Utilizar o marketing de conteúdo como estratégia para uma campanha de e-mail marketing de sucesso requer um planejamento com foco em apresentar soluções baseadas nas informações das necessidades do público-alvo que será atingido.
É uma forma de atrair o público para o site, estimular o download de materiais para captação de leads, mostrar novidades, enfim, o seu melhor conteúdo vai para o e-mail marketing.
Crie uma lista de contatos com público qualificado
Ao enviar os e-mails da campanha de marketing para o público que optou por se cadastrar no blog ou site, a estratégia ganha um grande potencial.
São usuários que desejam ler sobre os assuntos que você trata e por isso o sucesso da campanha pode atingir patamares maiores que o esperado. Além disso, é possível obter um feedback rico em informações que podem ser utilizadas como estratégia para as próximas campanhas.
Desenvolva um assunto irresistível
A maioria das pessoas exclui os e-mails que não os interessam logo ao ler o assunto. É nesse ponto que vai entrar a questão da criatividade.
Sabendo as necessidades do público no segmento de atuação, é possível desenvolver conteúdos que apresentem soluções e o título do conteúdo precisa ser um assunto irresistível para que o usuário abra o e-mail ao invés de descartá-lo com os outros. Essa estratégia fará o seu e-mail se destacar entre todos os outros.
Demonstre pessoalidade com o contato
Ninguém gosta de receber e-mails automáticos enviados por softwares robôs. Tudo isso demonstra impessoalidade e torna o contato muito mecânico. Para ter sucesso na campanha de e-mail marketing, seja pessoal.
Chame o contato pelo nome, ainda no início, e mantenha uma linguagem simples e informal com um tom de conversa entre amigos até o final.
Use a segmentação da lista e prepare um caminho para esses e-mails. Por exemplo, se aquele contato abriu o e-mail, recebe o e-mail A.
Se não abriu, recebe o e-mail B, que traz uma abordagem diferente no título e assim por diante, melhorando cada vez mais a experiência através do funil de vendas. Dessa forma, será possível transformar um contato, geralmente frio, em uma experiência calorosa e diferenciada.
Dê um aperitivo sobre o assunto do conteúdo
A real intenção do e-mail marketing é convencer o usuário a visitar a página de destino para geração de resultados de acordo com o objetivo proposto no funil de vendas.
Pensando nisso, faça um resumo do conteúdo de forma que desperte a curiosidade para continuar a leitura. Dê a ele um pequeno aperitivo do que pode ler ao visitar a sua página e estimule o acesso ao site, levando para outros conteúdos e estimulando o download de materiais.
Solicite a visita ao site ou blog para ler o conteúdo na íntegra
É preciso finalizar cada ação com um pedido, um call-to-action. Caso contrário ele se dispersa e abandona o e-mail. Seja criativo ao solicitar que visite a página de destino, por exemplo. Nesse texto do site, chame o compartilhamento, os comentários.
Cuidado com a frequência de e-mails enviados
A maioria das pessoas tem problemas com empresas que entopem a caixa de entrada com e-mails, muitas vezes, irrelevantes. Tornam-se irritantes e perdem a credibilidade (spam). Ajuste a frequência ideal para seu público. O usuário entenderá que o seu e-mail é valioso em meio a tanto lixo eletrônico e avaliará antes de excluí-lo.
Não esqueça que a estratégia de e-mail marketing não funciona sozinha. O conteúdo deve ser realmente interessante para quem deseja ler e aliado a toda construção da estratégia do funil de vendas. Se não é apenas mais uma newsletter.