Como evitar devolução de produtos no e-commerce

por Jéssica Marinho Segunda-feira, 29 de março de 2021   Tempo de leitura: 5 minutos

Seu e-commerce tem um grande número de devolução de produtos? Infelizmente, esse é um problema mais comum do que se imagina e gera prejuízo para o lojista: frete, embalagem etc. Além da dor de cabeça com o processo de estorno do valor pago e logística reversa.

De fato, é praticamente impossível eliminar esse problema de seu negócio. Por outro lado, existem ações para reduzir a devolução de produtos no e-commerce.

Escolha bons fornecedores

Esse é o princípio básico.

As devoluções serão inevitáveis se os produtos não forem de boa qualidade. Logo, é essencial que você se preocupe em comprar de fornecedores confiáveis e que vendem produtos de qualidade — mesmo que você invista um pouco mais por isso.

Página de produto

A página de produto é o que vende e também pode se o ponto de melhoria em sua loja virtual. Atente-se aos seguintes detalhes.

Imagens reais

Imagem meramente ilustrativa? Melhor não. É essencial que o produto que o cliente recebe em casa, seja condizente com aquele que viu nas imagens.

De qualquer forma, sabemos que retoques nas fotos são necessários para que ela fique mais vendável. Porém, não transforme o produto em outra coisa e muito menos use fotos de produtos “semelhantes”.

Se o cliente não receber em casa o que ele viu nas imagens, há grandes chances que ele opte pela devolução.

Descrição completa do produto

Sim, os clientes lerão sua descrição para identificar se o produto corresponde com sua necessidade.

De fato, alguns produtos são comprados apenas por sua imagem, mas a maioria deles precisam da descrição completa para comprovarem que cumprem os requisitos de compra.

Vale a pena ressaltar que: o produto precisa cumprir a promessa. Se você vende um smartwatch que monitora batimentos cardíacos e na realidade ele não faz isso, o produto será de devolvido.

Pode ser um erro de especificação ou falha no produto, de qualquer forma, tudo o que é prometido na descrição precisa ser real para evitar que a encomenda seja devolvida — e ainda deixe o cliente muito incomodado.

Redes sociais que aproximam o cliente do produto

Não são apenas as páginas de produtos que precisam condizer com a realidade.

Os conteúdos das redes sociais são essenciais para aproximar o produto do cliente. Através de imagens de feed e vídeos nos stories, é possível ambientalizar o produto no dia a dia do cliente.

Assim, por mais que ele tenha uma interpretação do produto dentro da página da loja, observando as redes sociais ele pode ter outra. Fato que pode impulsionar e aumentar suas chances de venda sem devolução.

Envie instruções de uso — mesmo que pareça óbvio

A maioria dos produtos possui instruções de uso. Entretanto, é importante se atentar a isso.

Caso não haja instruções na embalagem ou manual, você deve criar suas próprias orientações. Outra possibilidade é ter um manual de difícil interpretação ou em outro idioma, nesses casos, também será necessário auxiliar o cliente.

Além disso, se você souber de alguma dica extra, vale a pena comunicar o cliente com um mini manual.

Muitas vezes o cliente devolve o produto simplesmente por não saber como utilizá-lo.

Preze pelo bom atendimento

Atendimento é um dos pilares para evitar a devolução.

Salvo os casos que o produto esteja quebrado ou não seja nada compatível com o que foi comprado, um atendente bem treinado pode contornar a situação, auxiliar o cliente em sua dúvida e evitar a devolução do produto.

Viu como a devolução de produtos pode ser evitada na pré-venda e no pós-venda também?

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

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