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Como a Indústria deve se preparar para o cliente de e-commerce

Por: Roberta Toledo

CEO da TOIC. Formada em administração de empresas com graduação em Comércio Exterior pela Universidade de Caxias do Sul, com 12 anos de experiência em gestão de equipes comerciais no Brasil e no exterior e especialista em e-commerce.

A digitalização dos negócios teve um avanço relevante durante a pandemia, isso todos nós presenciamos. Muitas lojas virtuais surgiram e novos consumidores que até então não tinham o hábito de comprar pela internet se renderam à digitalização para preservar sua saúde e atender suas demandas de consumo.

Mas, será que a indústria conseguiu se preparar e adaptar-se para os clientes de e-commerce?

Estes clientes precisam de uma entrega rápida, embalagens individuais, fotos em alta resolução. Vídeos são diferenciais importantes, assim como manuais dos produtos com instruções de montagem, informações sobre a conservação dos produtos, especificações técnicas, funcionamento. E mais do que isso: para ter uma boa performance de vendas, seu cliente de e-commerce precisa entender seu produto na íntegra. Para que, por meio de um anúncio, ele consiga transmitir que o produto atende às suas expectativas e é a melhor escolha de compra para ele. É aí que os desafios surgem.

O que as lojas virtuais muitas vezes conseguem da indústria se resume a uma foto, uma planilha com dados como códigos, descrições, dados de embalagem, NCM, às vezes o EAN e nada mais. E de que forma as lojas podem fazer um bom anúncio ou ter uma boa performance de vendas com tão pouca informação? É muito difícil mesmo, a não ser que seja um produto já muito consolidado no mercado que dispensa maiores informações, mas estes são exceção, não é mesmo?

Então, como a indústria deve fazer para atender às lojas virtuais?

1 – Invista em boas imagens

Aquele ditado que diz que uma imagem vale mais do que mil palavras muito se aplica ao e-commerce. As fotos são fundamentais na decisão de compra. Por meio delas e com recursos de zoom dos sites os clientes conseguem ver detalhes, diferenciais, cores, formas, proporções, seguros do que estão vendo, tomar a decisão de comprar.

Invista em imagens de vários ângulos do produto, imagens da usabilidade e/ou ambientação do produto. Essas imagens além de auxiliar os clientes digitais, poderão compor seu catálogo, site, campanhas de vendas, ações com clientes diversos, banners, folders e diversos materiais de mídia. Ou seja, boas imagens se convertem em um bom investimento para sua empresa, pois aumentam suas chances de venda consideravelmente.

2 – Repasse o seu conhecimento sobre o produto

Ninguém conhece melhor o produto do que a indústria que o produz. Então, prepare um material com os diferenciais dos seus produtos, benefícios, aplicações, formas de utilização, argumentos de venda. Se você não fornecer as informações, a loja virtual não terá como preparar um anúncio completo, rico em argumentos para o seu produto e com isso o resultado das vendas ficará muito limitado. Faça vídeos, lives de demonstração, gere conteúdo sobre seu mix de produtos que podem ser aproveitados pelos seus clientes.

3 – Oriente seu cliente

Oriente sobre a melhor categoria, subcategoria, forma de expor melhor o produto para facilitar a experiência do cliente que pesquisará no site. Verifique o anúncio criado, veja se alguma informação ainda está faltando ou se pode ser complementada para aumentar as chances de venda. Oriente acerca de dados técnicos, dicas de conservação, garantias.

4 – Transmita informações precisas

Os dados dos produtos que são utilizados para a sua logística são de extrema relevância, pois por eles são calculados os custos de envio (frete). Qualquer dado errado pode causar divergências nos custos logísticos e consequentemente perda de receita. Atualize e confirme constantemente dimensões e pesos dos produtos e embalagens — e tenha sempre informações precisas.

5 – Crie produtos e estratégias para aumento de conversão e ticket médio

Otimizações de embalagens, produtos em kits, forma de montagem e desmontagem nos produtos podem resultar em aumento de ticket médio e mais conversões. Avalie seus produtos para ver de que forma eles podem ser otimizados e consulte seu cliente pois muitas vezes ele já tem a resposta de com o produto pode ser melhor embalado para aumentar a conversão.

6 – Seja mais consultor do que vendedor

Estude seu cliente, o perfil dele, produtos que ele trabalha, políticas de preços e estratégias de negócio para sugerir a ele os produtos mais adequados, já com as sugestões de estratégias para que a parceria seja um sucesso. Monitore os sites dos seus clientes de e-commerce para sempre adequar a exposição dos produtos de forma a aumentar as chances de venda. Sugira campanhas, ações, participe dos investimentos de mídia, se possível.

Estas são apenas algumas dicas que farão qualquer indústria se destacar entre seus clientes e obter resultados relevantes de vendas no mundo digital. A responsabilidade da venda não pode terminar com o pedido. É preciso auxiliar o seu cliente para que ele tenha uma boa performance no seu produto e com isso garantir a recompra e a continuidade da parceria. Crescer junto com o cliente é a melhor forma de garantir o futuro dos negócios.