De acordo uma pesquisa do grupo E-tailing, (2014 Annual Merchant Survey), a tendência é que o comportamento de abandono do carrinho aumente. Veja o gráfico abaixo:
Entre os 100 varejistas pesquisados pelo E-tailing, 50 possuem taxas de abandono menores que 50% e outros 50 sofrem com taxas maiores que isso.
E apenas 79% dos varejistas disseram conhecer suas taxas de abandono de carrinho. À medida que as estatísticas se apresentam, essas taxas aparecem mais altas e fortes, já que estamos falando de métricas de e-commerce – no total de varejistas em geral essa taxa deve ser de 100%.
Recuperação de carrinho por e-mail a #1 tática de personalização
Uma das principais táticas para remediar o abandono de carrinho é disparar um e-mail de recuperação. Embora a pesquisa tenha descoberto que apenas 28% dos varejistas disparam e-mails de carrinho abandonado, o método era o mais comum usado nas táticas de personalização. No ranking, 86% dos pesquisados que obtêm muito ou algum sucesso da perspectiva do ROI eliminaram outras táticas como sortimento de e-mail personalizado, do produto ou recomendações no carrinho.
E-mails de recuperação de carrinho geralmente têm maior ROI porque eles estão falando com os visitantes que demonstraram a intenção de comprar (embora muitos consumidores usem o carrinho como uma ferramenta de marcação/lembrete ou para checar o preço do frete). Por esta razão, se comparados ao disparo de outras campanhas de e-mail, mesmo os mais personalizados, esses e-mails de recuperação estão muito mais propensos a converter.
Otimizando a recuperação de carrinho por e-mail
Mas uma estratégia inteligente de otimização da recuperação do carrinho também determina sua eficiência. Design, usabilidade, mobile-friendliness, textos persuasivos incluindo urgência, call to action, tempo, frequência, linhas de assunto, contato com o serviço ao cliente e às vezes incentivos são todos ingredientes-chave.
O E-tailing destacou alguns bons exemplos que eles encontraram de quem está fazendo e-mails de recuperação de carrinho, veja:
Confira o resumo completo incluindo todos os exemplos e conselhos do E-tailing aqui.
Agora vamos a algumas dicas da Get Elastic:
Dicas de recuperação de carrinho:
1. Ataque rápido
De acordo com uma análise com mais de 60 mil carrinhos abandonados feita pela SeeWhy, 54% de todos os carrinhos foram recuperados com sucesso depois que os e-mails de recuperação foram enviados poucas horas depois do abandono. Outros 10% foram salvos nas primeiras 48 horas, sendo que 82% foram recuperados dentro de uma semana.
Seu próprio analytics de dias-de-compra ou de teste podem revelar qual a melhor estratégia para seu negócio, ou mesmo para as categorias ou níveis de produto.
Contudo a pesquisa também mostra que as taxas de recuperação em tempo real são de 11% versus 6% nas primeiras 24 horas, taxas abertas de 60% versus 55% para o mesmo e uma receita-por-email de $11 versus $4.
2. Serialize
Uma série de disparos, bem como um e-mail em tempo real, após 24 horas ou após sete dias são recomendados, bem como segmentar aqueles que ignoraram o primeiro e-mail, abriram sem clicar e abriram e clicaram. Experimente outras combinações, com séries curtas ou longas ou introduza progressivamente incentivos mais agressivos para aqueles que abriram e não agiram.
3. Não super-incentive
Evite mandar incentivos invasivos na primeira mensagem disparada – ela pode encorajar intencionalmente o consumidor que abandonou o carrinho a receber um desconto, o que vai super-inflar as suas estatísticas de ROI do seu programa de recuperação, mas corrói suas margens.
4. Capture o e-mail cedo
Você pode não enviar um e-mail de recuperação de carrinho sem ter um endereço de e-mail, então tente – mas não esqueça que você ainda pode tentar recuperar o carrinho sem um endereço de e-mail, através do retargeting e das janelas de pop-up.
5. Segmentação e testes diferentes e criativos
Teste assuntos de e-mail, títulos, apresentação do produto, ofertas, estilos de call-to-action, propostas de valor (produtos similares) e mensagens persuasivas.
Veja mais algumas ideias criativas para e-mails de recuperação de carrinho aqui.
Traduzido com autorização do autor. Publicado originalmente em: http://www.getelastic.com/cart-abandonment-is-rising-5-tips-for-cart-recovery/