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5 dicas para vender mais nos Marketplaces

Por: Lucas Vidal

Gerente de Novos Negócios da SkyHub, empresa especialista em integração com os principais marketplaces do Brasil. Formado em Engenharia de Produção pela UFRGS com Mestrado pela Ecole Centrale Marseille, na França. Na SkyHub é responsável pela área comercial, bem como a manutenção das parceiras com os diferentes marketplaces que a SkyHub integra

O ano de 2015 mostrou que, definitivamente, o modelo de Marketplace “pegou” no Brasil e a cada dia mais sellers tem o interesse em realizar suas vendas dentro de alguns dos principais sites do Brasil.

Para o lojista, além de ganhar exposição para um tráfego maior de consumidores e estar respaldado pelas principais marcas online do mercado, existem os benefícios do marketing, da comunicação e de toda a infraestrutura como, atendimento ao consumidor final e estrutura de pagamento, dos grandes players.

Devido ao grande aumento do volume de sellers, listamos algumas dicas para te ajudar a conquistar bons resultados nos Marketplaces.

Descrição dos itens:
Vale ressaltar que alguns Marketplaces possuem requisitos específicos para as descrições. Para facilitar as adaptações entre em contato com o seu gerente de conta ou com o seu integrador para que eles te ajudem a acelerar o processo de subida do item.
Outro ponto importante é que se o produto que você for oferecer já estiver cadastrado no portfólio do Marketplace ele assumirá a descrição existente.

No momento de definir qual será o texto que você irá utilizar lembre que é importante que ele seja menos técnico e mais comercial, com termos que o cliente geralmente vá pesquisar no campo de busca. Além disso, a escolha das palavras-chave corretas contribui para o posicionamento em sites de busca, como o Google. Essa dica é válida inclusive para as descrições que você prepara para o seu próprio site.

Imagens:

É essencial apresentar fotos em alta qualidade, que permitam ao usuário identificar todos os detalhes do produto, geralmente a resolução solicitada é de 350 pixels. Faça várias tomadas do mesmo item, com cores diferentes. Quanto mais detalhes forem expostos, maior a chance do cliente fechar a compra. Se sua imagem tiver mais do que 1000 pixels o consumidor já consegue utilizar a ferramenta de zoom.

Seja um seller próximo ao seu Marketplace:

Cada modelo de Marketplace tem regras específicas sobre o posicionamento dos produtos dos sellers. É importante identificar os critérios adotados por ele, para isso, se mantenha próximo ao gerente de sua conta e fique atento as novidades. As ações promovidas por seu Marketplace como, Black Friday e Cyber Monday também são excelentes oportunidades para aumentar suas vendas.
Se você utilizar um integrador, é possível facilitar o processo de sincronização para que suas alterações reflitam mais rapidamente no Marketplace. Você consegue isso através da aplicação de regras de preço.

Qual o seu diferencial:

Não basta apenas estar no Marketplace, para conseguir resultados expressivos é preciso planejamento e monitoramento da concorrência. Assim, será possível aproveitar oportunidades e oferecer condições diferenciadas ao seu cliente, como por exemplo, ações de frete grátis para algumas regiões ou para itens específicos.

Automatize a gestão do Marketplace:

Ao entrar em um Marketplace o gestor do e-commerce dobra os seus desafios. Já tem todos os processos diários de sua loja virtual e agora precisa administrar um novo canal.

Mas você vai deixar de investir em um Marketplace por isso?

Claro que não, essa é uma excelente oportunidade de potencializar suas receitas e já existem soluções no mercado para te ajudar. Hoje é possível administrar estoque, precificação e outras informações importantes por meio de um único dashboard, através de integradores, que permitem também a gestão de diferentes Marketplaces em um só ambiente. Estas ferramentas, lhe permite configurar quais produtos enviar para cada Marketplace e a que preço, bem como receber todos os pedidos diretamente no seu sistema, sem afetar o fluxo operacional da loja.

O Marketplace é uma excelente oportunidade para otimizar suas vendas, mas é preciso planejamento e cuidado na gestão de todo o processo. Seguindo essas recomendações, as chances de sucesso serão ainda maiores.