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A dupla dinâmica do preço no varejo virtual

Por: Ricardo Ramos

Ricardo Ramos, CEO e fundador da Precifica, empresa especialista em soluções de pricing. Empreendedor com foco em inovação no setor de tecnologia SaaS. Também é palestrante sobre os temas de e-commerce, inteligência de mercado, gestão de empresas e empreendedorismo.

Duas livrarias online receberam mil unidades do novo lançamento de um renomado autor. Com o valor inicial de R$ 30,00, as lojas virtuais não demoraram a esvaziar seus estoques. Ao final das vendas, a Livraria A teve uma receita de R$ 30 mil, enquanto a Livraria B recebeu em caixa R$ 33 mil.

O e-commerce B não fez nenhuma mágica, apenas aplicou o conceito de elasticidade de preço. Baseada em oferta e demanda, a técnica analisa e sugere a alteração para cima ou para baixo em pequenas porcentagens do valor cobrado.

No caso do livro lançamento, a cada 200 unidades que deixavam o estoque, a Livraria B aumentava em 5% o preço, a partir do original. Os cálculos podem ser conferidos nas tabelas abaixo:

precificação elasticidade preço

Com o uso da precificação dinâmica, a Livraria B aumentou automaticamente o seu preço de venda por diversas vezes ao longo da primeira semana. Com a análise da elasticidade de preços identificou uma queda na demanda quando o preço de venda atingiu o patamar de 34,50.

Logo, na semana seguinte voltou a praticar o preço de venda que proporcionou melhor resultado financeiro, R$ 33,00, fazendo com que a demanda voltasse a crescer e o estoque acabasse.

O resultado foi um incremento de 2.610,00 ou 8,7% na receita em comparação à Livraria A, somente em duas semanas na venda de um único produto.

Com a união dos conceitos, não apenas livrarias virtuais, mas todos os varejistas online podem criar estratégias para reagir e rentabilizar da melhor forma a partir das movimentações que ocorrem no mercado.