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Como medir o Retorno sobre investimento (ROI) do marketing de conteúdo

Muitas empresas consideram o marketing de conteúdo um ótimo investimento que traz bons retornos e ajuda reter consumidores e ganhar a lealdade deles.

Mas o que seria Marketing de Conteúdo? De acordo com a definição oferecida pelo Content Marketing Institute:

“Marketing de Conteúdo é uma abordagem de marketing estratégica focada em criação do conteúdo valioso, relevante, e consistente para atrair e reter uma audiência especifica e definida e que no final resulta em ações lucrativas”.

Em poucas palavras, marketing de conteúdo é como você atrai e engaja seus consumidores. Entretanto, o foco do marketing de conteúdo não é vender os produtos. Isso é um aspecto de comportamento de consumidores muito curioso que hoje em dia tornou-se uma parte importante de objetivos de qualquer negócio – interagir com seus clientes online.

Conteúdo está no palco desde os tempos mais antigos. Portanto, a grande parte desse conteúdo foi produzida sem ter objetivos claros e não alcançava o público-alvo.

Marketing de conteúdo feito corretamente resulta nos comportamentos diferentes dos seus clientes potenciais: eles param, leem e refletem.

Entretanto, há muita polêmica sobre como medir os esforços de marketing de conteúdo de uma empresa e como justificar as despesas. Provavelmente os objetivos que você definiu antes de começar a sua campanha não têm valor monetário, mas caso esteja buscando mais seguidores, assinaturas, formas de contato preenchidas, downloads etc, seus objetivos podem e devem ser medidos.

Mas antes de medir o ROI do Marketing de Conteúdo, vamos analisar os passos essenciais que cada empresa deve seguir planejando a estratégia de marketing de conteúdo caso para obter ROI maior.

(1) Comece pensando no fim. Decida qual retorno você quer conseguir e trabalhe focando nisso. Começando com os resultados finais em mente não é uma técnica nova, porém ela é muito eficiente. Ela inclui várias estratégias importantes, entre elas: estabelecer objetivos, definir sua missão, identificar resultados desejados e escolher prioridades.

(2)  Conheça o seu público. Crie conteúdo valioso e de boa qualidade sobre os assuntos que o seu público estiver pesquisando. Faça pesquisas de palavras-chave, pergunte aos seus clientes qual conteúdo eles preferem encontrar nas suas páginas, etc.

Ferramenta de Analitica

Ferramenta de Analítica de Palavras-chave da SEMrush

(3) Faça análise de concorrência. Pouca pesquisa pode resultar em incapacidade de atrair seus consumidores. Por isso monitoramento de seus concorrentes e análise de atividades deles são coisas que devem ser feitas diariamente para tentar prever a estratégia deles e o futuro comportamento. Analise o que seus concorrentes estão dizendo sobre o tema da sua área e qual conteúdo estão criando.

BuzzSumo BuzzSumo

(4) Dê atenção aos dados antigos: analise seus dados estatísticos antigos e separe os temas que trazem maior tráfego e o convertem para leads. Você pode estar errado sobre quem realmente é o seu público.

(5) Verifique que seus objetivos estejam de acordo com a cultura da empresa e modelo de negócios. Além disso, ao planejar a sua estratégia, avalie seus recursos e oportunidades. Você precisa definir objetivos alinhados com o modelo de negócios, orçamento e recursos.

(6) Brainstorm para obter novas ideias. Hoje em dia quando cada empresa cria conteúdo, encontrar ideias novas não é nada fácil. Procure nas mídias sociais, fontes online de referência, use ferramentas especializadas em pesquisa de palavras-chave, analise seus conteúdos antigos e trabalhe junto com seus clientes – tudo isso vai te ajudar a melhorar suas sessões de brainstorming.

Quais são as métricas de Marketing de Conteúdo mais importantes?

Métricas de conteúdo dependem dos seus objetivos. O que você está buscando? Mais leads? Links? Compartilhamentos? Maior tempo no site?

A pergunta mais importante que um profissional de marketing de conteúdo pode se fazer é “para que estou criando este conteúdo?”. Pense nos resultados finais e meça seu conteúdo de acordo com o papel dele no funil de vendas.

Leads não é o único objetivo possível da sua estratégia. Você pode estar buscando mais visibilidade para sua empresa ou querer estabelecer-se como um líder de opinião na sua área.

Use dados analíticos para avaliar suas atividades de marketing de conteúdo, desde criação e até distribuição e nunca crie nenhum conteúdo sem ter estabelecido os objetivos antes.

Métricas para alcançar liderança na área

(1) Métricas Sociais: compartilhamentos, comentários e curtidas vão demonstrar o interesse em seu conteúdo e a rede social, através da qual foi mostrado o interesse vai providenciar informações valiosas sobre os canais de comunicação prediletos do seu público. Invista em relacionamentos com influenciadores de opinião, pois eles conseguem amplificar o alcance do seu conteúdo com um like ou compartilhamento.

Ferramenta de Social Media

                                                 Ferramenta de Social Media da SEMrush

Pergunte-se qual tipo de conteúdo é o mais compartilhado nas redes sociais? Segue os dados estatísticos da Buzzsumo sobre a taxa de compartilhamentos média dependendo do tamanho de conteúdo.                                      

average shares by contant length

(2) Métricas de Engajamento com o Conteúdo podem ser encontradas com a ajuda de Google Analytics. Elas mostram a popularidade do conteúdo, se o público achou que ele é atrativo e relevante, se o conteúdo alcançou o objetivo, especialmente em  comparação com outras páginas.

Rastreia page views, usuários, sessões, profundidade de um scroll, tempo ativo no site, e usuários novos vs retornados. Repare no bounce rate, a porcentagem de pessoas que saíram da página sem ter passado para ver outras páginas. Isso vai mostrar qual conteúdo seus usuários acham interessante e o que eles estão procurando.

Google Analytics

Google Analytics

(3)  Tonalidade de respostas e reações ao seu conteúdo no blog e redes sociais vai ajudar a entender a ressonância emocional do seu conteúdo e como ele foi recebido pelo seu público.  

(4)  Tráfego de referências e backlinks. Atenção à qualidade e quantidade de tráfego de referências, backlinks e domínios de referência. Maior a taxa de autoridade deles, melhor para seus RPs e SEO.

Backlinks
                                                                                 

Backlinks no Relatório de Domain Analytics da SEMrush

(5) Reposts. O número de reposts e a qualidade de mídia que reposta seu conteúdo representam a qualidade do seu conteúdo.

Métricas de Resultados de Pesquisa

(1) Análise de tráfego de pesquisa orgânica vai mostrar o que traz mais tráfego para o seu site. Normalmente, uma campanha de conteúdo bem feita deve começar atrair mais e mais tráfego com tempo.

 

Trafego de pesquisa organica

                             Ferramenta de Position Tracking da SEMrush

(2) Rastreie seus objetivos de palavras-chave caso esteja usando conteúdo para melhorar ranqueamentos para certos termos/palavras-chave, meça o quanto o conteúdo move os ranqueamentos.

ferramenta de positon tracking

Métricas de Vendas:

(1) Geração de leads. Estabeleça seus objetivos em Google Analytics para poder medir o quanto o conteúdo do seu site te ajudou a se aproximar ao seu objetivo. Para geração de leads você pode estabelecer tais objetivos como quantidade de assinaturas ao newsletter, download de ebooks ou preenchimento de forma de contato. Agora é só rastrear o número de conversões.

(2) Taxa de Conversão do Objetivo: Calculada dividindo a quantidade total de objetivos alcançados por número total de sessões.

(3) Transações: use os filtros para descobrir qual porcentagem de lucros foi recebido graças ao seu blog.

A definição de métricas corretas depende dos objetivos organizacionais gerais para o marketing de conteúdo.  Entretanto, mesmo se seus objetivos estiverem completamente focados em SEO ou em tornar-se líder de opinião no mercado (nesse caso você também pode conferir as seguintes métricas: tráfego orgânico, mentions, backlinks e ranqueamentos nas maquinas de busca) recomendamos focar na construção da sua reputação antes de tudo. Para isso você precisa verificar diariamente se as suas campanhas estiverem resultando no aumento de visibilidade.

Caso você estiver focado nas vendas e geração de leads é essencial incluir as métricas rastreando ROI do seu marketing de conteúdo nos seus relatórios diários.

E você, quais métricas você usa e como rastreia os seus objetivos?