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Dicas de design inteligente: criando um logo para e-commerce

Por: Anatolii Riabyi

Anatolii Riabyi é profissional de marketing no Logaster.com.br. Ele se interessa por tecnologias relacionadas à educação. Além disso, ele está sempre pronto para uma nova viagem.

O design do logo de uma empresa pode ter um efeito positivo ou negativo nas expectativas do seu negócio no mercado. Um bom relacionamento de uma empresa e seus negócios com o público-alvo poderá ser alcançado através de um logo impecável. Quando o design do logo está errado, ele não transmitirá a mensagem comercial ideal, prejudicando os negócios da empresa.

Uma das características dos negócios contemporâneos é a grande dependência da comunicação efetiva com os possíveis clientes, e o objetivo dos profissionais de marketing é garantir que as pessoas se envolvam com a empresa de várias maneiras. Desta forma, pessoas que possuem negócios precisam investir fortemente na criação de ferramentas visuais para engajar e interagir com os possíveis clientes.

Hoje em dia, o objetivo do logo vai além de ser um símbolo da empresa usado para identificar a empresa, seus produtos e serviços. Ele também é usado para criar uma identidade de marca poderosa.

Atualmente, existem diversos objetivos que um logo pode alcançar no mundo dos negócios. Ele deve ser capaz de entregar as mensagens apropriadas para o público-alvo. Quando o design do logo é profissional, ele terá a capacidade de transformar pessoas em clientes fiéis. Um logo projetado com excelência oferece inúmeros benefícios para uma empresa e para o negócio.

1. Esteja informado sobre a marca

Conheça a visão da marca antes de começar a projetar o logo. Você precisa considerar as pessoas que serão atingidas pelo logo, ou seja, o mercado e público-alvo. Portanto, é preciso que você escreva o que a empresa, a marca e mercado representam.

Busque pensar no sistema de ideias e ideais da marca, bem como as expectativas futuras. Também é necessário saber qual é a personalidade da marca, mais leve, mais pesada etc, assim como o tom dela.

Você deve descobrir a maneira em que ela vai se posicionar no mercado e para os clientes. Você precisa ter essas informações antes de começar qualquer coisa, pois elas fornecem orientações para a criação do logo. As informações da marca ajudarão na escolha dos elementos do logo.

2. Deve refletir a natureza do seu negócio

Você deve garantir que o seu logo seja capaz de representar a sua empresa. As cores e imagens do logotipo devem complementar os produtos e serviços da empresa. A criação de uma identidade de marca que sustente uma empresa no mercado competitivo é possível quando o logo está alinhado com o negócio.

Seu público-alvo também receberá a mensagem que você está enviando por meio de um reflexo de sua empresa e de seus recursos do design. Assim, para projetar ou redesenhar um logo da empresa, você deve considerar as três principais dicas para instituir o seu negócio.

 

3. Seja simples

Um designer gráfico profissional com certeza lhe dará este conselho sobre o seu logo. Ele sempre enfatizará a criação de um design simples para o logo. Um logotipo simples contém uma ou duas cores, fontes e outros elementos. Um logo deve transmitir a sua mensagem às pessoas imediatamente. No entanto, a adição de muitas cores confusas, fontes ou formas complexas ao logo, transmitirá sensações misturadas às pessoas.

Um logo simples é também um design fácil de recordar, assim, a maioria das empresas globais o utiliza para representar seus negócios. Exemplos são os logos da Nike, Pepsi, Samsung e Apple.

E não é apenas o logo que deve ser simples. Cada um de seus produtos de design gráfico, como panfletos e outros materiais, também devem apresentar simplicidade.

Diversas empresas colocam o nome junto ao logo e algumas usam apenas as ilustrações. As duas maneiras podem chamar a atenção dos clientes. O design do seu logo deve ser compreensível para o público-alvo.

Fique longe de logos complexos com várias cores ou fontes ou com um emaranhado de linhas que acabam tornando o design excessivamente ininteligível. O logo do Google é um dos mais simples.

Não se esqueça que um design simples é difícil de ser esquecido e ficará na memória de tal forma que o público não precisará de intérprete para explicar o que a empresa representa e os negócios que estão envolvidos. Desta forma, a criação da identidade da marca será muito amparada pela simplicidade de um logotipo, de modo que se tornará fácil para os clientes lembrarem da empresa e de seus negócios.

4. A impressão é importante

A impressão passada pelo design do logo ao mercado e aos clientes deve ser duradoura. As pessoas devem ser hipnotizadas imediatamente ao verem o seu logo. Um dos papéis de um logo é atrair clientes após a criação de uma boa impressão em suas mentes.

O logo precisa mostrar certa exclusividade e se diferenciar dos inúmeros logos do mercado. Ou seja, seu design deve ser diferente e melhor que o outros.

5. Tenha cuidado ao escolher as fontes

A maioria dos designers tem certo descuido na hora de escolher o tipo de letra. No entanto, as fontes também têm voz e falam muito sobre a personalidade de uma marca. Por exemplo, uma empresa que fabrica brinquedos tem como alvo crianças, portanto, o tipo de letra deve ser manuscrito.

Isso se deve à projeção da marca como uma amiga da criança. Garanta que o tipo de letra e a personalidade da marca combinem. O logo não passará mensagem certa para os prováveis clientes quando o tipo de fonte se recusar a falar pela marca.

Da mesma forma, fique longe de fontes tipo gimmicky. Você poderá criar fontes especiais para o seu logo. Existem fontes premium gratuitas online a sua disposição. A criação do logo e da identidade de marca pode acontecer através de cores apropriadas. 

6. Escolha o tipo do seu logo

Uma das melhores ideias para um logo é usar o nome da empresa como principal característica. Um logo assim é chamado de logotipo. Os logotipos da RayBan, IBM e Coca-Cola são exemplos clássicos.

A escolha de um logotipo tornará o nome da sua empresa visível para os clientes instantaneamente. Ou seja, anunciará a sua marca e você não precisará gastar muito para a geração de publicidade. O logotipo fará a conversa com as pessoas.

Os logotipos são uma mão na roda para pequenas empresas que possuem baixo orçamento de marketing. No que diz respeito à escolha do símbolo para o seu logotipo, você precisará de mais fundos para gerar reconhecimento para o nome da sua marca.

Seu logo pode combinar o símbolo e o nome da empresa. O uso de tais informações falará sobre o nome da empresa e transmitirá uma mensagem comercial através do símbolo.

7. Planeje o uso das cores

As cores são importantes para determinar a mensagem da marca. Por exemplo, usar vermelho como cor principal dirá às pessoas que a sua marca é assertiva, apaixonada e cheia de energia. Ou seja, você está tentando alcançar clientes que são jovens.

Usar o azul trará à tona sentimentos de inteligência e união. A maioria das plataformas sociais, como o Facebook, usa azul por estes motivos. Você deve considerar o azul como a principal cor do design para a criação de uma página de mídia social.

Cores vibrantes ajudarão a capturar a atenção de pessoas. No entanto, essas cores também falarão sobre a personalidade da sua marca. Não se esqueça que as cores trazem emoção, ou seja, transmitem uma mensagem para as pessoas.

8. Seu logo também deve ficar ótimo na versão sem cor

Ao criar um logo, é preciso garantir que ele também seja igualmente impressionante em preto e branco. Isso se deve pelas situações em que o logo aparecerá com ausência de cores. Exemplos são documentos, documentos enviados por fax, anúncios de jornal, papelaria e muito mais. Nos jornais comuns, geralmente aparece em preto e branco. Mesmo assim o seu logo deve impressionar os espectadores no anúncio.

Para garantir que o seu logo seja impressionante em preto e branco, pense nisso desde o começo do projeto. Ao rascunhar o logo no papel, não use cores e veja como ele ficará. Normalmente, o logo ficará mais impressionante ainda após a adição de cores. No entanto, ele deve ficar ótimo antes que as cores sejam inseridas.

9. Escalabilidade da exibição

A escalabilidade é outro recurso valioso de um excelente design de logo. Você não deve esquecer que seu logo vai aparecer em anúncios de diversos tamanhos e formatos. Sua aparência deverá ficar boa em qualquer tipo de mídia. Isso quer dizer que ao aumentá-lo para colocar em um outdoor, ele deverá ficar tão bom quanto em tamanho pequeno. Ele deve ser uma parte do design do outdoor.

No entanto, caso o logo perca o senso de proporção e certos elementos do design pareçam estranhos no outdoor, será um insucesso. Da mesma forma, o logo deve ser muito visível e claro quando impresso em uma superfície menor, como a de um produto promocional, como uma caneta.

Estas são as principais dicas que devem ser consideradas ao projetar o seu logotipo. Sempre é possível contratar um designer gráfico especializado para ajudá-lo ou usar um gerador de logo online para criar o seu logo.

Conclusão

Criar um design de logo que seja inteligente exige conhecimento detalhado sobre a marca. O design do logo deve ser especial, mas simples, de forma que ele possa transmitir a mensagem da marca de maneira clara. Deve demonstrar versatilidade e escalabilidade. Cores e fontes específicas devem ser usadas e devem estar em harmonia com a personalidade da marca.

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