Logo E-Commerce Brasil

Além de preço e qualidade, ofereça segurança no e-commerce

Por: Vinicius Pessin

Co-Founder da EuEntrego.com. Administrador de empresas, empreendedor e mercadólogo. Acumula mais de 20 anos de experiência nas áreas de e-commerce, internet, tecnologia da informação e telecom. Foi diretor da Hunting do B2W Marketplace, e já liderou equipes de outras companhias como Terra, Plugin, Diveo, UOL e e-smart.

Preço e produtos de qualidade são dois dos grandes atrativos de uma loja virtual, disso não há a menor dúvida. Porém, pouco adianta ter uma loja bem organizada, ágil, com bom atendimento e estoque variado, se você não cuidar acima de tudo da segurança dos consumidores. É preciso ter muito cuidado com os dados financeiros e pessoais de seus clientes e das transações feitas no ambiente do seu e-commerce.

Como deixar seu cliente seguro

Diferente de uma loja física, em que o cliente paga com dinheiro em espécie, cheque ou cartão de crédito e débito (que são objetos físicos, palpáveis), uma loja virtual lida apenas com dados, dados esses que se por ventura caírem em mãos indevidas, como de fraudadores e estelionatários, podem causar uma dor de cabeça de proporções muito maiores do que a perda de um talão de cheques físico, por exemplo.

Em primeiro lugar, é indispensável escolher uma plataforma especializada comprovadamente protegida. Uma das mais seguras plataformas do mundo é o Magento, que atende mais de 150.000 lojas e várias das maiores de todo o planeta, como o Ebay, que é proprietário do Magento. Com um volume de mais de 50 bilhões de dólares vendidos nos últimos anos, ele é o mais indicado para quem quer colocar sua loja em um ambiente completamente seguro.

Deixe visíveis as certificações e selos de segurança em seu site para que o cliente veja facilmente e perceba logo de cara que está em um ambiente invulnerável. Preferencialmente, trabalhe com um dos chamados facilitadores de pagamento, como o Moip. Essas plataformas cuidam de toda a segurança da informação, facilitam a integração dos sistemas de pagamento com a sua loja, e fazem intermediação com as operadoras de cartão e bancos. O uso de sistemas desse tipo também diminui consideravelmente o risco de transtornos causados por compras feitas por fraudadores anônimos que utilizam dados clonados.

O investimento em segurança no e-commerce é um assunto que deve ser tratado com o máximo de atenção. Segundo dados do PaymentOne e Javelin Strategy & Research (divulgados na pesquisa “Why Consumers Don’t Pay: Opportunities for Digital Commerce”), quase 80% dos consumidores relataram que certamente comprariam em lojas virtuais mais frequentemente se elas disponibilizassem opções de pagamento mais seguras do que as que oferecem atualmente. Portanto, fique de olho e garanta a segurança do seu cliente e o lucro da sua loja!