- Site
- Coleta de dados
- Plano de mídia
- Funil: Não conhece a marca
| Apresentação Mídias com sinergia: portal e social media Formatos com sinergia: display e vídeo Objetivo macro: primeiro impacto KPIs: impressões e views | |
| Percepção Mídias com sinergia: programática Formatos com sinergia: display (preferencialmente rich media) Objetivo macro: engajamento KPIs: engajamento (se houver possibilidade de click tag) e CTR | |
| Coleta Mensuração e formação de audiência (via DMP) Objetivo macro: conhecer o potencial usuário KPIs: coleta demográfica, geográfica, interesses e comportamento de navegação off-page |
- Funil: Usuário
| See Mídias com sinergia: social media, search (branded/non branded) Momento: 60% mobile, 40% desktop Objetivo macro: gerar tráfego para o site para home, departamentos e categorias KPIs: Impressões, cliques e CTR | |
| Think Mídias com sinergia: social media, search (com termos de aquisição), e-mail marketing, afiliados e parceiros de retargeting via dpa Momento: 50% mobile, 50% desktop Objetivo macro: acesso às páginas de produto e conversão KPIs: Clique convertido, custo e valor do clique convertido | |
| Do Mídias com sinergia: social media (se trabalhada bem os steps do pixel), search, shopping, comparadores, e-mail marketing (via base e BTG) e Remarketing. Momento: 70% desktop, 30% mobile Objetivo macro: conversão KPIs: custo, receita e ROI |
- Disparo de e-mail marketing às 08h, com conteúdo sobre tipos de café, com uma imagem atrativa, texto informativo e um link para o blog de apoio do site onde o usuário pode se aprofundar no assunto (premissas: layout do e-mail marketing adaptativo para tela mobile, pouco peso para não consumir 3G e pouco scroll para uma leitura rápida, pressupondo que o usuário está em movimento | No blog, após a matéria que dá continuidade ao assunto, um link via botão CTA para a loja virtual).
- Campanha Search (always on) cobrindo termos de marca e termos genéricos, com bom posicionamento, sabendo que o usuário tem pré-disposição a pesquisar sobre o assunto na parte da tarde.
- Ativação do BTG via e-mail marketing (caso o usuário tenha feito o caminho e-mail > blog > site > página de produto > não comprou), sugerindo o produto que foi visitado.
- Funil: Compradores
RFV (recência, frequência e valor monetário).
Não abandone seu consumidor após a primeira compra! Entenda o que, quando e por onde ele comprou, e se preocupe inicialmente em medir sua satisfação com o produto e a experiência de compra. Uma vez analisado, inicie a formação de clusters e torne-os acessíveis a todos os colaboradores via ferramenta de CRM.
Este funil é muito particular de cada nicho, mas basicamente a ativação do seu comprador começa com um benefício exclusivo, passa por conteúdo disponível em apps e comunicação one to one, e se consolida quando ele faz uma nova compra no mesmo ou outro canal da empresa. Entender que o comprador fiel tem um funil diferente do tradicional é um atalho importante para receita incremental, principalmente porque há uma tendência de aumento no ticket médio da compra desse usuário.
Dicas para o dia a dia: ter ferramentas de reviews no site é estratégico, pois você tem uma base muito próxima te fornecendo informações valiosas diariamente. É também um atalho para ativação do funil care.
- Equipe