Logo E-Commerce Brasil

O boom do mercado hoteleiro: não perca estes hóspedes!

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O segmento hoteleiro tem crescido significativamente no mercado online. Nos quatro primeiros meses deste ano, a sub-categoria de “Hotéis e Acomodações” foi responsável por 60% das buscas da categoria Viagens.

Como podemos verificar na imagem abaixo, é a subcategoria com maior volume de buscas, porém com grande potencial a ser explorado, já que em torno de 40% das buscas da categoria ainda não exibe nenhum anúncio. E, para as demais, a média de anúncios por busca é apenas 4.5, contra quase 7 da sub-categoria de “Passagens Aéreas”.

Preparamos abaixo algumas dicas para você aproveitar o boom deste segmento:

1. O volume de buscas cresce: não perca estes hóspedes!

O volume de buscas por hotéis no primeiro trimestre deste ano foi 37% maior do que no mesmo período do ano passado. Considere aumentar o investimento no segmento para capturar estes novos hospédes!

2. Prepare lances agressivos para este segmento

O CPC médio do segmento cresceu 59% deste ano, passando de R$ 0,42 no primeiro trimestre de 2010 para R$ 0,67 no primeiro trimestre deste ano, como podemos ver no gráfico abaixo. Considere lances agressivos para atuar de maneira competitiva e relevante neste segmento.

3. A cobertura não aumenta no mesmo ritmo que a profundidade.

O gráfico abaixo mostra que, historicamente, a cobertura do segmento não teve grande crescimento, ficando entre 50% e 60% (ou seja, 60% das buscas feitas na categoria exibem pelo menos um anúncio). Por outro lado, a profundidade tem crescido a um ritmo mais acelerado, ou seja, as buscas exibem um número cada vez maior de anúncios.

O que isso significa?

Existe uma cauda longa a ser explorada! O mercado é altamente competitivo para um número restrito de palavras, porém existe um universo de buscas feitas por viajantes que ainda não são exploradas pelos anunciantes. Aproveite esta oportunidade para expandir sua lista de palavras e aparecer para buscas ainda pouco competitivas, com mais visibilidade e menor custo.

Aproveite estas dicas para revisar suas campanhas neste segmento, e não perca estes hóspedes!
Autor: Tatiana Capitanio, Analista de Indústria do Google Brasil. Publicado originalmente no blog Google Varejo Brasil.