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Conversion Conference – Ft Lauderdale – Parte 2

Por: Alexandre Soncini

é formado em engenharia de computadores pela FEI e pós-graduado em gestão de projetos - enfâse PMI pelo IBTA, Alexandre é diretor de vendas e marketing da VTEX, com mais de 10 anos de experiência na área de internet e comércio eletrônico, foi sócio-fundador da WX7 que foi adquirida pela VTEX. Reliza diversas palestras por todo Brasil nos principais eventos de comércio eletrônico, em 2012 palestrou em eventos na Argentina e no Chile e ministra aula em faculdades e escolas especializadas.

Primeiro dia 09/10/2012 – Período da tarde

O período da tarde, do primeiro dia, começou agitado com uma palestra sobre um tema que está entre os mais falados nos eventos que tenho participado nos EUA que é “BIG Data”. A palestra foi feita por Feras Alhlou e o tema foi “Big Data’s Perfect Storm: Actionable Customer Insights from the Cloud”. Ele começou apresentando uma informação que reforça a importância do tema de que 90% dos dados armazenados atualmente em todo o mundo foram criados nos últimos 2 anos.

Cada vez mais é necessário ter capacidade de armazenamento e velocidade de processamento, usando as melhores práticas e tecnologias disponíveis no mercado. Outro dado interessante é que a profissão de analista de dados será uma das que vai mais crescer nos próximos anos e já podemos dizer que será um dos empregos do futuro. Os dados também são multi-canais – web, busca, redes sociais, dispositivos móvies, CRM, offline, etc. – e o grande desafio é captar de forma centralizada e conseguir transformar em informação qualitativa para automatizar processos de personalização e auxiliar na tomada de decisão. Por isso, quanto antes você começar a pensar no tema, antes vai conseguir se preparar para o que vem por ai.

A segunda palestra, de Erik Peterson, foi a menos interessante até o momento. Provavelmente, pois o tema “Top Tips for Conversion Optimization” era muito chamativo e objetivo, mas o conteúdo não foi exatamente assim. Sabe aquele doce que está na vitrine e mesmo, você  sem vontade comer, pede um por ser tão bonito? Logo vem a decepção, assim que coloca ele na boca, percebe que não é tão gostoso quanto parece. A apresentação foi bem subjetiva onde foram apresentados alguns testes A/B, sua importância no aumento da conversão e consequentemente no aumento do faturamento da loja, o que todos já sabemos. Um dado interessante que foi falado é que, segundo a Forrester Research, 80% das pessoas que acessam sua loja virtual nunca mais retornam. E, que a criação de landing pages de acordo com campanhas, origem de acesso, palavra buscada, entre outros é cada vez mais comum e está mostrando ser um ótimo aliado para o aumento da conversão.

A terceira e quarta palestra foram apresentadas por Charles Nicholls, fundador da SeeWhy, com os temas “E-commerce Insights Part 1: The Path to Purchase” e “E-commerce Insights Part 2: Recovering Abandoned Shopping Carts & Web Forms” e muito conteúdo interessante. A apresentação começou com um dado sobre os principais motivos dos abandonos de carrinho. O principal motivo está nos custos elevados do frete, seguido do consumidor ainda não estar preparado para comprar, querer comparar preço em outras lojas, o preço do produto estar acima do que ele está disposto a pagar e para salvar o produto no carrinho considerando uma compra futura. Resumindo, estamos falando primeiramente de preço, por algum motivo os valores incentivam o abandono, e tempo, o consumidor tem um desejo mas ainda não se sente preparado para comprar.

A segunda parte começou agitada e outro dado interessante que foi apresentado é que as taxas de conversão são mais altas para os acessos diretos, acessos por email e acessos das redes sociais respectivamente e outras origens de acesso – links externos, buscadores, displays, SEM, etc. – tem taxas inferiores. Isso mostra que o consumidor que já conhece a loja – acesso direto ou por email – ou que conhece alguém que conhece a loja – redes sociais – são mais propensos a comprar que outros.

A média de abandono de carrinho apresentado pela SeeWhy está em 72% e o uso de remarketing para recuperar esses abandonos faz com que 26% dos consumidores retornem e comprem, enquanto sem o uso do remarketing somente 8% retornam para finalizar a compra. Uma pesquisa mostrou também que fazer o primeiro disparo de remarketing imediatamente após identificar o abandono é muito eficaz. Já o segundo disparo é mais eficaz se enviado 23 horas depois comparado com o envio 1 hora após o abandono. Sendo que, os tempos de disparo não são os únicos segredos para uma campanha de remarketing de resultados, o assunto do email e seu conteúdo também são muito importantes.

Por hoje é isso ai! Amanhã voltamos com o compilado do segundo dia de evento.