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Como resolver problemas no Varejo de forma inovadora? #3

Continuando a Série: “Startups inovadoras que apresentam soluções e negócios no Brasil que poderiam ajudar o comercio eletrônico e o varejo tradicional a resolver em seus antigos e novos problemas.”

Segue mais 5 negócios e Startups na terceira relação de Problemas e Soluções para setor.

Apresentar o problema e mostrar uma opção de solução, simples assim!

Negócios & StartUps #3

Geração de Conteúdo e Postagens:
Marketing Digital se faz com bastante conteúdo e presença virtual. A comunicação constante e efetiva, relacionamento com o cliente, aliada a geração de conteúdo é um problema para sites, marcas e varejo que não tem uma equipe focada de mídias sociais. Manter um perfil das Redes Sociais constantemente atualizadas, publicando conteúdo, atraindo novos seguidores ou fãs exige muito trabalho e requer tempo e pessoal capacitado para fazê-lo. Pensando nisso, a StartUp Post List desenvolveu um sistema automático de postagens e geração de conteúdo onde qualquer negócio possa deixar suas redes sociais no que eles chamam de Piloto Automático. No Post List, baste se logar as contas do Facebbok (perfil e fã page), Twitter, Google+ e LinkedIn, criar e programar listas ou usar listas prontas de temas específicos e deixar o sistema realizar as tarefas. Além disso, é possível acompanhar a reação do público e o crescimento dos seus perfis de mídia social. O conteúdo programado pode ser personalizado ou pode optar pelos conteúdos públicos, diariamente atualizados pela equipe do PostList.  ( www.postlist.com.br )

Cobranças e Renegociação de Dívidas:
O setor varejista registrou, no mês de maio, um crescimento de 1,97% na inadimplência em relação a maio de 2012. Comparado a abril deste ano, houve um avanço de 2,22% do número de calotes. Cobrar é um problema para muitos varejistas, porque tira o foco no que é mais importante: Vender.  A StartUp Saldo Coletivo desenvolveu uma plataforma que automatiza a cobrança e a renegociação de dívidas com alta conversão de resultados para empresas (na retomada de valores, de clientes e na redução de custos). O serviço apresenta aos clientes-devedores melhores condições de pagamento, facilidade no acesso a proposta, na negociação e na forma de pagar, para quitarem suas dívidas.  ( www.saldocoletivo.com.br )

Comportamento de compra Offline:
Um grande problema para o varejo tradicional é entender o comportamento de compra dos seus clientes. As indústrias não possuem formas de pesquisas que sejam on-line e real-time para capturar as informações de seus produtos minuto a minuto  no checkout. Desta forma a gestão de vendas, logística, produção e outras áreas dependem de informações manuais por amostras, sem precisão e confiabilidade, capturadas geralmente por pesquisas informais.  A StartUp GetWay vem desenvolvendo um sistema em parceria com indústrias para rodar em tempo real de forma ágil e precisa na automação comercial, independente do hardware e software existente, sem comprometer  legalmente, nem mesmo o funcionamento da automação, onde todas as informações contidas no cupom fiscal, como: Estabelecimento (geolocalização), data, hora, produtos comercializados, quantidades, unidades, valor unitário, total da venda, formas de pagamento e até a temperatura no momento da compra. Tudo isso é transmitido para os servidor da GetWay que em tempo real, realiza a mineração dos dados, possibilitando a analise através de um BI, favorecendo assim o conhecimento do aumento da performance dos varejistas e da indústria.   ( www.getwaytecnologia.com.br )

Produtos Exclusivos – Design e Economia Criativa:
Um dos problemas o varejo online e off-line é ter exclusividade de produtos e peças específicas e únicas de sua loja. Ter acesso a fornecedores pequenos e aos designers, reserva de mercado, patentes e etc., é realmente uma situação não comum ao Varejo. Pensando nisso também, a StartUp  Galatea criou uma cadeia produtiva, servindo de ponte entre designers, fornecedores, decoradores e varejo, distribuindo de forma igualitária os lucros e os riscos. O sistema Galatea funciona da seguinte forma: Um designer sobe um projeto de móvel ou objeto de decoração, esse projeto fica online captando “interesse comercial” representado por votos ou por solicitação direta. Os fornecedores se cadastram para construir o produto e montar a linha de produção, o sistema linka as partes. Um protótipo é elaborado, fotografado e passa por um processo interno para poder ir ao ar como um produto do varejo interessado.  ( www.galateacasa.com.br )

Divulgação Mídias Sociais:
O qualquer e-commerce espera é que seus produtos e serviços sejam divulgados espontaneamente pelas Redes Sociais de seus fãs e clientes. Esse compartilhamento só é alcançado quando o usuário tem algum benefício ou que se sinta parte de um processo. A StartUp AdTangerine achou uma solução que não é um programa de afiliados, mas consegue atrair interessados em ganhar em troca da divulgação de seus produtos ou serviços.  Na verdade a Startup AdTangerine criou uma nova forma original de vender e comprar publicidade pela Redes Sociais. Trata-se uma de um sistema de troca de uma moeda virtual chamada de “Tangerina” onde pode cadastrar uma campanha e usuários das Redes Sociais podem ganhar “Tangerinas” por divulgar seu anúncio. O Varejo pode comprar quantas tangerinas quiser e oferecer através de uma personalização (cidades, perfil, sexo, idade e etc.)  as campanhas de seu negócio.  ( www.adtangerine.com )

As Startups tem soluções simples para grandes problemas. E é essa a nossa intenção em divulgar esses negócios inovadores.

Para o AlVo e Avante!!

@Joaokepler