em algum anúncio digital quando o vê — e que a personalização é fundamental para aumentar receptividade e efetividade junto aos clientes. Além disso, um estudo feito pelo Google em parceria com o BCG demonstrou que as empresas que tomam a liderança nesse processo podem chegar a 20% em incremento de receitas e alcançar ganhos de eficiência em marketing, incluindo redução nos custos de até 30%. Para atingir esse nível de maturidade digital, garantir a qualidade de dados é essencial.
O impacto da qualidade de dados no marketing
A baixa qualidade de dados impacta negativamente não somente as decisões estratégicas de uma organização, impedindo previsões mais assertivas e a melhor compreensão do comportamento de seu consumidor e suas necessidades, como também resultam em consideráveis custos para as empresas, afetando variáveis como o ROI, por exemplo, sendo consequência de dados precários de clientes para campanhas. Quando bem estruturado, o data quality pode ajudar não apenas a entender melhor a jornada do consumidor, mas como o usuário em si. Com o desenvolvimento de personas, as empresas podem identificar quem são seus clientes, e, a partir desses dados, criar segmentos e audiências que melhor atendam seu público. Com a alta qualidade de dados, é possível otimizar mídia através dos diferentes perfis de usuário e seu comportamento ao longo do funil de vendas, resultando em ofertas personalizadas, sejam elas de awareness para conhecimento de marca ou performance para estimular a conversão, e que atingem o consumidor quando ele quer e necessita. É possível também determinar através de quais fontes de tráfego que esses usuários acessam suas páginas e campanhas e também acompanhar outras métricas importantes para gerar insights para novas estratégias e melhorias, como tempo médio na página e engajamento com o conteúdo, e até mesmo o feedback dos próprios usuários. Como resultado, o data quality traz resultados positivos para a gestão do relacionamento com os clientes (CRM), aumentando a receita através de um processo de vendas mais eficiente e o direcionamento de recursos mais categórico, com sistemas e plataformas que tenham base de dados coesos.O que é e como garantir a qualidade de dados?
Podemos dizer que um dado tem qualidade quando é possível assegurar sua precisão, consistência e confiabilidade dentre outras coisas. Para garantirmos que haja qualidade de dados, é preciso seguir alguns passos, de forma geral:- Planejamento
- Coleta
- Conferência
- Acompanhamento
Conclusão
Com o consumidor cada vez mais exigente, garantir boas experiências no ambiente digital já não é opção. Por isso, a qualidade de dados tem um grande impacto, e não só na performance de marketing, mas nos resultados da empresa como um todo. O data quality garante não apenas valor para o cliente de uma organização, mas também se torna diferencial competitivo para mesma. Logo, é imprescindível a adoção de uma cultura de monitoramento e controle de dados. Ainda há muito o que se explorar sobre o data quality e sua importância para a tomada de decisão, o que só reforça a relevância do tema atualmente para as empresas, especialmente no segmento B2B.Autores
Carlos Eduardo Magalhães | Técnico em Processamento de Dados e universitário de eletrônica, atualmente estagiário de data engineering na DP6. Amanda Conde | Universitária cursando marketing e atualmente estagiária de data analytics na DP6. Artigo republicado com autorização do autor. Texto original disponível aqui.Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo! Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica? Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br