- Grande número de parâmetro na url;
- Produtos com descrição e especificações técnicas iguais às de outros sites;
- Poucas mudanças no conteúdo da página, porque muitos mudam apenas o “miolo” onde aparece o produto, ou colocam o mesmo produto com poucos detalhes a mais, como cores ou outro opcional.
- http://www.lojavirtual.com/televisao.php?marca=philco
- http://www.lojavirtual.com/busca.php?q=&pg=1&marca=philco
- http://www.lojavirtual.com/televisao.php?marca=philco&limit=20&relev=menor
- Acesse a sua WebMaster Tools. No Painel de Controle das Ferramentas do Google para webmasters, clique no site que deseja.
- Em Configuração do site, clique em Configurações.
- Vá na guia Manipulação de Parâmetros.
- Para cada parâmetro, selecione a opção desejada, veja figura 1. Se nenhum parâmetro estiver listado é porque o Google não encontrou nenhum durante o rastreamento do seu site. Você ainda pode adicionar parâmetros por si só, deixar o Google decidir” ou “usar valor especifico”.
Figura 1 – Aba “Como manipular parâmetros”
Assim, se pedirmos para o Google ignorar os parâmentros “limit”,”relev” da url http://www.lojavirtual.com/televisao.php?marca=philco&limit=20&relev=menor, ela ficará assim: http://www.lojavirtual.com/televisao.php?marca=philco. Você pode configurar até 15 parâmetros para o googlebot ignorar. Com esta configuração, o Google trata estas solicitações como sugestões, e não como diretivas. Ignorando alguns parâmetros, com certeza você irá reduzir o problema de conteúdo duplicado em sua loja virtual. Até a próxima!