Para um e-commerce, descobrir como vender mais no Natal passa por duas ações-chave: planejamento e estratégia. Mesmo sendo um período em que os consumidores já estão mais dispostos a comprar, você pode turbinar as vendas implementando novidades, promoções e investindo em divulgação e na experiência do usuário.
Para este ano, em um contexto de pandemia, o Natal do e-commerce deve ter números mais surpreendentes do que os anteriores. Afinal, o brasileiro descobriu como é simples e prático comprar online.
Você já começou a se preparar para vender mais neste Natal? Para ver os índices de 2020 apresentarem crescimento nominal, reuni algumas dicas práticas que podem aumentar as vendas no seu e-commerce. Confira nove estratégias!
1 - Mudanças visuais no e-commerce
Pequenas mudanças do site são uma das táticas para aumentar as vendas. Considere adicionar banners sobre a data na página principal e nas de categorias, assim como inserir alguma menção natalina no seu logo.
A ideia da otimização do layout é tornar a navegação simplificada, permitir que os clientes encontrem rapidamente os produtos e incentivar a recompra.
2 - Banner de contagem regressiva
O banner de contagem regressiva no site funciona bem no varejo online. Isso porque desperta o senso de urgência do consumidor. Essa sensação do cronômetro girando pode ser o que faltava para turbinar as vendas no final de ano.
Outro gatilho de urgência é comunicar sobre a escassez do produto. Lembre-se que raridade implica valor. Portanto, quando você informa que restam poucas unidades de um item, o cliente associa a promoção à uma oportunidade imperdível e se torna mais propenso a converter.
3 - Promoção ‘compre e ganhe’
Brindes são um estímulo para a compra. Afinal, funcionam como uma forma de fidelização e valorizam o produto. Você pode presentear clientes antigos e novos, compras acima de um valor ou pedidos de produtos de uma marca específica.
4 - Descrições de produtos
Reescreva as
descrições dos produtos relacionados ao Natal e inclua referências de artigos que sejam interessantes para presentear. Para fazer isso, procure palavras-chave que tenham relação com a data.
Crie uma lista com as palavras que seus potenciais clientes buscariam no Google para as compras de Natal. Leve em consideração os produtos que você terá em estoque para a data.
5 - Mobile first
Adapte toda a navegação do site para que o acesso via mobile seja fluido, descomplicado e sem interrupções. Reduza o número de banners e imagens para deixar o site leve e elimine os pop-ups, que tendem a atrapalhar o usuário.
6 - Avaliações dos clientes
As
avaliações dos produtos feitas por clientes auxiliam na credibilidade do site e na tomada de decisão do consumidor. Por isso, estimule os compradores a escreverem suas opiniões. Você pode automatizar um e-mail para ser enviado alguns dias depois que pedido tiver sido entregue.
7 - Campanhas de e-mail
O e-mail marketing vai funcionar para comunicar o lançamento de produtos e ofertas; enviar cupons de desconto; pedir um feedback sobre uma compra; ser um lembrete para artigos deixados no carrinho; e oferecer conteúdos de valor que auxiliam o cliente na jornada de compra.
Crie campanhas que envolvam o seu público e estimulem a compra. Neste caso, o tom de voz pode ter um pouco de humor ou mexer com a emoção — tudo vai depender da sua persona.
8 - Campanhas com influenciadores
O
marketing de influência pode trazer ótimo retorno para a sua marca. Analise quem os seus consumidores admiram, de quais produtores de conteúdo consomem informações e como é o engajamento do público com o influenciador.
Tenha um objetivo claro para a sua campanha (conversão,
branding, lançamento de produto) para mensurar o retorno do investimento.
9 - Guia de presentes
Um guia de compras natalinas é uma ideia ótima e útil para o consumidor. Para que essa estratégia funcione, produza um conteúdo rico e completo que realmente auxilie o cliente nas compras.
O foco do conteúdo deve estar alinhado com a sua persona. Você pode trabalhar com temas sobre faixas de preços de presentes, categorias de produtos e perfil da pessoa presenteada.
Todas essas dicas têm potencial para fazer o seu e-commerce vender mais no Natal. Faça um planejamento, combine duas ou mais ideias e prepare-se para o sucesso!