Durante anos escutei questionamentos e indagações de clientes, como: “Em quanto tempo teremos resultados? Quando veremos o retorno do investimento? Qual o ROI de SEO?”. Ou, ainda, comentários como: “SEO não dá resultado! É impossível medir o ROI! Já se passaram 6 meses de projeto e nada de resultado!…”. Até que um dia decidi que precisava eliminar pelo menos essas incertezas (já basta os “n” fatores de ranqueamento do Google, não é verdade?). Para isso, desenvolvi uma metodologia para estimar o potencial de crescimento em um projeto de SEO para e-commerce.
O Organic Growth Forecast (OGF) é uma fórmula que utiliza volume de pesquisa, posicionamento médio, CTR, taxa de conversão do comércio eletrônico e ticket médio para projetar o crescimento e estimar o ROI em um projeto de SEO.
Quer saber como? Explicarei em 9 passos bem simples de serem seguidos
1 – Defina um grupo de palavras-chave (100 pelo menos)
Palavras-chave continuam sendo a base de tudo. Portanto, o primeiro passo para projetar o aumento de tráfego orgânico consiste em selecionar um grupo de palavras, preferencialmente transacionais.
Palavras transacionais aumentam a probabilidade de conversão e precisão das projeções. Para um e-commerce, por exemplo, os termos estão relacionados às categorias de produtos e produtos em específico.
Para começar, defina um grupo de pelo menos 100 palavras-chave relacionadas às principais categorias de produtos da sua loja virtual.
2 – Defina o volume de pesquisa de cada termo
Após definir a lista de termos, encontre o volume de pesquisa com auxílio de ferramentas como Google Keyword Planner, SEMrush Keyword Magic Tool, Ahrefs Keyword Explorer ou similares.
3 – Some todos os volumes de pesquisa
Deste passo em diante, você pode começar utilizar a planilha de projeção.
Insira as palavras-chave com seus respectivos volumes de pesquisa que a planilha já está pré-configurada para realizar o cálculo.
4 – Defina o posicionamento médio do grupo de palavras-chave selecionadas
Para encontrar o posicionamento é necessário uma ferramenta de monitoramento de posicionamento.
Insira o grupo de palavras na ferramenta de sua preferência e espere os resultados.
Exporte o relatório e insira os dados de posicionamento na planilha para que ela calcule o posicionamento médio dos termos selecionados.
5 – Encontre o CTR de cada posição
Existem várias ferramentas que monitoram o CTR. Particularmente, recomendo o AWR CTR Study por ser a única que permite uma segmentação internacional, por categorias, dispositivos e até intenção de busca (search intent).
6 – Colete os dados do Google Analytics
No Google Analytics, vá até o relatório do e-commece e colete a taxa de conversão e o ticket médio. É importante que defina um período de 12 meses para eliminar sazonalidades.
7 – Determine o potencial real de tráfego orgânico
Para determinar o potencial real de tráfego, é preciso levar em consideração dois fatores bem conhecidos dos colegas de SEO. Long Tail Keywords e Click Ratio Pago x Orgânico.
Nesse caso, as long tail keywords são variáveis complementares dos termos selecionados e geralmente possuem volumes menores de buscas.
Por via de regra determinamos que o tráfego de longtail é metade do total, podendo variar para mais ou para menos.
A soma dos volumes de head e long tail é o potencial total do tráfego. Entretanto, a SERP não é formada apenas de resultados orgânicos.
Portanto, é preciso descontar a porcentagem de clicks nos resultados pagos. Para isso utilizamos o click ratio de 30 x 70. Ou seja, descontamos os 30% que clicam nos resultados pagos para chegarmos no potencial real de tráfego orgânico.
8 – Projete o crescimento de tráfego, vendas e receita orgânica
Com todos os dados coletados, basta inseri-los na planilha e estimar a melhora de posicionamento trimestralmente.
Observe que ao alterar a posição média é preciso alterar o CTR respectivamente e deixar a planilha calcular o resto.
9 – Estime o ROI de SEO
O ROI de SEO é igual a qualquer outro ROI. O que eu quero dizer com isso?
Que o cálculo é o mesmo: Receita / Investimento = ROI
Portanto, na planilha tudo que você precisa preencher é o valor trimestral de investimento com SEO.
Como e quando utilizar a projeção de crescimento orgânico
O OGF (organic growth forecast) pode ser usado em todas as etapas de um projeto de SEO, do pitch de vendas ao upsell passando, é claro, pelo planejamento estratégico.
Imagine sua equipe de vendas municiada com projeções de resultados e estimativas de retorno sobre investimento?
Agora pense em um planejamento estratégico de SEO que será apresentado para a diretoria de um grande e-commerce, onde tudo o que querem saber é:
Qual será o aumento no volume de vendas e receita?
Com a metodologia OGF você responde a todas essas perguntas utilizando dados.
Chega de achismos em SEO!