Como o e-mail marketing sobreviveu até hoje e qual o seu futuro?
O e-mail marketing é, ainda hoje, o canal pago com maior Taxa de Conversão do e-commerce brasileiro segundo a última pesquisa E-Commerce Radar 2018. Além disso, representa em média 18% da origem das vendas do e-commerce brasileiro e é, frequentemente, a mídia com maior ROI (Retorno sobre o Investimento), dado o seu baixo custo. Mas, como será que o e-mail se manteve como um canal tão forte para o e-commerce até hoje, passado tanto tempo?
Voltando um pouco no tempo, lá no início dos anos 2000, começavam a se popularizar os primeiros e-commerces no Brasil, como Submarino, Americanas e Mercado Livre. O e-commerce foi crescendo à medida que novos consumidores passavam a usar a internet, impulsionados por uma avalanche de provedores de acesso gratuitos que forneciam, além do acesso discado à internet, adivinhe? Um e-mail.
Sim, o e-mail já estava lá, desde o início da popularização da internet no Brasil. Ter um acesso à internet significava também ter acesso a um e-mail pessoal. Dessa forma, não demorou muito para que as primeiras lojas virtuais percebessem que o melhor canal de marketing direto. Ou seja, para falar diretamente com seu público era o e-mail.
Afinal, ele permite se comunicar com uma grande quantidade de pessoas em pouquíssimo tempo, de modo personalizado e pessoal — com imagens que podem ser facilmente clicadas direcionando tráfego ao site. E, ainda por cima, a um custo muito baixo. Todos estes benefícios do e-mail marketing eram evidentes lá por volta de 2010. E hoje? Será que ainda é assim ou as mudanças nos fazem projetar um futuro não tão promissor?
Para responder à essa pergunta, vou analisar o que mudou no mundo do e-commerce e do marketing digital de lá para cá.
A primeira grande mudança foi o surgimento das redes sociais, como Facebook, Instagram, Linkedin e WhatsApp. E a segunda grande mudança foi a popularização dos smartphones.
Eu costumo dizer em webinars, palestras e conversas com profissionais de marketing que percebo 2 impactos negativos e 2 impactos positivos causados pelas mudanças acima.