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Como Usar o E-mail Marketing para Aumentar as Vendas do Seu Ecommerce

Por: Hugo Pascoal

Licenciado em Relações Públicas e Publicidade, conta com mais de 10 anos de experiência em Marketing Digital, tendo-se especializado em inbound marketing. Participou no arranque do projeto E-GOI tendo sido Gestor de Comunicação e Marca durante vários anos. Atualmente é Growth Hacker na E-GOI. É ainda palestrante, consultor, formador e autor de vários artigos em Portugal e no Brasil nas suas áreas de especialização.

De acordo com dados da DMA, apenas 10% das lojas online tem formulário de  cadastro, 19% das quais não enviam emails! O estudo refere ainda que 60% não enviam email de boas vindas e 29% não comunicam regularmente usando e-mail marketing, falhando redondamente no engajamento.

A verdade é que a grande maioria não se preocupa em melhorar o desempenho das suas campanhas através da experimentação, constante melhoria  do conteúdo e da estrutura técnica da  ferramenta de envio e apenas utiliza ferramentas básicas como o envio de newsletters periódicas com promoções ou novidades, mesmo sabendo que uma melhoria de 1% na abertura dos emails pode significar um impacto nas vendas de muitos milhares de Reais.

Falhas no seu e-commerce que o e-mail marketing vai resolver:

  • Visitas desaproveitadas para a base de dados
  • Cativar o cliente a fechar a compra depois do abandono de carrinho
  • Falhas no relacionamento pós-venda

Email Marketing
E o mais interessante do e-mail marketing é que tudo isto pode ser realizado com uma rentabilidade muito elevada e de uma forma completamente automatizada. Como?! Vamos conferir:

1. Visitantes que não chegaram  no carrinho de compras:

:: Convite automático ao cadastro na newsletter;
:: Criar segmentos automáticos com os dados de perfil solicitados no formulário de cadastro da loja.

Exemplo Prático: O João vai mudar de casa e precisava comprar uma máquina de lavar roupa. Começou  pesquisando online mais informações em algumas lojas sobre as melhores soluções uns meses antes de decidir comprar. Numa das lojas que visitou foi convidado  a se cadastrar numa newsletter que prometia  lhe enviar algumas informações que  poderiam lhe ajudar a tomar  uma decisão, sem compromisso.  Durante 1 mês, o João recebeu informações sobre a capacidade de carga das máquinas, o seu consumo, velocidade, entre outras características de várias marcas.  No final do mês, o João já tinha uma ideia mais clara de qual a máquina mais interessante para ele e se decidiu a comprá-la.

2. Abandonos de carrinho

:: Cativar o cliente indeciso a comprar depois de ter abandonado o carrinho de compras;
:: Inquérito pré-formatado com motivos da desistência que permite enviar sugestões baseadas nas respostas do cliente;
:: Sugerir  produtos idênticos aos que desistiu de comprar mas com outras características

Exemplo (Continuação): Durante a compra, o João percebeu que o preço não era o que estava disposto a pagar e desistiu da compra. 15 minutos depois recebe um SMS da loja a informar que foi enviado para o seu  email um  cupom com 15% de desconto que deverá ativar nas próximas 24 horas . Finalmente o João comprou a máquina de lavar roupa.

3. Comunicação/Relacionamento pós-venda

::  Cross Selling –  Email automático sugerindo a compra de produtos relacionados ao  que adquiriu antes;
:: Notificar compradores quando forem repostos  produtos que estavam com ruptura de estoque.
:: Envie ofertas a clientes que já não compram há muito tempo

Exemplo (Continuação): 15 dias mais tarde o João recebeu um email a convidá-lo para comprar uma máquina de secar roupa.

4. Marketing Comportamental:

:: Recompense os clientes que geraram mais conversões;
:: Automatize os brindes para os clientes no seu aniversário

Exemplo (Continuação): No seu aniversário, o João recebeu um cupom para resgatar o seu presente. Detergente para a máquina de lavar roupa!

Conclusão:

A automatização dos processos com ajuda do  email marketing garantiu a esta loja  online numa primeira fase captar  um cadastro para a sua base de dados. Os autoresponders ajudaram o cliente a perceber qual o produto mais adequado e o desconto enviado depois do abandono do carrinho de compras  o ajudou a tomar uma decisão. Com  esse procedimento, a loja ganhou um novo cliente. Como esta informação ficou gravada, a loja  a utilizou de forma pertinente, para sugerir um produto complementar. No  final, o cliente ainda recebeu um presente da loja no seu aniversário!

E agora? Já está convencido em investir o seu tempo numa boa ferramenta de e-mail marketing?