O Brasil está vivendo uma época bastante complicada para o comércio e as indústrias e, nesse cenário, muitas empresas estão diminuindo o número de funcionários, procurando linhas de crédito, entrando em uma competição feroz por clientes e fazendo o impossível para manterem os atuais.
Quando o assunto é reter clientes, é preciso ter em mente que a manutenção da clientela ativa não é somente questão de planejamento estratégico de negócios, mas também um aspecto que deve ser considerado quando falamos de gestão de marca e relações públicas.
Como Kotler disse certa vez, “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Ou seja, se sua empresa não está focando em retenção de clientes neste momento, você pode estar nadando contra a maré.
Empresas se destacam quando contam com um excelente programa de retenção de clientes
Um dos principais diferenciais das organizações é sua capacidade de conseguir reter, com facilidade, os seus clientes. No entanto, para que isso aconteça, é preciso esforços das mais diversas áreas na formulação de um plano global de retenção.
Afinal, um bom atendimento, boa comunicação com os consumidores, produtos idôneos e de qualidade, profissionais aptos a esclarecer dúvidas e foco no público-alvo são as principais formas de conquistar clientes, mas é necessário nutrir esse relacionamento, para que eles continuem comprando da sua empresa.
Outro ponto importante para aumentar a retenção de clientes é a inovação na hora de se relacionar com os consumidores. Fazer promoções, pedir sugestões, investir em sorteios, são ideias bacanas, contudo, não podem ser mais considerados diferenciais competitivos.
A Dell, empresa da área de tecnologia, consegue captar um fluxo abundante de ideias mantendo uma boa relação com os seus consumidores. Um dos mecanismos para isso é a realização de brainstorms virtuais com os clientes. As ideias vencedoras são colocadas em prática nos novos produtos da marca.
O tratamento da informação é um importante meio de retenção de clientes. É cada vez mais evidente a utilização de procedimentos estatísticos na hora de lidar com informações colhidas em feedbacks espontâneos e pesquisas de opinião.
A compreensão dos dados estatísticos possibilita um melhor entendimento das necessidades dos clientes e, além disso, permite que a empresa saiba o que os clientes esperam da mesma.
Se as métricas permitem o entendimento de vários aspectos em relação aos clientes, é importante entender que individualmente elas não conseguem bons resultados.
Para conseguir manter os clientes em um relacionamento íntimo com a marca da sua empresa é preciso integrar as informações e buscar criar inteligentes perfis de consumidores.
A satisfação e a retenção de clientes
Manter clientes satisfeitos é uma missão que demanda comprometimento. A sensação de estar adquirindo produtos ou contratando serviços confiáveis e efetivos é fundamental para que as pessoas continuem apostando na sua marca.
E, quando se fala em satisfação, estamos falando daquele sentimento que o consumidor experimenta quando sente segurança na compra, entende os benefícios dos produtos e serviços, considera a superioridade da marca e prioriza a aquisição dos produtos/serviços da sua empresa.
Você focando em retenção ou aquisição de novos clientes? Conte para a gente nos comentários.
Republicado com autorização do autor. Originalmente disponível em: http://blog.dito.com.br/como-ser-uma-empresa-lider-focando-em-retencao-de-clientes/