5 motivos para investir em um e-commerce de nicho

por Rodrigo Martucci Segunda-feira, 21 de setembro de 2020   Tempo de leitura: 6 minutos

Existem milhares de lojas virtuais disputando os reais gastos pelos consumidores, por isso destacar o seu negócio pode ser um desafio. A menos que você tenha um e-commerce de nicho, será preciso diferenciar seu produto ou serviço dos grandes marketplaces para que os clientes consigam encontrá-lo e converter.

Neste artigo, apresento os motivos pelos quais você deve se concentrar em atuar em um nicho de mercado e conto quais as tendências mais promissoras para e-commerces.

1 – Menor concorrência

Os mercados segmentados trazem uma grande vantagem: a menor concorrência. Além disso, existe um caminho menos espinhoso para atrair e reter clientes, tornando o processo de conversão e fidelização mais fácil.

O importante para atingir a retenção é se concentrar em um nicho e se tornar especialista no que você vende.

2 – Público altamente segmentado

Em vez do grande público, seu foco estará em usuários específicos. Isso traz algumas vantagens, como a segmentação para a mídia paga; a necessidade de um investimento menor para a conversão; e o estabelecimento de uma comunicação próxima, capaz de criar laços e forte engajamento com a audiência.

3 – Estoque reduzido

Formar um estoque e armazenar os produtos custa tempo e dinheiro. Quanto mais produtos você tiver, mais caro será. Além disso, dependendo da mercadoria, é preciso ter condições especiais de armazenamento, como controle de temperatura e incidência de luz.

Ter um e-commerce de nicho significa gastar menos com armazenagem e gerenciamento de inventário, já que não haverá um grande volume de unidades por produto.

4 – Menor custo com publicidade

Com uma quantidade menor de pessoas interessadas nos produtos, não é necessário anunciar para todos. Comece com o Google Ads e, aos poucos, encontre outras oportunidades, de acordo com o seu tipo de negócio. Facebook, Instagram e Pinterest são excelentes alternativas para itens de moda e decoração, por exemplo.

5 – Maior valor de produto

Considere o produto sob dois ângulos: preço e valor. Uma vez que os itens de nicho não têm uma produção em massa, eles tendem a ser limitados e custar mais.

Geralmente, as pessoas estão dispostas a pagar um pouco mais caro por produtos exclusivos quando têm a certeza de que são de alta qualidade e de que terão uma experiência diferenciada com a loja.

Como escolher um nicho

Comece acompanhando as tendências de e-commerce, mas seja seletivo. Como empreendedor, você terá aptidão para entender se aquele movimento pode ser duradouro.

Duas tendências que ganharam força em 2019 e continuam em alta são os itens ecológicos e as bebidas especiais, como cafés e chás.

Embora a pandemia da Covid-19 tenha demandado mais produtos essenciais, ainda é cedo para dizer se eles serão uma tendência de longo prazo.

Um detalhe interessante da segmentação de mercado é que algumas empresas começaram porque os fundadores tinham um hobbie e perceberam que outras pessoas também o apreciavam.

Antes de abrir o próprio negócio (seja ele ou não de nicho), é fundamental fazer uma pesquisa de mercado para descobrir se há demanda suficiente para a sua ideia e se ela seria lucrativa.

Use as redes sociais na etapa de planejamento. Os grupos do Facebook são ótimas fontes de inspiração, tanto para encontrar um nicho como para localizar clientes em potencial.

Ideias e tendências

O que torna um nicho de mercado tão bom e promissor? Isso acontece quando ele se encaixa em uma tendência emergente e consistente e é uma categoria melhorada de um produto tradicional.

Abaixo, selecionei algumas tendências:

Cosméticos e produtos para pele

Na valorização do autocuidado, o mercado de skincare é uma possibilidade quase infinita em razão das necessidades particulares de cada pessoa. De linhas naturais e veganas a produtos voltados para questões específicas de pele, é uma área em expansão em todo o mundo.

Produtos ecológicos

Canudos de inox, escovas de bambu, sacolas retornáveis, escovas vegetais, panos de prato orgânicos e produtos de higiene femininos reutilizáveis estão se tornando nichos cada vez mais fortes de comércio eletrônico.

Nutrição e bem-estar

Alimentos naturais, vitaminas e suplementos com ingredientes de qualidade estão em alta no varejo físico e online. Esse nicho pode englobar refeições prontas, pães e doces artesanais, além de produtos para esportistas.

Produtos para gatos

É um mercado em plena expansão em razão do aumento do número de gatos domésticos no país. Com foco em agradar felinos e humanos, o segmento vem se especializando em mobiliários, produtos de higiene, diversão, saúde e bem-estar. No primeiro semestre de 2019, o setor de petshop teve alta de 144% no número de pedidos, segundo o relatório Webshoppers.

Clubes de assinatura

Eles surgiram há alguns anos, oferecendo maquiagens, produtos para pets, livros, cafés e chás. A grande vantagem dos clubes de assinatura é a recorrência de compra e a fidelização do cliente, caso você saiba trabalhar muito bem a experiência do usuário e o pós-venda.

Produtos artesanais

Existem muitas possibilidades nesta área: velas, aromatizadores de ambientes, arranjos florais, joias, crochê e macramê. Produtos feitos à mão e personalizados são extremamente valorizados, pois vão na direção oposta da produção em massa. O comércio eletrônico é o lugar ideal para comercializar seu trabalho.

Quer atuar em um nicho de mercado? Encontre algo que você ame e use sua experiência para selecionar uma área pouco explorada ou que, pelo menos, tenha baixa concorrência. Paixão e conhecimento são a dupla que fará o seu negócio prosperar!

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.