Projeto mantido por:

Como definir suas metas e objetivos para 2016

por Cynthia Akao Quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

2016 já começou e você ainda não montou seu plano de ação e projeções? Pois bem hoje para te ajudar separamos algumas dicas para entender e ajudar com suas metas e objetivos.

Como estamos hoje?

Primeiramente você deve entender o seu panorama atual, o que te faz feliz, infeliz e logo os obstáculos para que consiga finalizar suas tarefas ao longo do ano. Analise qual a sua atual situação, você está desempregado, sem estágio, com filho recém-nascido ou ainda não conseguiu uma creche ou definiu como será a rotina do seu bebê, tem um emprego, mas está insatisfeito com isso e quer mudar de vida, então vamos lá. Como devo avaliar a minha atual conjuntura:

1 – Faça uma lista do seu dia a dia. Tudo o que você faz e como faz, pois, muitas vezes o problema reside nas ações mal executadas, o que pode levar muito tempo e perda de energia.

2 – Reveja todos os passos e tente pensar em soluções diferentes para realizar essas atividades;

3 – Logo coloque ao lado de cada tarefa o grau de importância de cada ação, se pode ser feita ao longo do dia ou em uma determinada hora. Avalie cada ação, pois com isso você terá uma ideia do que pode e deve ser melhorado e/ou que pode ou deve ser revisto.

4 – Feito isso, pergunte à cada ação de menor importância, o que acontece se não for cumprida, veja se a mesma pode ter um espaço de tempo maior e esperar outros resultados para ser executada, ou seja, se ela é um passo de uma atividade maior.

5 – Finalizado estes passos, avalie o tempo que você tem livre para realizar outro tipo de atividade como iniciar outro trabalho, estudar, realizar um trabalho voluntário, ou simplesmente, pôr em andamento um novo projeto.

6 – Coloque tudo em uma planilha onde possa ser visualizada durante o dia, pode ser impressa colada na porta da sua geladeira, na parede do seu escritório (com post-it), na tela do seu computador, na sua agenda, enfim onde você possa vê-la todo o dia e relembrar o que deve ser feito.

Esta lista é essencial para que você fique em dia com suas tarefas, metas e objetivos. O que eu quero para minha vida?

O segundo passo para construir as suas metas é entender o que você quer para sua vida ou como novo projeto em 2016. Este talvez seja o ponto mais difícil do próprio ser humano, pois é difícil saber o que queremos para nossa vida, não é mesmo? Mas depois de ter avaliado o seu status atual, fica mais fácil entender o que está faltando para nossa vida e fazer o esquema que segue, veja só:

1 – Faça uma planilha colocando os seguintes itens:
Saúde, Relacionamentos, Finanças e trabalho, Crescimento
Saúde,
Bom, saúde não é difícil de entender.Procure analisar como estamos e o que queremos melhorar para este ano. Por exemplo, se queremos começar uma atividade física, mudar a alimentação, visitar seu médico, seu dentista, melhorar sua postura e fazer pilates, fazer uma luta, etc. o Interessante seria sempre dar sequência a como era e como está, em todos os passos. Outra coisa que é muito importante é colocar data de começo e término, se não for uma constante, para cada ação.

Realcionamentos: é um item bem amplo, porque você irá avaliar tanto as suas relações pessoais como as do trabalho e afins. Por exemplo, fazer novos contatos e parcerias, falar com Beltrano para tal atividade, visitar um parente, etc.

Finanças e trabalho: este item talvez peça de você maior tempo para análise, por isso analise bem o que gostaria de conquistar para este ano, seja uma nova carreira, novo projeto, um novo trabalho, uma renda extra, um novo negócio, etc.
Reveja também como está seu fluxo de caixa, o que pode ser melhorado para obter outras fontes de rendas como empréstimos, investimentos e aplicações, renegociações de dívidas, entre outros.

Crescimento: como crescimento ou evolução podemos citar, um novo curso, aprender uma nova língua, ministrar palestras e cursos, etc. Note que o item crescimento não se restringe apenas ao trabalho ou finanças, mas pode ser uma viagem a lazer, participar de um evento cultural, voluntário, religioso. O Crescimento é um item que eleva para um bem maior, uma evolução, um prazer. Além de aliviar a mente e o espírito, faça bem à sua vida como um todo.

Agora sim!

O próximo item é definir suas metas e objetivo para 2016. O objetivo é o ponto crucial, é o que queremos alcançar, é o evento “fechado”, por exemplo:

Ter meu próprio negócio, conquistar um novo emprego, expandir meus negócios, conseguir um investidor, emagrecer, vencer a corrida X, ter um filho, casar, ir para o exterior, aprender uma nova língua, entre outros.

Já as metas são o nosso cronograma, nossos “clock” em pequenos pedaços para alcançar este objetivo, esta meta maior.

Comece com a pesquisa, e depois pelas execuções. Por exemplo: se você vai montar seu negócio próprio, pesquise mercado, concorrência, público, e depois vá para as ações que deverão concretizar o que suas metas pretendem, como por exemplo, contratar um contador, mão de obra, fazer um e-commerce, contratar os serviços dos correios, transportadora, entregadores, fechar parcerias com novos fornecedores e assim por diante.

As metas devem ter algumas características, devendo ser:
– Específicas: Ou seja, ela é o únicodegrau da escada e deve ser alcançada dentro do meu cronograma (pequeno espaço de tempo). Exemplo: aumentar vendas anuais em 20% ou atingir faturamento médio mensal de R$ 100.000.
– Mensurável:  A meta deve ser medida para a sua concretização. Por exemplo: Se a sua meta é melhorar o atendimento aos seus clientes, você deve entendê-la da seguinte maneira: “Diminuir o tempo de atendimento (em 50%) para construir uma nova proposta de melhoria para seus clientes. ”Pense sempre que você deve mensurar o tempo e andamento das ações para atingir sua meta.
– Atingível: Não deve ser algo impossível e nada muito fácil, de maneira que não desmotive, mas que necessite de um esforço para atingí-la.
– Relevante:  A sua meta deve ser importante para o andamento e conclusão do seu objetivo maior. Ela deve fazer parte do todo, ou seja, um passo de cada vez.
– Temporal: Coloque prazos para cada meta, uma meta a seu objetivo no tempo estipulado e terminará expandindo suas metas além de 2016. Faça tudo dentro do cronograma, assim fica mito mais fácil concretizar seu objetivo.

Senão fizer, vai ficar de castigo…

Saiba aplicar castigos a você mesmo para cada prazo não alcançado. Faça ações que doam no seu bolso e no seu ego. Peça sempre ajuda de uma pessoa na avaliação dos seus prazos, pode ser um amigo, um parente, seu sócio, cônjuge, alguém que não tenha pena de realizar as severas punições, que podem ir desde fazer uma ação de voluntariado até gastar dinheiro do seu bolso para realizar outra ação; ou ainda, de caráter mais voltado ao seu ego, como por exemplo usar a camiseta do seu time rival, parar de comer algo que adora, ficar sem happy hour, festas ou baladas, entre outros. Assim você dará mais atenção e valor a cada meta e mais reconhecimento e amor ao seu negócio ou objetivo final.

Uma ajuda sempre cai bem
Se quer começar 2016 com o pé direito, seja nas suas metas e objetivos, e fazer seu negócio online ser um sucesso neste ano, a plataforma Facíleme pode te ajudar, seja para seu e-commerce ou social commerce tradicional, vender cursos ou gerenciar um evento, temos a ferramenta ideal que você precisa. Quer ajuda? Entre em contato conosco, seja como suporte ou consultoria de negócios, pelo telefone 11-5531-1779, Skype: wv_facileme, e-mail, atendimento@facileme.com.br ou Whatsapp 11-96865-8103.

Um ótimo ano para vocês! 😉

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER