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Como garantir que seu cliente não fique sem atendimento durante o carnaval?

por Marco Tulio Barbosa Quarta-feira, 09 de fevereiro de 2022   Tempo de leitura: 6 minutos

Durante feriados, como o carnaval, muitas equipes acabam ficando desfalcadas devido a folgas e colaboradores que ficam ausentes.

Desta forma, o setor de atendimento pode sofrer impacto pelo baixo volume da equipe e o cliente acabar ficando sem retorno.

Mas como evitar que isso aconteça? Vou te contar uma solução que não envolve contratações e nem cortar as folgas dos seus funcionários. Continue a leitura.

A solução: atendimento automatizado

Um atendimento automatizado representa inúmeros benefícios para seu e-commerce. Entretanto, o principal deles é oferecer um atendimento imediato e ágil aos clientes.

São diversas as soluções tecnológicas de um atendimento automatizado. Entre elas, ressalto em especial o chatbot. Neste caso, surge para tornar todo o processo de atendimento mais automático e menos burocrático, na maioria das vezes sem intervenção humana direta.

O atendimento automatizado irá reduzir os pontos de contato do cliente com o atendente humano, economizando tempo para que eles resolvam solicitações mais complexas.

Esse tipo de atendimento representa inúmeras vantagens ao setor de comércio eletrônico. Como, por exemplo:

Atendimento 24 horas, 7 horas por semana

Uma plataforma de atendimento lhe permite fornecer retorno ao cliente independente do horário. Os clientes ficam assistidos mesmo quando a equipe de atendimento não está presente.

Tempo de espera minimizado

Com uma ferramenta de automação do atendimento, o cliente passa menos tempo na espera. Afinal, por meio de simples perguntas de classificação é possímel melhor direcionar a um atendimento. Além disso, no caso de dúvidas simples, a própria ferramenta já fornece as respostas.

Mais vendas em menos tempo

Com uma plataforma de atendimento, você consegue direcionar melhor as demandas de vendas e também integrá-la com outras ferramentas, como o WhatsApp, e garantir melhor fluxo de contato, inclusive para vendas.

Inteligência Artificial para garantir experiência

Quando falamos de atendimento otimizado, uma questão é essencial: a Inteligência Artificial. Os clientes querem atendimento, mas não querem um contato robotizado e frio, nesse sentido, entra a I.A.

A Inteligência Artificial faz com que a sua ferramenta aprenda com o usuário e forneça uma comunicação mais humanizada.

Com o PLN — Processamento de Linguagem Natural (NLP – Natural Language Processing) —, a comunicação fica muito mais natural e próxima ao atendimento humano. Afinal, o Machine Learning consegue trazer um lado emocional à comunicação, se aproximando mais ao usuário.

Desta forma, quando for contratar uma ferramenta para a automatização do seu atendimento, é essencial que ela contenha Inteligência Artificial embarcada para garantir a experiência do cliente.

Como automatizar o atendimento no seu e-commerce

Para criar um atendimento automatizado, é necessário antes de tudo entender o seu objetivo e seu público-alvo. Dessa forma, você irá melhorar a experiência, sem riscos de atritos na jornada do cliente.

Assim, a automatização começa com a escolha da ferramenta para atender às necessidades identificadas. Portanto, preparei algumas dicas e um passo-a-passo para ajudar na automatização.

Escolhendo a ferramenta

A plataforma, ou chatbot escolhido, deve representar melhorias na jornada do cliente. Sendo assim, é importante que conte com algumas ferramentas, como:

  • Criação de trilhas de conteúdo para facilitar a interação com o usuário;
  • Independência para criação de fluxos e melhorias, sem necessidade de acionar o fornecedor ou equipe de TI;
  • Relatórios para acompanhar o desempenho do setor;
  • Inteligência Artificial para melhorar a experiência.

Montando a base de conhecimento

É importante que a ferramenta tenha as respostas que os clientes mais buscam. Por isso, na hora de criar a base de conhecimento do seu chatbot, é primordial conhecer o público.

Como já falei, o chatbot usa da Inteligência Artificial para aprender à medida que interage com os usuários. Ainda assim, é essencial fornecer uma boa base de conhecimento para criar os fluxos de autoatendimento aos clientes.

No e-commerce é preciso colocar categorias e conteúdo visual, como vídeos, imagens, guias atraentes, etc. Este truque vai ajudá-lo a manter os clientes engajados.

Integre sua plataforma de atendimento

Assim que sua plataforma estiver pronta, você também conseguirá integrar com diversas outras ferramentas para melhorar os serviços oferecidos e a experiência do cliente.

Você pode integrá-la com o WhatsApp, para oferecer atendimento por esse canal, bem como seu CRM ou ERP, permitindo acesso a Nota fiscal, status do pedido, etc.

Esses são alguns passos principais para começar a automatizar seu atendimento. Isso irá permitir que seu cliente não fique sem atendimento durante o carnaval e outros feriados. Ou seja, garantirá que seu negócio irá manter a satisfação do cliente e conquistar novos consumidores.

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