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Como evitar dores de cabeça com frete no dia do consumidor

Acontece hoje (18 de março) no comércio eletrônico brasileiro a 2ª edição do Dia do Consumidor. Criado pelo Buscapé no ano passado, a expectativa para esse ano é que o faturamento das promoções seja 60% maior que os R$ 174 milhões registrados em 2014, segundo dados da E-bit. Além disso, a campanha contará com grandes players, como Americanas.com, Brastemp, CasasBahia.com, Extra.com.br, Magazine Luiza, Netshoes, Pontofrio.com, Ricardo Eletro, Saraiva, Shoptime, Submarino, Walmart.com e outros.

Como se pode notar, a infraestrutura das lojas terá de estar pronta para gerenciar um grande volume de vendas, e isso irá impactar especialmente a cadeia logística e a gestão de fretes, que precisa estar devidamente ajustada para evitar frustrações dos clientes com atrasos na entrega – e consequentes reclamações no Procon e nos canais online, prejudicando a reputação da loja junto aos clientes.

Diante disso, faça o checklist:

1) Defina campanhas de frete

É inegável que o frete grátis é um grande atrativo: na última pesquisa da ComScore, publicada recentemente, 84% dos entrevistados disseram que o frete grátis continua a conduzir as decisões de compra. Essa estratégia pode ser motivo de aumento de audiência e conversão em qualquer circunstância promocional, mas ao apostar nela, é importante conhecer os locais onde há problemas de entrega e quais destas regiões possuem custos mais altos. Bairros distantes dos centros de distribuição (com taxas de interior), com dificuldade de acesso ou zonas de restrição são as que mais causam problemas de perda de margem ou prejuízo nas vendas.

Existem ferramentas de criação de campanhas de frete nas quais o lojista pode determinar até quanto do percentual do produto deseja considerar como frete grátis. Dessa forma, o cliente consegue controlar o quanto pode “queimar” de markup para o subsídio do frete, de forma inteligente. Isso garante a venda com lucro. O ajuste deste tipo de campanha pode ser feita em menos de uma semana.

2) Tenha atenção redobrada com o cálculo de fretes

Com certeza haverá aumento do fluxo de visitantes nas lojas virtuais durante o dia do consumidor – e isso pode impactar as ferramentas de cálculo de fretes. Faça testes de aumento de audiência e veja se o método de cálculo que você utiliza consegue aguentar o número de requisições esperado, ou seja, verifique se não há o risco de o webservice ou outro sistema cair ou ficar lento.

Lembre-se de que para cada compra realizada são dezenas ou até centenas de consultas de frete que podem ocorrer. Falhar nesse momento e apresentar preços e prazos errados pode fazer sua loja perder clientes para a concorrência e manchar a reputação do seu negócio.

3) Conte com transportadoras de confiança

Todo negócio exige que se tenha bons parceiros. Por isso, é importante confiar no desempenho das transportadoras que trabalham para sua loja, principalmente antes de datas de grande concentração de entrega. O prazo estimado de entrega está de acordo com o prazo informado e de recebimento da mercadoria pelo cliente? O valor cobrado no cálculo do frete é o mesmo da fatura? Busque responder estas questões e se prepare para momentos de alta demanda. Veja mais sobre esse assunto aqui.

Se você, gestor, estiver atento a esses três fatores, o Dia do Consumidor tende a ser um sucesso de vendas e, com certeza, de fidelização de clientes. Bom trabalho!