Como você escolhe seu parceiro logístico?

por Gustavo Artuzo Sexta-feira, 02 de julho de 2021   Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabe, a logística é a espinha dorsal dos negócios, sejam eles locais ou globais. Nenhuma organização tem sucesso com parceiros logísticos ineficazes e ineficientes. A forma como você escolhe e gerencia seus prestadores de serviço nessa área vai afetar os resultados do seu e-commerce e das estratégias de negócios que sua empresa elaborou com tanto cuidado.

Erros comuns em iniciantes no e-commerce são encarar a logística como commodity, ignorando questões como nível de serviço, tempo de entrega e satisfação do usuário. Tomar decisões visando unicamente o custo geralmente leva a comparações de maçã contra banana, ou ao famoso “barato que sai caro”. Até porque inovações tecnológicas podem custar um pouco mais, à primeira vista, porém acabam reduzindo (e muito) seu frete ao longo do tempo. Falei sobre isso em fevereiro, em artigo aqui no E-Commerce Brasil.

Você analisou o custo e a eficiência do seu possível parceiro. Pronto. Já pode contratá-lo? Ainda não. Há outros atributos importantes para uma empresa prestadora de serviços em logística, e nenhum deles pode ser visto isoladamente nem são suficientes para a seleção do fornecedor.

Como escolher, então, um parceiro logístico?

Uma parceria ideal é aquela que investe no sucesso do próprio negócio, tanto quanto você investe no seu. Além do preço ideal e do serviço eficiente, ele deve ter as seguintes qualidades:

Tecnologia

A cadeia de suprimentos está cada vez mais digital, interdependente e complexa. Quem continua esperando eficiência operacional com métodos manuais antigos está fadado à frustração. Assim, ao escolher um parceiro para compor seu ambiente logístico, é imprescindível selecionar quem entenda a importância de integrar diferentes pontos de contato na cadeia, consiga evoluir consistentemente e tenha robustez no ambiente digital.

Um celeiro de parceiros que trabalham com o que há de mais moderno em tecnologia logística está nas startups que surgiram a partir das mudanças de hábitos na pandemia. Tais startups desenvolvem soluções de ponta altamente tecnológicas para ultrapassar obstáculos das empresas ou usuários. Por exemplo, se você tem um e-commerce, já cogitou entregar seus produtos em armários inteligentes (lockers) em pontos estratégicos dos grandes centros urbanos? E se você é um operador logístico, em vez de incorporar uma solução para seus clientes, já pensou em contratar uma dessas startups que já dominam o que você precisa?

Com relação ao seu provedor de transporte, verifique se ele oferece soluções de transporte multimodais e uma plataforma digital para reserva de cargas. A empresa trabalha com rastreamento dinâmico? Integração e troca de dados em tempo real? Da mesma forma, se você estiver procurando por um parceiro de depósito, ele possui a tecnologia mais recente para gerenciar e otimizar o estoque e despacho? Pergunte se o sistema deles pode ser integrado ao seu.

Outro ponto que você deve verificar é o conhecimento técnico da equipe. Os colaboradores do seu parceiro dominam o ambiente digital e podem se adaptar a novos sistemas e processos com facilidade? Se for uma empresa de gerenciamento de logística ponta a ponta com a qual você deseja fazer parceria, juntamente com todos os aspectos acima você precisa entender como ela integra as várias funções logísticas dentro de sua organização e como a tecnologia do parceiro pode ser sincronizada com os processos e sistemas do seu negócio.

Capacidade de escala

O global é o novo local. Um parceiro de logística é uma peça chave da engrenagem para garantir que seus produtos cheguem aos clientes com o menor custo possível, menos etapas de processos, dentro do prazo e em boas condições.

A escala das operações é outro aspecto crucial que deve ser considerado ao fazer parceria com um provedor de serviços de logística. Entenda seu plano de desenvolvimento. Ele será capaz de atender ao crescimento do seu negócio? Pode gerenciar uma demanda repentina impulsionada pelo mercado ou têm uma rede de parceiros confiável ​para fornecer o suporte necessário?

Atendimento ao cliente

Este é outro atributo que precisa ser avaliado para garantir o sucesso na gestão e execução dos planos de logística. A equipe de atendimento ao cliente do seu futuro parceiro pode prever problemas e trabalhar para encontrar as melhores soluções para a sua empresa? São focados a entender as dores e necessidades dos clientes e “clientes dos clientes”?

Ética

Vamos partir do pressuposto de que a tecnologia, os sistemas e os processos do seu parceiro logístico funcionam. Pois bem. O preço é competitivo e a equipe é excelente. Isso é suficiente? Não.

Como a logística desempenha um papel importante no sucesso do seu negócio, é preciso investigar a ética de trabalho e as práticas comerciais da empresa estará atrelada à sua. Para evitar dores de cabeça no futuro, além de checar os parâmetros de crédito e de KYC (Know Your Customer – que avalia riscos de fraudes financeiras, corrupção, lavagem de dinheiro etc), procure saber se as transações e negociações do seu possível parceiro são transparentes e confiáveis. Qual sua reputação no mercado? Como gerencia suas equipes? Ele segue as melhores práticas do setor?

Você deve estar pensando: “Mas isso dá muito trabalho”. Eu digo que vale muito a pena: no longo prazo a reputação e a posição dos seus parceiros no mercado afetarão sua imagem também.

Lembre-se do que eu disse no início deste artigo: a logística é a espinha dorsal dos negócios. Cercar-se de parceiros competentes e inovadores permitirá focar em seu negócio, diferenciar-se de sua concorrência e consequentemente conquistar o seu merecido lugar ao sol.

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER