Logo E-Commerce Brasil

Brasil é o quarto mercado mundial de mobilidade

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Nesta semana, a GSMA Association divulgou, na 14ª edição do Futurecom,no Rio de Janeiro, a primeira edição do Brazil Mobile Observatory. O estudo foi realizado para detalhar o crescimento da tecnologia móvel no país, além de mapear os serviços oferecidos hoje aos usuários brasileiros.

De acordo com a pesquisa, o Brasil é hoje o quarto maior mercado móvel do mundo, com mais de 260 milhões de conexões móveis ativas, sendo 60 milhões em banda larga móvel. Se mantiver as atuais taxas de crescimento, o país chegará a 2014 com 135 milhões de conexões em banda larga móvel.

Esse crescimento será possível com a oferta de novas tecnologias e serviços, como NFC, saúde móvel, educação móvel e comércio móvel. “O Brasil representa hoje uma oportunidade real para que as tecnologias móveis entreguem mais benefícios socioeconômicos ao país”, disse o CEO da GSMA, Franco Bernabè.

O levantamento apontou que, com a massificação do uso de tablets e smartphones no país, o tráfego por usuário deverá crescer 83% ao ano entre 2008 e 2020, com previsão de um parque de 75 milhões de smartphones em operação em 2016. Na mesma medida, a demanda por banda larga móvel deverá crescer 19 vezes entre 2011 e 2016.

Além disso, a realização da Copa do Mundo em 2014 e das Olimpíadas em 2016 serão grandes incentivadores no crescimento da demanda. A Copa do Mundo deve gerar cerca de 1 milhão de conexões em roaming, gerando, durante dois meses, um tráfego 300 vezes maior que o normal.

Por sua vez, as Olimpíadas de Londres, segundo o estudo da GSMA, geraram um tráfego equivalente a 60 GB por segundo durante sua realização, e esse volume deve crescer consideravelmente nos próximos quatro anos.

Com informações de Convergência Digital