- Infraestrutura: com o crescimento do e-commerce, muitas empresas investem em sites e lojas virtuais, o que demanda um investimento maior em infraestrutura, assim como banco de dados, gateway de pagamentos, entre outros. A americana Shopify fornece ferramentas para a criação de sites, além de um serviço online de consultoria. No Brasil, empresas como a Betalabs oferecem o serviço.
- Efeito “Mom and Pop”: lojas tradicionais com menor alcance, mas com produtos muito mais específicos, passam a migrar também para o comércio online. O site Nail on Wall é uma verdadeira galeria de artes, oferecendo obras de diversos artistas e filtros específicos às preferências dos usuários, experiência esta antes possível apenas no mercado tradicional.
- Assinaturas: o sistema de assinatura mensal é uma das grandes novidades do setor e começou a ser difundida no Brasil em meados de 2012. A maior vantagem competitiva destes serviços é a conveniência de adquirir produtos com uma frequência definida. O site Pet Love entrega a ração do seu animal de estimação a cada 15 dias, por exemplo, com apenas uma solicitação. Já a eÓtica disponibiliza o “Clube da Lente” e faz a reposição automática de lentes de contato para qualquer região do Brasil.
- Produtos customizados: produtos customizados não competem diretamente pelo preço, mas pela possibilidade de o usuário adquirir produtos ou serviços 100% personalizados. A SpreadShirt especializou-se na venda de camisetas com imagens, textos e designs desenvolvidos pelo usuário. No Brasil, a Printi é uma gráfica online que permite a customização de impressos em questão de segundos.
A Especialização do E-Commerce no Brasil
O e-commerce sempre foi uma ótima oportunidade de agregar valor e dinamismo às vendas, inclusive para empresas do varejo tradicional, ou seja, do comércio offline. As marcas vêem este canal como uma ferramenta para estreitar o relacionamento com o seu consumidor e que possibilita a criação de novos modelos de negócios. Esta estratégia permitiu que grandes varejistas como a Livraria Saraiva (e-commerce lançado em 1998), Magazine Luiza (1999) e Netshoes (2001) ampliassem sua área de atuação, tendo a variedade de produtos e a logística como grandes aliadas.
Porém, à medida que o mercado de e-commerce cresce e amadurece, ocorre a especialização do mesmo, e a busca pelo produto certo e por uma experiência agradável se sobrepõem à pesquisa de preço, conveniência e busca por opiniões e avaliações. Apelidado de migração do “e-commerce 1.0” para o “e-commerce 2.0”, este fenômeno já é observado nos EUA e países europeus, e agora se inicia também no Brasil.
O conceito central da especialização é a possibilidade de uma comunicação mais efetiva, permitindo ROI elevado com um investimento menor. As lojas virtuais passam a atuar com um produto ou serviço focado e exploram as necessidades específicas do usuário.
Para ilustrar este fenômeno, vale ressaltar a especialização do e-commerce através de algumas tendências.