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A qualidade dos dados como elemento crucial para obter melhores resultados em mídias pagas

Por: Luiz Dias

CEO da DAXGO

Com 17 anos de experiência em varejo online, Luiz Dias é o CEO da DAXGO, uma empresa de inteligência artificial especializada em automatizar planejamento e gestão de e-commerce. Reconhecido por sua capacidade em diagnósticos, implantações, planejamento e gestão de lojas virtuais de alta performance, Luiz foi finalista do prêmio Melhor Profissional de E-Commerce do Brasil pela ABCOMM por quatro vezes. Sua experiência inclui gerenciamento de e-commerces de empresas renomadas como Centauro, Paquetá Esportes e Connect Parts, além de mais de 170 consultorias de sucesso na EZ Commerce, no Grupo DCG e na Linx. Ele também ministrou aulas na Comschool e foi palestrante em eventos de renome, como E-Commerce Brasil, Latam Retail Show e Digitalks.

Os anúncios pagos são uma estratégia eficiente para obter resultados imediatos em e-commerces. Com a possibilidade de segmentar o público com precisão e exibir anúncios relevantes para potenciais clientes, é uma das melhores opções para gerar volume imediato.

Os anúncios pagos são uma estratégia eficiente para obter resultados imediatos em e-commerces.

É importante destacar que a possibilidade de administrar o retorno do investimento em tempo real, permitindo que a loja virtual ajuste sua estratégia de acordo com os resultados de cada segmentação, é uma característica crucial desse tipo de estratégia.

Lojas virtuais direcionam cada vez mais tráfego para campanhas Pmax

Em 2021, o Google Ads lançou um formato de campanhas chamado Pmax. Essa variedade de campanha utiliza o que há de mais moderno em tecnologia para gestão de mídias, como automatização, machine learning e inteligência artificial, para ajudar os anunciantes a obter resultados ainda mais expressivos.

Com o Pmax, é possível administrar os anúncios de forma mais precisa, promover a segmentação de maneira mais eficiente, controlar o CPC e o orçamento de forma muito mais inteligente, aumentando as chances de atingir mais consumidores e obter uma taxa de conversão ainda maior.

Este ano, é possível observar uma tendência crescente dos e-commerces em direcionar seus investimentos de tráfego pago para mídias como o Google Shopping e o Pmax, em detrimento dos anúncios de texto tradicionais. Segundo dados internos, o investimento nessas plataformas já representa pelo menos 70% do total investido em tráfego pago.

Isso se deve principalmente aos resultados mais efetivos que essas mídias proporcionam, com a exibição de anúncios mais visuais e relevantes, gerando maior engajamento e favorecendo as melhores taxas de conversão. Além disso, o Pmax permite uma gestão automatizada e otimizada das campanhas, com uso de inteligência artificial, o que contribui para maximizar o retorno sobre o investimento.

Os desafios que o Pmax traz para a gestão de mídia paga

Embora o uso de inteligência artificial em plataformas como o Pmax possa trazer vantagens para a gestão de campanhas de mídia, há uma tendência crescente de que essas ferramentas concedam cada vez menos autonomia para os gestores em relação ao gerenciamento.

Com a automatização de processos, fica mais desafiador para os lojistas e para as agências se destacarem em relação aos seus concorrentes, uma vez que tudo é praticamente controlado por algoritmos, e ações humanas são mais limitadas. Dessa forma, a dificuldade passa a ser encontrar maneiras de usar a experiência na administração das mídias bem como na gestão dos produtos, para se manter relevante em um cenário cada vez mais competitivo.

A melhora da qualidade dos dados como método

A solução para enfrentar esse desafio é melhorar a qualidade dos dados. Isso envolve um conjunto de estratégias para aumentar o CTR (taxa de cliques), reduzir o CPC (custo por clique), aumentar a taxa de conversão e o valor médio dos pedidos, que, por consequência, contêm o custo por aquisição e potencializam o ROI (retorno sobre o investimento) e o ROAS (retorno sobre o gasto com anúncios).

Customizar e adequar títulos, descrições e imagens dos produtos, e principalmente adaptar a taxonomia e a categorização dos produtos de cada loja virtual ao modelo do Google, é o que há de mais poderoso para aprimorar objetivamente o índice de qualidade dos anúncios. O efeito prático é promover o melhor ranqueamento dos anúncios, potencializando o percentual de cliques e reduzindo custo por visita. No entanto, gerenciar em massa um alto volume de produtos é uma tarefa pra lá de desafiadora.

Dá trabalho, porque vender dá trabalho, mas vale a pena

A tarefa de administrar tudo isso em massa é árdua, uma vez que, normalmente, se trata de um alto volume de produtos e variações, o que envolve muitos processos encadeados, alta demanda, equipe especializada e recursos tecnológicos adequados. É fundamental definir uma estratégia tangível, estabelecer metas e indicadores estruturados, gerenciar e atualizar constantemente as informações dos produtos, além de monitorar e ajustar as campanhas de mídia de forma contínua. A utilização de ferramentas de automação pode ser um aliado nessa tarefa, permitindo uma gestão mais eficiente e escalável.

Para as agências, o cenário atual é ainda mais complexo, uma vez que muitas lojas virtuais envolvem várias plataformas diferentes, demandas diversas e um grande conjunto de produtos para gerenciar. Isso exige um conhecimento especializado e um trabalho constante de otimização e análise de dados, a fim de obter resultados efetivos e manter a relevância das campanhas de tráfego pago.

Vender o máximo investindo o mínimo

Não se trata de vender tudo sem investir nada, mas de potencializar cada real investido. Administrar uma campanha de tráfego pago de uma loja virtual é um desafio, mas, com o uso de tecnologias e boas práticas, é possível superar as dificuldades e alcançar resultados extraordinários.

Além disso, a gestão em massa dos produtos pode ser otimizada por meio de ferramentas de automação, garantindo agilidade e eficiência na otimização dos catálogos. Dessa forma, as equipes de marketing dos e-commerces podem ter mais autonomia e efetividade em suas campanhas, evitando problemas, retrabalho e alcançando mais vendas com menos investimento.