Benefícios de uma equipe de vendas para o seu e-commerce

por Alessandro Silveira Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021   Tempo de leitura: 5 minutos

Lojas virtuais que nascem com equipe super reduzida são mais comuns do que você imagina. Normalmente, o empreendedor assume diversas funções na empresa: gestão financeira, cadastro de produtos, atendimento, parcerias, marketing, expedição, entre outras.

É compreensível, já que o início de uma operação de e-commerce muitas vezes dispõe de poucos recursos para investimento e baixa demanda de pedidos. O que não pode acontecer é estagnar a estrutura da loja virtual enquanto ela cresce. Esse erro não pode ser cometido por quem deseja crescer no varejo online!

Conforme seu negócio for se desenvolvendo, é essencial criar uma boa equipe de vendas. Esses profissionais ficam na linha de frente da sua loja virtual — desde responder dúvidas que podem ser decisivas na conclusão do pedido até abordar usuários e fazer a conversão de vendas.

Vantagens de ter equipe de vendas

O primeiro grande benefício de ter um time de vendas para e-commerce é a descentralização do trabalho, sobrando mais tempo para o gestor se dedicar às tarefas analíticas.

Outra vantagem é o engajamento da equipe. Mesmo que precisem entender um pouco de cada área da empresa, os profissionais conseguem aumentar sua dedicação a setores específicos e darem o melhor de si.

Com isso, é mais fácil avaliar resultados para identificar os pontos fortes e fracos nas ações de vendas. Esse é um processo que faz toda a diferença numa loja virtual que está estruturando seu potencial de crescimento.

É importante lembrar que, muitas vezes, o time de vendas é sua voz junto aos clientes. Portanto, saiba como criar uma equipe qualificada e comprometida. Confira 5 dicas a seguir!

Como criar uma equipe de vendas para e-commerce

Você que está começando a criar uma equipe de vendas, já se perguntou quantos profissionais e de quais áreas deve contratar? Essa dúvida é comum e a resposta varia bastante: depende de fatores como potencial de investimento, necessidades mais urgentes, estrutura interna (equipamentos, softwares, espaço físico), entre outros.

Em grandes operações de e-commerce, um time completo geralmente conta com profissionais de marketing, design, criação de textos, gestão de dados, planejamento, financeiro, logística e operacional. Cabe ao gestor encontrar as áreas que precisam de reforço e desenvolvê-las progressivamente.

Na dúvida, comece contratando alguém para tarefas internas, como operacional (atendimento aos clientes), gestão de dados ou planejamento. O marketing é de suma importância, mas em um primeiro momento pode ser terceirizado para uma agência até que você possa estruturar esse setor.

Se você já tem um time de vendas na sua operação e está buscando inspiração para otimizá-lo ou procura orientações para começar com o pé direito, confira 5 dicas que vão ajudar a criar uma equipe qualificada, comprometida e produtiva.

1 – Vestir a camisa da empresa

Escolha profissionais alinhados aos principais valores da sua empresa e transmita a eles o DNA da marca. Seus colaboradores devem trabalhar como embaixadores do seu negócio.

2 – Criar um ambiente saudável

Esse engajamento acontece mais facilmente em ambientes de trabalho saudáveis. Em vez de criar disputas internas e manter uma comunicação vertical, prefira relações colaborativas que possam contribuir para um crescimento mútuo.

3 – Qualificar constantemente

O e-commerce é muito dinâmico, sempre com alguma novidade macro ou setorial. Por isso, a equipe de vendas precisa estar constantemente informada sobre as tendências do mercado e, principalmente, sobre a gestão da empresa.

Novos softwares, integrações, produtos lançados ou descontinuados, meios de pagamento, promoções e parcerias sempre devem ser comunicados à equipe. Se possível, realize encontros breves para apresentar as novidades e sanar dúvidas.

4 – Definir metas viáveis

Metas nos estimulam a alcançar resultados, mas elas precisam ser claras e realistas. Caso contrário, gera-se uma enorme frustração coletiva. Vá com calma: um passo de cada vez. Em vez de sufocar a equipe, organize um plano viável e progressivo.

Crie objetivos possíveis de serem alcançados, dê bonificações, celebre junto aos seus funcionários e reconheça o valor deles para a sua empresa.

5 – Ouvir os feedbacks

Para todo mundo sair ganhando, trate os feedbacks como via de mão dupla: conceda e ouça. Lembra que a equipe de vendas está na linha de frente, em contato direto com os clientes? Pois é, peça não apenas que eles relatem as principais avaliações que costumam receber, mas que também compartilhem suas impressões (como melhorar, o que evitar, etc.).

Gostou das dicas? Sucesso nas vendas e até a próxima!

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