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A tecnologia em ação: três exemplos práticos nos processos de Trade Marketing Digital

Por: André Santa

Head de Novos Negócios e Marketing para América Latina na Intellibrand by Ascential.

O uso de ferramentas digitais e tecnologias se tornam grandes aliados nos processos de Trade Marketing Digital, resultando no aumento da eficiência e garantindo a conversão em vendas para as marcas no e-commerce. Essas soluções possibilitam diversas mensurações, indicadores, análises e gerenciamento, além de facilitar a otimização do tempo e auxiliar na tomada de decisão, fornecendo uma variedade de estatísticas e insights. Fazendo uma analogia, as tecnologias avançadas são as veias necessárias para o batimento cardíaco do Trade Marketing Digital, pois, combinadas com a inteligência de dados, geram impulsionamento e condução, resultando no aprimoramento da performance de vendas.

No Trade Marketing Digital, podem ser empregadas várias técnicas, mas um recurso de extrema relevância nesse contexto são os dados.

No Trade Marketing Digital, podem ser empregadas várias técnicas, mas um recurso de extrema relevância nesse contexto são os dados. Contudo, é fundamental compreender que, mais do que simplesmente possuí-los, é imprescindível saber como utilizá-los de maneira eficaz. E quando falamos em aplicação de estratégias para impulsionar as vendas no ambiente online, é fundamental que as marcas tomem decisões baseadas em dados. Nesse sentido, o uso da tecnologia desempenha um papel crucial ao fornecer insights e fatos concretos. E para ilustrar esse conceito, no decorrer deste artigo, vou apresentar três exemplos da tecnologia em prática.

1. Encurtando a jornada de compra e usando os dados a seu favor

No ambiente digital, existem diversas ferramentas que visam aproximar compradores e produtos, garantindo assim o objetivo de encurtar a jornada de compra. Em meu último artigo, apresentei uma dica relacionada a lançamentos, e considero relevante seguir o mesmo exemplo. Quando se trata do lançamento de um produto, é válido realizar sua divulgação por meio de uma landing page. Isso proporciona ao shopper a oportunidade de, em um único lugar, encontrar informações sobre onde o produto está disponível e qual é o preço. Assim, o comprador só precisa escolher onde deseja efetuar a compra, evitando a necessidade de realizar pesquisas e comparações em diversos marketplaces, resultando em uma jornada mais simplificada e direcionada.

Ao encurtar a jornada de compra, é possível capturar diversos insights. Por exemplo, identificar quais redes têm maior adesão, quais apresentam melhores taxas de conversão e quais são os dias em que há maior demanda pelo produto. Essas informações auxiliam no direcionamento de investimentos em leads para diversas plataformas digitais, como mídias sociais, anúncios online, e-mail marketing, marketing de conteúdo, entre outras. Dessa forma, é possível atingir os consumidores de maneira mais direcionada e eficiente.

2. Acompanhamento diário da gestão de vendas

Agora, imagine o uso da tecnologia para a visão de sell-out. E mais, realizar análises com base nos dados das vendas. Visualize comigo: acompanhando diariamente as SKUs vendidas, a quantidade, o ticket médio e as emissões de pedidos em todos os marketplaces. E ainda a identificação dos produtos considerados de alto giro, médio giro e baixo giro.

Se um produto passa de alto giro para médio giro em um determinado período, surge a pergunta: o que levou a essa mudança de status? Por exemplo, um produto é considerado de alto giro quando registra vendas diárias ao longo dos sete dias da semana. Porém, ao ser classificado como produto de médio giro, passa a ter vendas em apenas quatro dias. O que pode ter causado essa mudança?

Existem várias possibilidades a serem consideradas. O produto pode ter ficado desabastecido, resultando em uma queda nas vendas ou até mesmo em vendas nulas. Outro exemplo: o principal concorrente pode ter reduzido o preço, lançado um kit promocional ou realizado alguma ação específica nesse período, e o consumidor acabou adquirindo o produto do concorrente naquele dia, influenciando os resultados.

Um caso real: utilizando a tecnologia para o acompanhamento, durante o levantamento em um período de 30 dias, constatou-se uma perda de vendas de mais de R$ 30 mil. Ao realizar uma análise dos últimos 90 dias, verificou-se um faturamento de R$ 3 milhões, porém, a tecnologia permitiu identificar uma perda de R$ 400 mil que poderia ter sido evitada. Essa perda pode ter ocorrido por diversos motivos, e uma inteligência artificial que ajuda a constatar o motivo – se foi devido a rupturas de estoque, variação ou aumento nos preços – é fundamental. Ter acesso a esses dados pode ser essencial para garantir uma mudança de estratégia. Essa análise ajuda a compreender as vendas perdidas e permite correr a tempo para buscar a recuperação. E essa recuperação vai fazer uma grande diferença!

3. Controle e assertividade na hora de fazer uma ação promocional

Como já mencionei, o acompanhamento diário das vendas é crucial para analisar o desempenho de um produto em diferentes varejistas. Além disso, a tecnologia desempenha um papel fundamental na análise das cestas de vendas. Por meio da inteligência de dados, é possível realizar ações personalizadas com base nas preferências dos clientes. Ao analisar o comportamento do consumidor (compras anteriores, períodos de compra, escolhas e ticket médio), é possível agregar à cesta de compras os produtos A, B e C, por exemplo. Caso queira lançar um combo de sucesso no mercado, é possível seguir as recomendações da tecnologia para obter melhores resultados.

Vale lembrar: é fundamental ressaltar a importância de uma gestão eficiente de vendas e estoque, que englobe a visibilidade e a previsibilidade da demanda ao realizar ações promocionais. É preciso conhecer a quantidade de produtos vendidos durante esse período a fim de evitar rupturas de estoque posteriormente, assim como monitorar as vendas diárias e manter um estoque saudável. Caso haja um excesso de produtos, existe o risco de vencimento, o que pode levar a ações que impactem negativamente as vendas.

E fazer sempre o questionamento: até que ponto é válido reduzir o preço? Ou realizar ações promocionais? É importante considerar o impacto dessas estratégias no volume de vendas.