5 ações para um líder promover o sucesso da empresa durante o Covid-19

por Larissa Lotufo Segunda-feira, 11 de maio de 2020   Tempo de leitura: 12 minutos

O novo coronavírus (Covid-19), originário da região de Wuhan, na China, surgiu em dezembro de 2019 e se espalhou por 177 países ao redor do mundo nos primeiros meses de 2020 de maneira assustadoramente rápida, apresentando um triste saldo de mais de 120 mil mortes em todo o globo e mais de 1 milhão de pessoas infectadas.

A situação de pandemia que resultou do surto de coronavírus pegou todos de surpresa. Inclusive os órgãos internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) que admitiu erro na classificação da doença ao considerá-la como de risco moderado no início da crise, logo mudando seu posicionamento, alterando o status para risco alto e anunciando a situação de pandemia em todo o mundo.

Se até mesmo grandes instituições, acostumadas a lidar com situações difíceis, como a OMS, apresentaram falhas durante a gestão de informações e equipes diante da crise de Covid-19, o que dirá dos gestores e líderes de empresas?

O fato é que a crise aconteceu e permanece bastante presente no cotidiano mundial, afetando a vida de todos, seja do ponto de vista pessoal — com a decretação de quarentena de contenção ao surto de Covid-19 em todo o mundo – seja do ponto de vista econômico. Afinal, diversas instituições privadas e públicas precisaram remodelar seu modelo de trabalho e muitas vezes adiar processos para ajudar na luta contra a expansão da pandemia.

Nestes momentos de extrema crise, todo(a) e qualquer gestor(a) é testado(a) em máxima capacidade e deve mostrar destreza e muito jogo de cintura para tomar as melhores decisões. Isso porque as decisões tomadas neste contexto envolvem muito mais do que cifrões: envolve vidas, bem-estar, segurança sanitária e muita responsabilidade coletiva.

E o que temos aprendido com esta pandemia é que os países asiáticos sabem gerir muito bem o cenário de caos, revertendo a situação de “crise” para “controle” em tempo hábil e responsável.

A própria China nos trouxe diversas lições durante a crise de Covid-19, mostrando que não importa se o problema surgiu em seu território, com organização, planejamento e estratégia é possível controlar a situação e reverter o cenário, até mesmo trazendo algumas inovações inesperadas. 

Pensando neste turbilhão de situações e necessidades, separei 5 bons exemplos de ações que demonstram uma liderança responsável e eficiente durante uma situação de crise tão atípica, como a pandemia de coronavírus:

 

Crie equipes de tomadas de decisão de emergência

 

O primeiro passo é garantir a responsabilidade na tomada de decisões, isso porque cabe ao empregador garantir a segurança de seus colaboradores no ambiente de trabalho e garantir que impactos ao andamento dos processos internos será o mínimo possível. 

Isso não é feito do dia para a noite e nem de forma isolada, por isso é importante criar um comitê gestor que fique responsável pela tomada de decisão durante o período de crise. Este comitê vai ser o porta-voz da empresa, tanto para os seus funcionários, quanto para a mídia e autoridades externas (como órgãos de saúde que podem requerer informações durante a pandemia).

Mas, Larissa, minha empresa é pequena, preciso mesmo fazer isso? Sim, caro/a gestor/a. Já dizia o ditado popular “duas cabeças pensam melhor do que uma”, porém é importante pontuar que essas cabeças devem pensar em conjunto para que a coisa saia do lugar e os bons resultados apareçam.

Portanto, selecione pessoas capacitadas para lidar com o cenário. Pessoas que tenham conhecimentos específicos sobre este tipo de gestão de crise e garanta que todos estão com as informações e objetivos alinhados sempre.

 

Avalie os riscos e acione/crie mecanismos de respostas à crise

 

As médias e grandes empresas costumar ter ferramentas de avaliação de risco e definição de respostas a emergências em seu plano estratégico. Mas implementá-los é sempre um desafio que não deve ser subestimado.

Do mesmo modo, se a sua empresa não possui tais ferramentas, é necessário agir de forma rápida e inteligente, garantindo que os riscos serão avaliados e que todas as medidas de resposta serão implementadas de maneira transparente e estratégica, tanto para o negócio, quanto para o bem-estar de todos.

As empresas chinesas fizeram isso muito bem quando o país decretou a quarentena. Rapidamente os/as empresários alteraram os procedimentos de higienização dos ambientes para garantir a segurança dos funcionários que não podiam realizar suas atividades no modelo home office. E para aqueles que podiam executar suas tarefas de forma remota, o modelo foi adotado de maneira ágil e bastante coordenada.

Interessante notar também, o quão importante é a comunicação fluida, clara e transparente entre as autoridades públicas e os empresários/as nestes momentos atípicos: enquanto países como Canadá, Áustria, China e Coreia do Sul mostraram-se preparados para trabalhar em conjunto com  iniciativa privada durante a crise e tornar o plano bastante unificado na contenção do vírus, outros países não mostraram tão bons exemplos, como se pôde observar na Itália, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra e Brasil.

 

Estabeleça mecanismos de comunicação e troca de documentação ativos, padronizados e seguros para os colaboradores, clientes e terceiros

 

É essencial garantir que a comunicação não vai falhar durante uma situação de crise, pois isso evita pânico, atrasos desnecessários e desencontro de informações. 

E essa comunicação deve ser fluida tanto internamente — entre gestores e colaboradores — quanto externamente, entre a empresa e fornecedores, e a empresa e autoridades. 

E neste cenário de crise não é preciso entrar em desespero, mesmo países menos desenvolvidos do ponto de vista tecnológico, como o Brasil, conseguem suportar a mudança de trabalho das equipes do espaço físico para o trabalho remoto.

Têm sido até interessante notar como a crise de Covid-19 têm acelerado a transformação digital em diversas empresas e aberta a mente de muitos empreendedores/as para as possibilidades do ambiente digital. 

Isso cria um cenário de oportunidade em meio ao problema e quem está sabendo aproveitar isto com certeza vai sair da pandemia fortalecido.

 

Adapte a comunicação e o marketing da empresa

 

Durante o webinar “Como o varejo na China operou na quarentena: casos práticos e soluções”, Gianvito D’Gonghia apontou exemplos de empresas chinesas que remodelaram toda a sua comunicação com o público durante a pandemia.

Ao apostar na pessoalidade dos funcionários, demonstração dos esforços que os colaboradores estavam fazendo para garantir o funcionamento do comércio virtual e promoção do bem-estar social e responsabilidade coletiva, as empresas chinesas colheram ótimo resultados junto aos clientes.

De acordo com Gianvito, após o cenário crítico da quarentena na China, marcas que apostaram nesses pilares de comunicação durante a crise observaram um aumento nas vendas após o pico da quarentena. A justificativa dos consumidores foi o: “apoiar as marcas que apoiaram os chineses”.

É uma estratégia muito inteligente e que pode ser adotada rapidamente por qualquer empresa, tendo em vista as várias ferramentas de comunicação disponíveis no atual mundo digital. Plataformas como Instagram, YouTube, Zoom, entre outras têm feito muito sucesso durante a pandemia. Afinal, são acessíveis para o público, práticas no manuseio e demandam baixos investimentos neste novo modelo “gente como a gente” que se popularizou.

No Brasil, players que têm aproveitado muito bem desta estratégia são os marketplaces. Ao fazer parcerias com cantores populares do país — as famosas lives —, os marketplaces associaram suas marcas às ações de solidariedade no momento de crise e ainda distribuíram cupons de desconto para garantir o fluxo de vendas.

 

Cuide da saúde física e mental de seus colaboradores

 

Um dos lemas do empresário Jorge Paulo Lemann é que as empresas são feitas de pessoas. E neste momento de incertezas e insegurança, cabe também aos empregadores garantir o bem-estar das pessoas que estão consigo.

É mais importante garantir que os seus colaboradores estão seguros do ponto de vista da saúde e que estão recebendo o suporte necessário da organização para lidar com a crise.

Isso porque pessoas que acreditam na empresa em que trabalham, que veem no seu emprego um local de inspiração e não de obrigação, apresentam resultados muito superiores aos indivíduos insatisfeitos.

Portanto, garantir que a saúde dos seus colaboradores está sendo protegida — e que trabalhar de forma remota não significa que o trabalho em equipe e a parceria entre empregador e empregado acabou, já que não se tem mais o contato físico — é essencial para garantir a saúde e bem-estar da sua empresa.

Parece “conversa para boi dormir”, mas ter responsabilidade social e coletiva no século 21 é mais do que uma estratégia interessante. É uma garantia de sobrevivência do seu modelo de negócio em meio à transformação digital. 

Portanto, mostre que a sua empresa é mais do que uma multiplicadora de ativos durante a crise de Covid-19 e fortaleça a cultura interna da organização. Isso vai fortalecer as relações entre líderes e equipes, melhorando a produtividade.

Grandes líderes políticas têm mostrado como isso surte resultados em todo o mundo, a exemplo da primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Arden. Ela têm dado um show de humanidade e responsabilidade social em sua gestão durante a pandemia. 

Ao tomar decisões de maneira inteligente, solidária e transparente, Arden mostra que é possível que os líderes se aproximem do público por meio de mensagens simples, estratégias eficazes e o quanto isso repercute de forma preventiva em situações de crise.

Adaptando essas 5 ações às necessidades e possibilidades de sua empresa é possível passar pela crise de maneira sólida e sem grandes repercussões. Lembre-se de que existe a possibilidade de a sua empresa encontrar oportunidade em meio à pandemia. Seja do ponto de vista do marketing, da digitalização dos processos ou fortalecimento das equipes.

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