Logo E-Commerce Brasil

Como o ChatGPT pode ser útil e aproveitado para o e-commerce?

Por: Guilherme Alves Inácio da Silva

Programador Data Science Pleno na wap.store

Começou a trabalhar com programação há três anos na web.art como estagiário e foi se desenvolvendo na empresa. Foi efetivado e continuou crescendo até que conseguiu o cargo de programador back-end pleno. Logo depois, surgiu uma oportunidade de experimentar um novo cargo, que era data science. Aceitou o desafio e começou a estudar e a se desenvolver nesse novo cargo, no qual está até hoje.

Não há dúvidas de que ultimamente um dos assuntos mais populares na área da tecnologia é o tal ChatGPT. Trata-se de uma inteligência artificial criada pela OpenAI que vem ganhando cada vez mais notoriedade com sua capacidade incrível de se comunicar de forma assertiva, trazendo respostas inteligentes, mostrando-se muito eficiente e surpreendendo cada vez mais seus usuários.

Na verdade, podemos deixar ele mesmo se apresentar:

“Olá! Eu sou o ChatGPT, um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI. Fui treinado em uma ampla variedade de tarefas de processamento de linguagem natural, como compreensão de linguagem natural, geração de linguagem natural, tradução automática e muito mais. Estou aqui para ajudar a responder suas perguntas e fornecer informações úteis. Espero poder ser útil para você!”

Com sua tamanha eficiência, é de se imaginar que cada vez mais ele está no dia a dia das pessoas, seja um simples usuário, como também profissionais de marketing, advogados, produtores de conteúdo, entre outros.

Os impactos do ChatGPT

Alguns anos atrás, era estranha a ideia de que um computador pudesse se comunicar perfeitamente com um humano, e hoje podemos não só ver, mas interagir com uma inteligência artificial com uma capacidade incrível de comunicação.

O que é bom sempre aproveitamos, não é mesmo? Então, cada vez mais, estamos colocando o ChatGPT em nosso dia a dia, seja para criar simples tarefas, tirar dúvidas ou até nos mostrar uma boa receita para fazer.

Com uma poderosa ferramenta como essa, é inegável que ela também tem trazido inúmeros questionamentos e inseguranças sobre a proporção do seu uso, como impacto na educação e nos estudos ou profissionais com medo de serem substituídos por uma máquina. Porém, temos pensado cada vez mais em estratégias e em soluções para nos beneficiar do ChatGPT, extraindo o melhor que ele possa nos proporcionar.

Como usar o ChatGPT em meu e-commerce?

A maioria das áreas profissionais tem buscado alguma forma de incluir o ChatGPT em suas tarefas. No e-commerce, não é diferente, e diversos profissionais têm usado cada vez mais essa ferramenta como forma de auxílio ou execução de algumas tarefas, automáticas ou não.

Além de automação em algumas tarefas simples, podemos trazer uma compreensão diferente do comportamento do usuário no site e uma melhor assertividade sobre a entrega de um produto ou vitrine para o cliente.

Na área da programação, o ChatGPT pode nos auxiliar na refatoração de códigos e em melhorias em alguns processos, deixando o código mais performático. Ele também pode ser bem útil na construção de integrações, como integração de frete ou qualquer API externa.

Além disso, pode ajudar no marketing do produto, auxiliando na criação de estratégias para vendas ou publicidades e posts em redes sociais. Melhorias em e-mail marketing são outras possibilidades do uso da IA no e-commerce, aprimorando a apresentação do produto para o cliente e até fornecendo melhores sugestões desse item.

Visando à automação de tarefas, o ChatGPT pode ser usado para melhorias no SEO do produto, criando resumos, “meta description”, “title” e até palavras-chave para o item, buscando um melhor rankeamento dele no Google.

A ferramenta ainda pode ser usada para entender o comportamento do cliente no site, analisando as páginas e os produtos que ele visita e oferecendo sugestões mais assertivas de vitrines e itens. Também é possível usá-la diretamente na busca, trazendo palavras similares e ajudando com sugestões.

Exemplos práticos de aplicação em tarefas

Minha pergunta: “Crie uma tag meta description para o seguinte produto: Tênis esportivo amarelo”.

Resposta:

“Obtenha um impulso de energia com o nosso Tênis Esportivo Amarelo. Com design moderno e confortável, este calçado oferece suporte para seus pés enquanto você se movimenta com confiança. Compre agora e experimente a diferença em sua rotina de exercícios!”

Minha pergunta: “Me retorne palavras-chave sobre o produto, separadas por vírgula”.

Resposta:

“Claro, aqui estão algumas palavras-chave sobre o produto “tênis esportivo amarelo”, separadas por vírgulas: tênis, esportivo, amarelo, design moderno, conforto, estilo, atividades físicas, desempenho, calçado.”

Além de tudo isso, podemos aproveitar a Inteligência artificial com o suporte com cliente, para buscar respostas mais automáticas em perguntas frequentes, incrementando um chatbot no site para ajudar o cliente a encontrar o produto que ele deseja.

Por fim, podemos entender que há uma enorme e incrível ferramenta em nossas mãos. Cabe a nós tentarmos aproveitar o máximo que o ChatGPT tem a nos oferecer. Usando-o em seu e-commerce, acredito que pode ser uma ótima ideia para performar suas vendas.