Logo E-Commerce Brasil

Quais os benefícios em ter uma loja em um marketplace?

Por: Ricardo Garrido

Responsável pela condução dos negócios do marketplace no Brasil, incluindo: recrutamento de vendedores, melhoria da experiência de seleção, precificação e entrega, e programas de atendimento como Fulfillment by Amazon (FBA).

Ter uma loja em um marketplace é equivalente a possuir um comércio dentro de um shopping, mas em uma versão online. Isso porque o marketplace engloba vários tipos de e-commerce, que vendem itens de diversas categorias.

Quem opta por ter uma loja virtual nesse modelo de negócio economiza dinheiro e fica livre de algumas dores de cabeça que envolvem criar um site de venda online do zero.

No marketplace, você pode começar a vender hoje mesmo!

Impactos do marketplace para sua empresa

Ter uma loja em um marketplace envolve diversas vantagens tanto para quem empreende como também para quem compra.

Para o lojista, ter um comércio eletrônico dentro de um marketplace representa um ganho expressivo em visitas à sua loja virtual.

Ou seja, desde o primeiro dia no ar, o e-commerce já começa com uma grande visibilidade, sem que haja necessidade do empreendedor precisar direcionar muito esforço em estratégias para atrair tráfego.

E tem mais: como revendedor, é possível realizar o acompanhamento das métricas na plataforma de marketplace. Lembro que esses dados são valiosos para entender as tendências de venda e traçar boas práticas para o sucesso do negócio.

Do lado do consumidor, o maior benefício em comprar dentro de um marketplace é a oportunidade de achar vários produtos, de diversas categorias diferentes, no mesmo lugar.

Resumindo: uma loja virtual dentro de um marketplace é um ótimo negócio tanto para quem vende, quanto para quem compra!

Vantagens em criar uma loja em um marketplace

Hoje em dia, muitos empreendedores já perceberam que ter uma loja em um marketplace é bastante vantajoso. Não é à toa que cada vez mais donos de e-commerce optam por esse modelo de negócio. Conheça alguns dos benefícios!

Público consolidado

Na maioria das vezes, um e-commerce começa sua operação com apenas o próprio dono trabalhando ou com um time bem pequeno de profissionais.

A vantagem do marketplace, neste caso, é possibilitar que o comércio eletrônico já entre no mercado com o poder de atrair um público consolidado, acostumado a fazer compras online.

Maior exposição

O sistema de venda via marketplace é de grande utilidade para empreendedores que precisam gerar tráfego na loja virtual, mas não contam com um orçamento robusto destinado ao marketing digital.

Por isso, uma loja no marketplace tem a exposição do negócio ampliado na internet, sem que haja necessidade de investir dinheiro em mídia paga. Este último pode até gerar algum tráfego, mas não será tão qualificado quanto dentro de uma plataforma com o público já estabelecido.

Bom custo x benefício

Algumas taxas comuns de marketplaces são mensalidades e comissões, mas que variam de acordo com a plataforma.

De maneira geral, custo x benefício do marketplace é muito interessante. Afinal, deve ser considerado que elimina-se a necessidade de contratar profissionais especializados em programação de sites e tecnologia da informação — ou seja, você não precisa se preocupar também com a manutenção técnica do site.

Isso porque o próprio marketplace já conta com uma equipe altamente qualificada e capacitada para atuar nessa função, que é primordial para gerar tráfego e, consequentemente, atrair clientes.

Outro benefício é a estruturação dos processos de venda. No marketplace existem sistemas e alertas para todo tipo de atividade, aumentando sua produtividade em organizar os produtos e montar as entregas.

Além disso, esse modelo de plataforma já possui parceiros de entrega, o que facilita muito na hora de fazer o envio das mercadorias. Você, por exemplo, não precisará lidar diretamente com os fornecedores para negociar.

Aproveite as promoções e destaques que o marketplace oferece

Fazer promoções é uma estratégia que pode alavancar bastante as vendas de um e-commerce, desde que seja bem pensada e estruturada.

É possível pensar em descontos quando o custo de produção — ou de compra, no caso de revendedores — foi otimizado. Ou, ainda, quando o gestor achar que é conveniente reduzir sua margem de lucro.

Separei algumas estratégias promocionais que você encontra em um marketplace:

Cupons

É quando você disponibiliza aos clientes um código especial. Neste caso, pode ser de desconto ou mesmo presenteando com brindes quem compra do seu e-commerce.

A maioria das plataformas do marketplace permite que você realize customizações dos cupons de acordo com sua estratégia de venda.

Destaques especiais

Os marketplaces estão sempre criando ações para divulgar os produtos disponíveis na plataforma. Ou seja, é possível que seu produto seja destacado na Home ou em páginas promocionais, atraindo mais clientes.

Facilidade de logística

Essa é uma grande dificuldade de boa parte dos donos de comércios eletrônicos. Entretanto, não é comum para quem opta por inserir sua loja virtual em um marketplace.

Afinal, é um padrão entre as plataformas já terem transportadoras parceiras definidas e devidamente cadastradas para prestação dos serviços de logística. Tudo isso já é configurado na plataforma, facilitando muito a vida do empreendedor.

Um marketplace pode fazer muito para seu negócio

Criar sua loja virtual dentro de um marketplace é uma ótima estratégia de negócio, seja para micro, pequenos, médios ou grandes empresas.

Desde o cadastro da loja e de seus produtos, feito de forma simplificada, um enorme fluxo de cliente, até as ações promocionais do dia a dia. Lembro que tudo isso está incluso por um baixo custo e com possibilidade de ótimo retorno!

Pesquise sobre as diferentes plataformas e seus públicos-alvo. Além disso, entenda quem são os concorrentes e avalie as taxas e tarifas de cada um dos marketplaces. A partir daí, selecione o que melhor irá funcionar para o seu negócio.