Com um tom de frescor e de atualização constante, o growth é a nova cara do marketing voltado para aquisição, retenção e fidelização de clientes. Mas como alcançar esse cenário em que o marketing de crescimento pode ser a grande sacada do seu e-commerce? Continue a leitura deste artigo e saiba tudo sobre essa metodologia que tem renovado o relacionamento entre marcas e consumidores.
O que é uma estratégia de growth marketing
Antes de falar especificamente do growth marketing, é importante entender de onde ele surgiu. Esse é um conceito que evolui da estratégia de growth hacking, criada por Sean Ellis em 2010, durante o boom das startups. Na época, o objetivo era utilizar a combinação de marketing, dados e tecnologia para acelerar o crescimento das pequenas empresas com um custo relativamente baixo, visando a resultados rápidos e mensuráveis.
O growth marketing (marketing de crescimento), então, foi desenvolvido na sequência, porém com uma meta mais focada no longo prazo, já que a retenção e a fidelização de clientes são etapas que demandam tempo para que esse laço seja estabelecido. Essa estratégia envolve a realização de testes e experimentos, análise de dados e correção da rota a cada novo ciclo.
Dentro do marketing de crescimento, inclusive, o funil de vendas é visto por uma ótica diferente. Aqui, o chamado funil pirata utilizado pelos profissionais de growth inicia com as ações que trazem a aquisição de clientes (estratégias de conteúdo, landing page com material exclusivo para baixar, preenchimento de formulários em troca de benefícios etc.).
Depois, é aplicada a etapa de ativação (quando o cliente é motivado a utilizar o produto), passando para a retenção (incentivos para manter a sua base de clientes, como cupom de desconto para compradores recorrentes), depois para a receita (testes de precificação, cross e up selling), e atingindo o estágio de indicação (momento em que o cliente se torna um defensor da sua marca, recomendando os produtos para familiares e amigos).
Principais benefícios do marketing de crescimento
A partir dessa base inicial que apresentei para você no tópico anterior, é fácil de perceber que o growth marketing vai um passo além do marketing tradicional. Enquanto o marketing em si vai se atentar a ações imediatas de comunicação com os clientes, o marketing de crescimento vai olhar para o resultado das campanhas, analisando dados qualitativos e quantitativos para identificar as estratégias que trazem escalabilidade para o modelo de negócio.
Sim, o growth só toma decisões com a análise e o uso de dados, colocando os esforços em tudo o que efetivamente vai gerar o crescimento da marca no digital. Esse, talvez, seja o principal benefício em adotar essa metodologia de aquisição e retenção de clientes. No final do mês, ou a cada período pré-estabelecido, os resultados serão visíveis e, assim, você consegue conquistar uma evolução com um “caminho das pedras” bem definido e embasado em dados.
Aplicando essa metodologia no e-commerce
Há várias estradas que você pode pegar para acelerar a sua presença no universo do marketing de crescimento para e-commerce. Entre elas, posso destacar o cuidado com o atendimento ao cliente a partir de uma interação rápida e humanizada, para entender no detalhe as dores desse consumidor e guiar a conversa com o foco na resolução do problema a partir do seu produto.
Outra habilidade é acompanhar a evolução da jornada do cliente durante cada uma das etapas. Esse é um fator em constante mudança e atualização. Por isso, a análise dessa jornada é extremamente importante para aplicar ações efetivas de growth.
Estar atento às movimentações do cliente, do nicho de mercado e do uso de novas ferramentas de tecnologia são os principais pontos para equilibrar as iniciativas de growth. Por isso, mapeie constantemente o que vai trazer resultados para a saúde do seu negócio e mude a rota quando necessário. Seguindo essas dicas valiosas, seu e-commerce tem tudo para alavancar as vendas e o crescimento de modo sustentável e duradouro.