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A culpa é do sistema! Será?

Depois de 08 anos trabalhando no mercado de e-commerce essa foi a frase que mais escutei nesse período e toda a vez parei para pensar.

“Será que realmente o problema é dos sistemas que temos no Brasil?”

Toda vez que escutei o cliente falando que não vende por culpa do sistema comecei a parar e estudar cada caso individualmente e ver o que realmente acontecia.

Atualmente trabalho com um sistema de e-commerce e sempre falo a mesma coisa, vendemos commodities, pois hoje o que faz a loja vender não é ter mais ou menos funcionalidades e sim utilizá-las de forma correta. Não adianta se ter uma Ferrari se você a guia feito um Fusca e por isso trabalhar cada plataforma de maneira eficiente e com pessoas capazes é o que fará a diferença.

Com as análises que fiz percebi que mais de 80% dos casos o erro não era do sistema e sim do cliente e de sua equipe gestora da loja. Erros como falta de informações no cadastro de produtos, erros com tabela de frete, erros com afiliações junto aos meios de pagamentos, quase todos os detalhes que hoje são importantes para um bom funcionamento. Mas o pior erro de todos é em relação ao estoque da loja.

Porque esses problemas acima acontecem? Simplesmente porque hoje encontramos pessoas que não se preocupam com os processos que um e-commerce exige. Processos esses que precisam ser iniciados antes mesmo do dia Zero do projeto e que é o papel de um consultor ou da empresa contratada informar ao cliente quando se inicia a procura por uma loja virtual.

Pensar que a loja será lançada e andará sozinha não é o caminho certo. Por isso, ao procurar uma empresa ou mesmo um consultor, você precisa entender todo o seu background pois essa parte é essencial para definir cada processo, desde a criação de um layout, a compra e separação de um estoque, sua integração com ERP, entre outros até a entrega do produto ao seu cliente.

O que quero apresentar é que nem sempre o erro acontece nos sistemas e que todos devem redobrar a atenção na hora de contratar profissionais que saibam realmente criar processos eficientes e automatizados quando possível dentro da cadeia de e-commerce. Ver se esse consultor ou empresa conhecem todos os processos de todas as áreas, suas forças e fraquezas e onde atuou são pontos importantes antes de optar por  eles.

Sistemas tem erros, isso é fato, mas podem ser minimizados se bem utilizados pela equipe gestora da loja virtual e pelos profissionais envolvidos no projeto.

Afinal de contas quem nunca tomou uma tela azul ou queimou um HD sem fazer backup na vida pessoal?