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6 cuidados que você deve ter ao lançar um novo produto na loja virtual

Novidades são sempre boas oportunidades de atrair públicos diferentes e movimentar sua loja virtual. Mesmo as marcas de sucesso, que já têm seus clientes fíéis e nome consolidado no mercado, investem em lançamentos periodicamente.

Mas, em vez de trazer novo fôlego para a loja e movimentar o mercado, novos produtos podem ser “o mico do ano” se a estratégia de lançamento não for bem pensada.

Antes de colocar coisas novas no mercado, é preciso levar em conta alguns pontos que vão desde o comportamento do seu público, até a época do ano. Não dá, por exemplo, para lançar um novo sabor refrescante de sorvete em pleno mês de julho, com o frio de rachar nas ruas. Veja, a seguir, oito pontos que devem ser avaliados antes de investir em uma novidade:

Identifique oportunidades

Um novo produto não deve ser lançado somente para entrar em uma moda ou porque você decidiu que “está na hora” de uma novidade. A ideia de ter um novo item em sua loja deve vir da necessidade do mercado.

Fique atento para conseguir detectar oportunidades. Se você as encontrar, investigue se há mesmo público para o novo produto ou serviço. Converse com pessoas próximas e clientes mais antigos para entender se há realmente uma demanda.

Considere as variáveis de mercado

Sabendo que o produto tem público, é preciso entender qual é o tamanho da oportunidade. Leve em consideração as variáveis de mercado, como o andamento da economia, oscilações de renda e mudanças no hábito de consumo das pessoas. Faça pesquisas via internet para tentar dimensionar melhor qual seria a recepção ao lançamento. Além disso, fique atento para tentar descobrir se a concorrência lançou ou planeja lançar algo parecido.

Prepare um espaço diferenciado para a novidade

Antes de anunciar que ele está à venda, você precisa montar uma boa página para a novidade. O ideal é que seja um espaço único e exclusivo, mas se não for possivel, dê destaque a ele entre os outros produtos.
Faça fotografias com boa resolução e de diversos ângulos. Se for um produto que exija montagem, ou funcione em movimento, é interessante que ele seja apresentado também em vídeo.

Faça uma descrição caprichada. Coloque todos os detalhes e invista em um texto criativo. Nada de copiar textos feitos ou descrição dos fabricantes.

Especifique modelos e dimensões, e se for o caso, sugira diferentes modos de uso. Não se esqueça de citar os prazos de entrega e condições de frete. Ah, será que suas finanças não permitem oferecer frete grátis para o produto? Seria uma ótima ação de lançamento.

Use depoimentos ou comentários de clientes

Os compradores tendem a acreditar em outros clientes. Use isso a seu favor. Quando você começar a vender o novo produto, peça a opinião dos primeiros compradores e use-as como depoimentos ou comentários em seu site. Só não se esqueça de pedir a autorização deles para a publicação.

Outra maneira de conseguir o feedback após a venda é oferecendo desconto na próxima compra, caso o cliente deixe o seu posicionamento sobre o novo produto.

Crie conteúdo relevante sobre a novidade

Produza textos e artigos usando vídeos, podcasts, e imagens como recurso, abordando temas que estejam relacionados à novidade. Nesse caso, diferente da descrição, você não vai escrever sobre o produto em si, mas sobre assuntos que interessam a esse público-alvo.

Por exemplo, se você estiver trazendo para o mercado um novo aparelho de ginástica, faça textos falando sobre vida saudável e os benefícios do exercício físico. Você pode criar um blog dentro da sua loja virtual, ou fazer parceria com outros blogs para divulgarem o seu texto, como sendo de um autor convidado. Ao final, os créditos devem ser dados à sua loja virtual.

Comunique a sua rede sobre o novo produto

E claro, depois de tudo prontinho, é hora de contar ao mundo sobre a novidade. Produza e-mails marketing e envie para sua base de clientes. Lembre-se de criar um título chamativo para que a mensagem se destaque e seja aberta pelo consumidor. Você pode também divulgá-lo nas redes sociais, e até enviar a boa velha cartinha pelos Correios.

Se estiver disposto a investir algum dinheiro, vale apostar em uma campanha de links patrocinados ou em anúncios no Facebook. O importante é que você crie uma movimentação em torno da novidade, assim as pessoas ficam curiosas e as chances de um lançamento triunfal aumentam! Depois, é só esperar para ver o produto “bombando” por aí!