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Como otimizar os custos da operação do seu e-commerce

Por: Eduardo Fregonesi

Antes de co-fundar a Synapcom, Eduardo também participou da fundação do Shop2gether, onde foi diretor comercial. Formado em administração pela Universidade de São Paulo, possui especialização em Business Administration pela London School of Economics and Political Science (LSE). À frente da empresa, conquistou prêmios de diferentes entidades do setor: Melhor Operação em E-commerce pelo E-commerce Brasil e Melhor Gestão de E-commerce pelo E-awards.

Estruturar e manter uma operação de e-commerce completa não é tarefa simples – e nem barata, é verdade. No entanto, o setor se desenvolveu tanto no último ano que ficar fora do mercado digital também não é uma opção. De acordo com a pesquisa Webshoppers 43ª edição, da Ebit| Nielsen, 2020 fecha com 29% a mais de consumidores do que no ano anterior, sendo 13 milhões de novos compradores. Desses, 83% declararam que voltariam a fazer compras online.

Assim, a importância que os canais digitais ganharam não podem ser ignoradas. Para conseguir montar uma operação otimizada e conquistar bons resultados, é possível pensar em algumas alternativas. Após a decisão de uma marca de vender online, diretamente para o seu consumidor, é hora de definir se essa operação será internalizada, terceirizada para diversos parceiros ou terceirizada no modelo de full commerce, com soluções de ponta a ponta. Esse passo depende muito do tamanho e da maturidade do seu negócio, é claro, mas pode fazer bastante diferença.

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Isso porque ao decidir montar seu e-commerce, a marca passa a ter o desafio de estruturar uma operação de qualidade, com time que tenha know how, estrutura de tecnologia, logística, SAC, entre outros, e todo esse ecossistema é caro e complexo.

Veja a seguir algumas maneiras de otimizar os seus custos.

Focar na gestão de seu e-commerce

Pode parecer óbvio, mas é um ponto importante. Vender online vai muito além de colocar produtos em uma plataforma. Assim, é essencial fazer uma gestão do negócio, acompanhar todas as etapas e contar com especialistas no setor que saberão como agir, quais caminhos tomar, como fazer uma estratégia de canais digitais, etc.

Marketing digital como seu aliado

O sucesso do seu e-commerce depende de muitos pilares e o marketing digital é um desses pontos essenciais porque além de influenciar na aquisição de tráfego e na conversão, ele ajuda a obter dados e informações sobre a experiência de compra e sobre os clientes finais, o que é primordial para entender não só os hábitos dessas pessoas, mas também as possíveis dores da operação. O uso das informações do NPS (Net Promoter Score), por exemplo, é muito rico para entender as qualidades das reclamações e dos elogios, o que possibilita fazer estratégias diferentes para cada um deles. Outro ponto relevante é que, em média, as marcas ignoram 77% das pessoas que desejam resposta via mídias sociais e pesquisa feita pela Sprout Social mostra que ainda existe muito espaço para que seja criado uma integração maior entre times de SAC e Marketing para criar uma experiência cada vez melhor. Assim, podemos ver como o marketing é importante na aquisição e análise dessas informações e ajuda nas estratégias de crescimento dos clientes. Isso tudo feito de maneira consistente, garante que seus investimentos em mídia sejam focados e otimizados e que ações certeiras sejam tomadas na sua operação como um todo.

Atenção na logística

Ponto crucial de toda operação, sabemos como o preço e o tempo de entrega dos produtos influenciam muito na decisão de compra. Um estudo da Baymard Institute revela que 60% dos clientes desistem de adquirir algo por causa do custo do frete. Aqui vale investir em parceiros que possibilitem uma boa negociação de valores e agilidade. Para algumas cidades, o same day delivery não é mais um diferencial e sim algo essencial de oferecer. Os consumidores, cada vez mais exigentes e acostumados a boas experiências, não aceitam mais pagar caro por um frete demorado. Mais do que otimizar custos, ter uma boa operação logística vai te garantir a efetivação de compras.

Full commerce como alternativa

!uando falamos em médias e grandes marcas, essa pode ser uma alternativa vantajosa. Neste modelo os investimentos em tecnologia e logística podem ser otimizados já que é possível contratar a plataforma, realizar a integração com marketplaces, além de realizar a gestão de todo o negócio, o trabalho com marketing digital, frete e todo o pós venda de atendimento ao consumidor, tudo em um só parceiro. Empresas especializadas nesse modelo já possuem negociações de valores vantajosas com fornecedores e parceiros para realizar todos os serviços necessários e, por contar com ecossistema e estrutura própria, apoiam seus clientes que não precisam investir em aumentar armazéns, por exemplo.