1 - Prepare-se para, além de vender, encantar mais
As vendas, naturalmente, costumam crescer entre o final e o início do ano. Contudo, tão importante quanto apostar em mais produtos no estoque, ou em uma boa estrutura para “suportar” mais visitas ao site que o normal, por exemplo, é investir em um atendimento surpreendente. A ideia não é só vender mais, mas criar vínculos mais longevos. É aí que mora o encanto: são processos que têm a capacidade de transformar completamente uma situação, aproveitando tudo o que o momento pode ter de mais especial, mostrando que se oferece o melhor para transformar uma experiência de compra em algo mágico, fortalecendo as relações de troca com rituais proprietários e assim alcançando (ou superando) expectativas.2 - Crie condições especiais
Outra dica importante é criar condições especiais para aqueles que já compraram. Essa é uma das maneiras de dizer ao cliente que ele é valorizado. É uma das ações que mais ajuda a fidelizar. As festas de fim de ano, por exemplo, são um ótimo período para estimular quem já comprou anteriormente. O comportamento diferente do consumidor nesse período pode ser estimulado como forma de garantir mais vendas ao longo do ano seguinte, que está apenas começando.3 - Invista em estratégias pós-venda
Pesquisas de satisfação e a prática de “over delivery” são excelentes formas para fidelizar clientes. Já que as vendas costumam ser maiores, aproveite para oferecer algo além do que foi comprado, como gifts.4 - Garanta melhores experiências ao cliente
Facilidade de navegação, rapidez ao carregar a página, serviço de atendimento efetivo e design intuitivo são investimentos necessários em plataformas de vendas. É a experiência final do cliente que vai garantir a fidelização. Se foi fácil e rápido de comprar, é muito provável que o cliente volte depois. No entanto, reforçando: não adianta vender. Tem que encantar!5 - Produza conteúdos específicos
Invista em conteúdo personalizado que ajude o cliente após a compra. Explique, por exemplo, sobre como usar melhor um determinado produto, ou ensine a fazer uma manutenção. Aproveite para criar artigos que abordem as expectativas dos leads. A boa venda é consequência do encanto.Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo! Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica? Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br