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Como construir uma cultura de SEO no seu e-commerce

Por: Lucas Maranho

Fundador e CEO da liveSEO

Fundador da liveSEO, agência com foco em SEO que atende e já atendeu e-commerces no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Israel, Paraguai e Polônia, desenvolvendo o SEO técnico e de conteúdo com foco em resultados orgânicos. Atualmente, a marca já executou mais de 300 projetos de SEO e se destaca entre as principais agências de SEO do Brasil.

Presente em nossa rotina desde 1998, o SEO passa a tomar cada vez mais relevância nos últimos anos.

O porquê nunca ficou tão claro quanto em 2020, quando nos encontramos em um cenário de necessidade de recursos tecnológicos para qualquer tipo de ação: comer, estudar, trabalhar, se relacionar e, principalmente, para continuar estabilizado no setor de vendas.

Apenas o básico para vender não era mais suficiente. Com concorrentes e diversos fatores se introduzindo na web, era preciso destaque e diversos benefícios. E, desde então, o e-commerce não parou de crescer. No ano de 2021 houve um comparativo de crescimento de 31% com 2020. E estudos realizados em dezembro desse ano já indicam que o e-commerce segue crescendo, gerando uma expectativa elevada para 2022.

E nessa instigante necessidade de continuar bem estabelecido no mercado, vários players, além de implementar o e-commerce, introduziram estratégias que pudessem alavancar a visibilidade da empresa.

São múltiplos os benefícios do SEO, e ter um conhecimento básico de como ele será executado no seu negócio é muito importante. A instrução e o conhecimento permitem que tanto a frente da empresa quanto os colaboradores estejam cientes de todos os processos do SEO.

Você pode construir uma cultura de SEO com:

  • Um ou mais profissionais qualificados que servem como intermediários para a formação de toda a empresa;
  • Acompanhamento dos processos e entendendo de onde vem os resultados a longo prazo;
  • Investimento significativo não só financeiro, como também em energia, pois o SEO é um trabalho executado de forma perene e homeopática;
  • Trabalho cooperativo em prol de resultados.

Além de trazer esse conteúdo de forma objetiva, optamos por discorrer e explicar como e quem fará com que essa cultura possa ser implementada da forma mais eficaz em sua empresa!

Como funcionam os resultados com ações de SEO

A construção da cultura do SEO começa por aqui. Acredito ser válido ressaltar que os resultados do SEO vêm a longo prazo, e esse é um dos principais pontos a serem enfatizados hoje.

Atualmente, a sociedade opta pelo consumo de conteúdos e estratégias rápidas, de fácil consumo e resultados instantâneos que alcançam um pico de excelência em um lapso de tempo muito curto, mas que muitas vezes não são constantes.

Ainda mais quando há um grande investimento na estratégia, há um certo receio quando o processo se estende muito, saindo do tempo limite acordado.

Por isso, um dos alicerces que mais influenciam em todo o processo é a paciência, já que tudo é feito organicamente. Para trabalhar de forma assertiva, muitas coisas precisam ser alinhadas para encontrar quais técnicas funcionam no seu e-commerce, em especial.

Quem fará parte dessa construção e por quê?

A contratação de um profissional de SEO ou uma agência especializada é essencial, pois serão os principais encarregados no processo de aplicar a cultura do SEO na empresa. Como se fosse uma extensão da equipe: capaz de proporcionar todas as informações; fazer com que todos dominem a ferramenta e, através da prática, sejam capazes de entender as terminologias e os resultados obtidos através do SEO.

Mas como o SEO tende a mudar constantemente, a atualização de toda a empresa de forma ocasional é muito importante.

Quando há sinergia e um cumprimento nos processos, estudo constante e a ciência do que é feito dentro da empresa em prol do crescimento da mesma, não há dúvidas de que haverá um destaque quando comparada a seus concorrentes.

A cultura organizacional é muito benéfica. É muito mais admissível instruir desde um começo todas as etapas de um novo conceito, pois além de poder entender e confiar no profissional ou agência que executam tais serviços, a empresa como um todo faz parte dos frutos gerados.