As melhores estratégias para cada rede social
Facebook, Instagram, Twitter: cada rede social ocupa um espaço na internet que abriga milhões de usuários. Toda empresa deve marcar presença nesses locais para ser vista e ter credibilidade, além de ser um possível canal de vendas. Mas o marketing digital requer planejamento e conhecimento que, muitas vezes, as marcas não possuem sozinhas.
Para começar, uma série de decisões precisam ser tomadas. O propósito é ter conversão? Reconhecimento de marca? Tráfego para outro canal? Só depois de definido o objetivo é hora de olhar para o público e adequar a comunicação para a rede social em questão. A partir daí, vem a escolha de conteúdos, formatos e até as ações com influenciadores. Após essas primeiras definições, em seguida, é importante manter uma frequência e presença nas postagens, inclusive com impulsionamentos pagos que costumam ser baratos nas redes sociais. Por fim, monitorar o que falam nos canais da marca e fora deles é importante para gerar insights criativos, então deve-se ter métricas e ferramentas para fazer o acompanhamento.
Tudo isso vale para qualquer situação, mas dentro de cada local a estratégia vai mudar. Para exemplificar na prática, vejamos o caso de três grandes redes e quais são as estratégias mais aplicadas em cada uma nos últimos tempos.
O Facebook é um ótimo exemplo de mudança na estratégia. Recentemente, ele vem apostando mais em comunidades e grupos. Marcas podem aproveitar esse foco para criar sua própria comunidade, explorar esse canal, oferecer conteúdo exclusivo e deixar que os membros se expressem com mais liberdade.
A dica é especialmente interessante por se diferenciar do perfil individual de muitas outras redes, como é o caso do Instagram. Conforme foi informado pelo recente posicionamento do CEO Adam Mosseri, o Instagram vai assumir um caráter mais voltado para o entretenimento e para conteúdos em vídeo. É possível ver a força que os reels têm dentro da plataforma, então explorar esse formato, criar e co-criar com influenciadores é essencial.
Para o Twitter, a palavra é velocidade. O Twitter é uma rede do momento, tem que ser ágil para identificar um trending topic e criar algo em cima, aproveitar o buzz de certos assuntos e surfar na onda. O que é hype hoje pode não ser amanhã. Essa rede também tem bastante potencial de interação, razão pela qual algumas empresas a usam como um canal de SAC. Isso pode aproximar ainda mais a marca do usuário, mas para que funcione é necessário ter um community manager - profissional que gerencia as comunidades e redes sociais, fazendo interações e representando a forma como a marca fala - na estratégia.